terça-feira, 24 de abril de 2012

Os games na vida dos jovens


Conforme disse em um dos artigos, escrevo este para falar um pouco sobre os chamados “Games”, que são os jogos eletrônicos que tanto atraem nossos jovens e até mesmo adultos em nossos dias.

Primeiramente alguns podem até dizer que os chamados games são coisas de não cristãos e que podem causar males às mentes dos jovens.

Porém estão tão certos quanto errados, pois tais coisas dependerá de que games a pessoa se refere.

Um game violento é algo sempre ruim para os jovens?

Se formos partir deste ponto de vista, a própria bíblia seria algo ruim, pois esta também retrata a violência e contêm muitas passagens que revelam várias histórias e acontecimentos, tanto violentos, como moralmente reprováveis. Entretanto a bíblia utiliza tais passagens para nos ensinar uma lição e aí é que está o ponto!

O que um determinado game nos ensina? Varia de obra para obra, assim como a música, os filmes e tudo mais que temos em nosso mundo. Os jogos podem ser bastante educativos e ajudar na coordenação motora e desenvolvimento da rapidez de raciocínio, além do desenvolvimento social e moral, tudo dependerá do que o game jogado propõe a tratar.

Como exemplo temos um jogo chamado “Age of empires” que é um jogo de estratégia que permite a pessoa jogar tanto sozinho no computador como com outras pessoas através da internet. O jogo trata da construção de civilizações, de uma estrutura econômica, militar e até política que permita ao jogador dominar um império. Além da parte de estratégia, então, obviamente, temos também guerra neste jogo, com espada, flechas e até artefatos bélicos mais arrojados.

Este seria um jogo ruim? Ora se fôssemos pensar assim então o que o rei Davi fez em boa parte de sua vida teria sido algo ruim, mas não é isto que a bíblia nos mostra.

Então devemos dirigir nossas perguntas aos jovens sobre o que este anda fazendo neste jogo! Isto mesmo! Não estou apenas insinuando mas afirmando que os pais devem tomar parte nos games que seus filhos andam jogando, para que assim possam ter uma firme idéia se tal game é bom ou não para seus filhos, ou se é no mínimo tolerável.

O importante é não deixar que um game substitua uma parte da vida do jovem, ou seja, não devemos permitir que um jovem deixe de amarrar as chuteiras para jogar futebol com os amigos em prol de jogar um jogo de futebol no vídeo game. Ou de uma jovem deixar de receber as amigas, para se dedicar a um jogo que simule a vida real em um computador.

Enquanto o jogo estiver sendo utilizado como um meio de entretenimento, desde que os ensinamentos contidos nele não coloque em risco os ensinamentos cristãos, nem tome o lugar de algo real na vida do jovem o jogo só vem a contribuir.

Como tudo em nosso mundo, existem obras boas e obras ruins e os games não representam uma exceção. Existe um jogo chamado GTA que é uma sigla de “Grand Theft Auto” que é um jogo que simula a vida de bandidos. Este é um exemplo de jogo moralmente incorreto e que oferece os perigos citados anteriormente.

Este jogo representa a simulação de uma vida, onde o jovem se introduz nessa realidade virtual e passa a atuar no game como o próprio bandido, fazendo coisas de bandido e defendendo a vida de bandido. Muitos jovens abdicam da realidade para se dedicarem à realidade de um jogo por achar este mais interessante, ou por encontrarem um passatempo, ou simplesmente por admiração, assim como fazem na música, teatro ou pintura, porém o ponto fundamental que definirá se isto será bom ou não para o caráter do jovem dependerá do tipo de obra que este jovem procurará para si.

Não há problema em por exemplo um jovem se dedicar ao mundo dos games, desde que, assim como aqueles que se dedicam aos filmes, aos desenhos animados ou histórias em quadrinhos saibam escolher bem as obras e serem fiéis aos bons ensinamentos que adquiriram. Muitos jovens se tornam os chamados Gamers, que são os que se dedicam ao mundo dos games e podem tornar isto até uma profissão, quer seja como analista, projetista ou simplesmente um comentarista, como tantos que existem hoje na internet. Porém vale ressaltar que são realmente poucos os que conseguem transformar isto em uma profissão ao invés de jogatinas diárias e solitárias.

O que nossos jovens andam fazendo nos chamados Games de RPG? Onde através da internet criam toda uma realidade que imita a vida real, repleta de aventuras, batalhas, estratégias sociais e políticas? Nossos jovens andam PKlizando (pekalizando), ou seja, matando virtualmente outros jogadores? Dando KS (kaesse), ou seja, roubando a caça de outras pessoas? Massacrando os Noobs (nubs), ou seja os novatos que não tem muita habilidade ainda com o jogo? Ou estão procurando ajudar outros jogadores a fim de formar uma comunidade com regras e bom comportamento (clãs ou guilds)? Porque um bom cristão pode até jogar um MMORPG (Massive Multiplayer Online RPG) mas será que este cristão está aplicando aquilo que aprendeu na vida real também no mundo virtual?

Porque os MMORPG são jogos onde vários jogadores de todo mundo se reúnem em um mundo virtual e criam relações entre si, seguindo uma história imposta pelo jogo. Porém boa parte das ações dentro deste jogo é o jogador quem fará e o rumo de sua história e fama entre os demais jogadores é também este jogador quem decidirá.

Os 10 mandamentos de Deus também servem como manual para os gamers, claro que Deus não julgará as ações dentro de um jogo da mesma maneira como julga as ações na vida real. Porém se um jogador decide matar outro personagem virtual, por ter raiva do mesmo, será algo diferente de lutarem entre si pela conquista de um território, portanto vale lembrar que Deus olha as coisas do coração e também nosso pensamento.

Se por outro lado o personagem criado pelo gamer é de boa fama. Se tal personagem significa algo honesto que procura ajudar aos demais, então o jovem estará em um bom caminho.

Quantos jovens cristãos tem coragem de pronunciar o nome de Jesus dentro de um game online? Todos aqueles outros jovens a procura de belas histórias e emoções épicas não seriam um perfeito pública para a bíblia sagrada e suas histórias incomparáveis? Por que então o gamer cristão não procura também fazer no mundo virtual aquilo que faz no mundo real? Veja a poderosa ferramenta de evangelização que nossos jovens tem nas mãos e que alcança o mundo inteiro, que no entanto geralmente é utilizada apenas pelo inimigo.

“O desafio não está na tecnologia, mas sim no uso que faremos dela”. Drucker

Portanto digo que o desafio não está no jogo, mas sim no uso que faremos dele!

Os pais portanto não devem se isentar de serem os que escolherão os jogos de seus filhos mais jovens e também aqueles que acompanharão o gosto do jovem que adquire seus próprios jogos. Feliz e mais tranqüilo é aquele pai que joga com seus filhos e tem personagens criados no mesmo servidor (mundo virtual) que seus filhos e acompanha também sua vida virtual e compartilha de suas batalhas.

Sim caros amigos é cada vez maior o número de pais que aderem aos jogos online dos filhos e acompanham suas ações e seu desenvolvimento. Entretanto este é digamos um luxo a que poucos pais podem se dar devido à escassez de tempo, mas isto não o impede de pelo menos se sentar por alguns minutos ou uma hora e acompanhar seu filho em sua jogatina, conversando e orientando-o. Muitos jovens hoje se sentem animados em compartilhar suas experiências em um determinado jogo com os pais, mas não o fazem temendo um preconceito e uma possível bronca por determinadas características do jogo que julgam que seus pais não aprovarão.

Os pais portanto devem estar um passo a frente e buscar em fontes primárias, não opiniões de terceiros, sobre o conteúdo dos jogos a que seus filhos se dedicam. Em caso de encontrar algo perigoso deverá se aproximar do jovem e convencê-lo a deixar determinado jogo o que nem sempre é uma tarefa fácil. Comprar outros jogos de bom conteúdo e deixar à disposição do jovem é uma boa maneira de tirar aquele joguinho prejudicial. É a lei do “dar algo melhor em troca”. Um jogo que tenha apoio dos pais poderá parecer mais apetitoso no final das contas do que aquele antigo jogo desaprovado. Mas nisto até os pais terão que se informar mais a fim de não oferecerem algo de péssima qualidade ou desinteressante.

Proibir na infância é necessário, porém em se tratando de um jovem, isto se torna mais difícil, porque uma proibição apenas significará um empecilho na maioria das vezes, porque boa parte destes jovens procurarão aquele jogo em Lans Houses ou casa de amigos, longe das vistas dos pais.

Portanto não há outro jeito, os pais devem se informar sobre os jogos que andam fazendo a cabeça dos jovens e estar sempre pontos a dar um passo à frente, necessário para proteger seus jovens dos perigos de alguns jogos que podemos chamar de imorais.

(Sr. Adventista)

19 comentários:

  1. Gostaria de saber se estou pecando ao jogar games como street fighter v, need for speed?
    jogo somente por lazer nos domingos, jogo cerca de 1h a 2h no máximo.

    Estou pecando ao fazer isso, vi no espírito de profecia que Deus não aprova nei mesmo jogo de DAMA!! Alguns diz que texto é mau interpretado?

    li muitos artigos alguns dizem q não tem problema, alguns dizem q é pecado!!

    Cada um da sua opinião própria, queria saber se estou cometendo um pecado grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, irmão JON LUY, vou fazer algumas perguntas que ajudará o irmão a se situar no problema que envolve jogos, livros, filmes ou qualquer outra forma de entretenimento:

      Pense consigo: nos jogos temos os mocinhos e os bandidos, nestes jogos, qual o irmão, ou o protagonista do jogo interpreta?

      A segunda pergunta que o ajudará a verificar o jogo é: Este jogo te leva a fazer coisas que o irmão não faria na vida real?

      Terceira pergunta: Você tem que pausar o jogo para verificar se tem alguém passando, ou pular alguma parte que se seus pais vissem provavelmente iriam "pirar"?

      Estes são os três pontos de corte.


      QUANTO À RECOMENDAÇÃO DE ELLEN WHITE

      O que Ellen White viu na questão da Damas e do Xadrez, quando colocamos na condição dos jogos eletrônicos, seria aquilo que comumente observamos nos tempos das máquinas de vídeo game dos fliperamas. Onde os jovens sentiam tal entusiasmo que os levavam a se dedicar de forma não saudável a estes jogos. E também nos tempos das Lan Houses com os jogos multiplayers. Ellen White havia previsto este efeito já nos jogo de damas e outros que eram praticados de forma semelhante como vemos hoje em bares de amigos, onde se jogam dominó, truco e também o jogo de damas. Naqueles locais, nos tempos de Ellen White, já começava-se um convite a danças, que deram origem ao que vemos nos bailes dos dia e nos locais deste jogos, também se podiam fazer apostas.

      Esta é a primeira situação!

      A segunda é que em países, especialmente asiáticos, alguns indivíduos chegam a dedicar-se profissionalmente à jogos de tabuleiros, empreitando toda sua vida e carreira nisto. Isto se estende a outros países em jogos como o de xadrez. De forma semelhante, hoje, jovens e adultos se dedicam à questão dos games, os chamados "Gamers". Muitos sacrificam boa parte de sua vida pessoal nesta dedicação aos jogos.

      Uma terceira, é de jovens que usam os jogos como uma fuga de uma vida solitária ou de problemas com a família, ou para aliviar problemas relacionados a convívio social e relacionamento.

      Uma quarta situação é o dos jovens que tem console em casa e usam como forma de divertimento.

      Assim, o perigo relacionado aos jogos é mais amplo do que podemos supor e nem todos estão preparados a se dedicarem ao jogo de forma saudável e que seria a quarta opção que é esta proposta pelo irmão.

      Agora há jogos que tendem a produzir as influências condenada nos livros de Ellen White e há jogos que não produzem. Nisto, está relacionado tanto o ambiente em que jogamos como o conteúdo das obras em si.

      Devemos, procurar, por exemplo, jogos que não tragam as influências prejudiciais mencionadas. Que mantenham um espírito calmo, sereno e que não nos leve, por exemplo, a gritar com nossos pais, quando pedirem para desligar, como fazem alguns jogos, devido à tensão que se adquire quando se joga determinados jogos.

      Portanto a questão de Ellen White é de COMPORTAMENTO, irmão, segundo a influência que os jogos exercem na vida do jovem.

      Neste quesito os jogos tem bastante influência em nosso comportamento, alguns podem levar à descontração, outros à tensão. Alguns nos trazem boas sensações, mas há alguns jogos que, segundo relatos, tem capacidade de fazer jovens até vomitarem.

      E quando vemos que o trabalho do Espírito Santo é nos levar a desenvolver um espírito calmo e tranquilo, percebemos a dificuldade que é achar um jogo que realmente faça bem ao cristão, bem como um filme ou uma série.

      Nesta questão entra a recomendação:

      "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." 1 Coríntios 10:23

      Assim, não convém dedicarmos tempo a coisas que não edificam. Ainda que não sejamos proibidas.

      Se jogamos games como estes que o irmão propôs (caso passem nos três pontos iniciais que lhe indiquei e as demais coisas que coloquei no artigo desta página), servirão apenas de entretenimento e passatempo. Complemente com a interação com amigos e familiares, tornando a oportunidade mais produtiva.

      Um abraço.

      Excluir
  2. Olá Sr Adventista, obrigado pelo conselho mas ainda tenho dúvida se poderia jogar esses jogos que propus, eu quero joga mas pela opção que vc coloco

    "Uma terceira, é de jovens que usam os jogos como uma fuga de uma vida solitária ou de problemas com a família, ou para aliviar problemas relacionados a convívio social e relacionamento."

    no meu caso se sinto meio solitário!!!
    não jogo jogos como GTA mortal kombat, que são muito violentos, jogo jogos sem compromisso!!!

    Antes de conhecer a IASD eu tocava guitarra, amava tocar mas depois que entrei na igreja com sermões de música e tal fizeram eu desfazer da guitarra que gostava tanto de tocar, e o illario que todas bandas da IASD usa guitarra inclusive Arautos do Rei, por isso minha dúvida se estarei pecando a jogar, ou não tem nada haver!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, irmão JON LUY, a guitarra é um instrumento musical que se tocado da forma correta pode produzir músicas boas como qualquer outro instrumento. Assim, o problema não é o instrumento, digamos assim, mas quem está atrás do instrumento. O ser humano pode produzir musicas cristãs e não cristãs. E há vários tipos de guitarra e sonoridade que se pode produzir, procure no youtube e em sites adventistas por dicas de músicas e orientação acerca de como tocar músicas cristãs nos vários tipos de ambiente, dentro do culto, fora do culto.

    Quanto ao jogo, dei aquele conselho de jogar em família e com amigos, porque isto ajudará o irmão a matar todos os coelhos com uma cajadada só.

    Obviamente o irmão terá que escolher jogos que se adeqüem ao estilo familiar a fim de jogar com seus parentes. Isto ajudará o irmão a ter também um tempo a mais de interação com sua família.

    Ao jogar com os amigos, o irmão terá uma gama de jogos mais divertidos e menos imersivos (aqueles que te prendem por um longo tempo na frente da tv, de forma solitária).

    Quando se joga com os amigos a tendência é que um ou outro se canse mais rápido. Neste caso todos devem deixar o aparelho e procurar uma outra atividade que volte a entreter todo o mundo, de preferência ao ar livre.

    Sempre combine o jogo com uma posterior saída para o jardim da casa, ou para um outro lugar.

    Quanto ao jogo, dei as dicas, não posso dizer que pode jogar este ou aquele, mas com as dicas o irmão saberá o que avaliar, na hora de escolher um jogo. Mortal Kombate e GTA sabemos que nem pensar, Street Fight deixo para que o irmão decida. Quanto ao Need For Speed, nas versões mais modernas, tem aquelas objeções que lhe mencionei, então o irmão precisa avaliar para ver se realmente compensa jogar, ou se há outro jogo que possa substitui-lo.

    Quanto ao jogar, ou deixar de jogar em si, é uma questão do crescimento pessoal. Jogo é também um investimento de tempo. Investimos tempo em aprender, em socializar, em trabalhar, sempre esperando ter um retorno. Assim também é o entretenimento, onde se espera que retorne coisas boas.

    Se Ellen White estivesse viva hoje, creio que não recomendaria o uso do vídeo game em vista dos riscos diante nossa incapacidade de saber escolher, de fato, boas obras e também as minúcias dos problemas visíveis e não visíveis envolvendo os jogos, coisas que muitas vezes não percebemos. Mas Deus nos criou livres e cada um tem sua decisão pessoal a tomar segundo o propósito de Deus para a vida de cada um.

    (...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso, irmão, a quase uma década, decidi não mais assistir TV. Pra uns pode ser o video game, para outros pode ser a TV, para outros pode ser uma outra forma de entretenimento que irá trazer problemas para a vida de uma pessoa.

      O que então recomendo ao irmão é que, pelo menos, se perceber que o video game está trazendo alguns dos prejuízos que lhe mencionei, ou outro tipo de problema, que o irmão não saiba lidar, melhor é deixar o video game de lado.

      Isto também vale para a guitarra. Quando nos acostumamos em algum tempo, a ouvir e a tocar musicas que vai contra princípios cristãos, mesmo quando não estamos a tocar mais este tipo de música, nos lembramos das músicas e dos ritmos que antes ouvíamos e tocávamos. Alguns tem problemas com isto e outros não, assim, o melhor caminho e seguir o plano que Deus tem para nossa vida.

      Deus conhece cada um e sabe de antemão aquilo que poderá trazer ou não prejuízos ao nosso bem estar. Comece então selecionando os jogos e procure se atentar às dicas que lhe passei, de não se isolar diante do aparelho, que é o mais importante.

      Nos momentos de dúvida, pense no propósito que Deus tem para a vida do irmão, se Deus decidir fazer uso de suas habilidades para com a música e a guitarra, este tempo chegará. Se o propósito for outro, ele lhe dará algo ainda melhor e que irá lhe satisfazer no seu íntimo. Deus tem um plano para a vida de cada pessoa e é sempre um plano melhor do que aquilo que planejamos.

      O que não podemos e creio que o irmão tem aprendido de Deus é que não podemos deixar coisa alguma nos atrapalhar, quer seja TV, video game ou qualquer outra coisa, que creio ter sido também o maior motivo das preocupações de Ellen White quando tratou do xadrez e das damas em relação à juventude no contexto em que estes jogos eram usados em sua época. De minha perspectiva, vejo claramente a mesma imagem dos antigos fliperamas e a febre dos antigos aparelhos de video game nas casas de jogos e que trouxeram realmente problemas para a vida dos próprios jovens além de muitas preocupações para os pais.

      Um abraço.

      Excluir
  4. Obrigado pela ajuda!!! Deu para entender melhor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um abraço, irmão, que Deus lhe abençoe e lhe guie, procure sempre aquilo que lhe faz bem, para o corpo, para a mente, para a espiritualidade. Que Deus lhe proteja.

      Um abraço.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Sr. adventista quero lhe perguntar uma coisa sobre desenhos!!

    É errado assistir desenhos como homem aranha e as aventuras de tin tin, tem desenhos que tem muita coisa satânica, não sei se é caso desses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, irmão Jon Luy, quando entendemos o conflito entre o bem e o mal, percebemos que satanás não é alguém com chifre, rabo, que faz sinal de chifres com as mãos.

      O inimigo é astuto e seu objetivo é nos afastar da pessoa de Jesus.

      As chamadas "creepy pastas", teorias em cima de desenhos filmes e outras formas de entretenimento são histórias inventadas. Fazem parte da modalidade de teorias da conspiração.

      Outro ponto é que por exemplo, nos desenhos de forma comum vemos bruxas e bruxos. Alguns mostram até diabinhos, e os que assistem não se incomodam por causa disto.

      O que vemos mais nestes desenhos são detalhes provindos de nossa cultura, e das associações que criamos entre sinais e objetos com o satanismo. Alguns tem algum fundo de verdade, mas a maioria, nem tanto.

      Satanás, por exemplo não está muito preocupado em nos levar a fazer algum sinal, mas sim usar meios para fazer aquilo que encontramos em João 10:10, 1 Pedro 5:8.

      O que estas teorias fazem mais é banalizar a atuação de satanás, tirando a atenção dos ouvintes acerca das verdadeiras intenção do inimigo.

      Sinais, gestos e outros mais, usados em feitiçaria, bem como rituais, são apenas artifícios que em si não tem poder algum. É do poder de satanás que se origina todo o mal. Os símbolos e rituais em si não tem poder nenhum.

      Devemos nos afastar destas coisas, para não fazer apologia ao ocultismo, mas sabendo que em si estas coisas não tem poder algum, contra ninguém que ande em Deus (1 João 5:18).

      Enfim, não passam de bobagens que desviam o foco do verdadeiro perigo, a falta de um relacionamento com Deus e de andar segundo a Sua vontade.

      Assim, irmão, há mais satanismo, por exemplo, em deitar-se com uma prostituta, do que assistir um desenho que mostre o próprio capeta com chifre e rabo tomando uma surra de algum herói em desenho ou quadrinhos. Os efeitos na vida e na comunhão do indivíduo com Deus e na harmonia com a família, é deveras mais devastador.

      É assim que satanás trabalha, irmão.

      Tenho notícia de um anime, pouco conhecido, que faz realmente um trabalho satânico, invertendo os papéis colocando demônios como sendo ajudadores da humanidade e os anjos de Deus como egoístas e loucos.

      É nesta inversão de papéis que satanás age, difamando a Deus e tentando a todo custo afastar as pessoas Dele.

      O que os desenhos, assim como os filmes fazem é mostrar uma disputa que já sabemos que existe, que é entre o bem e o mal.

      E hoje, com tantos filmes onde ladrões se dão bem, onde há heróis que são maus, está carecendo de heróis do bem à moda antiga. E dentre estes, o maior herói que já houve junto à humanidade e este é real, é Jesus.

      He-man, Thundercats, todos estes tem no enredo, coisas que definem o mundo do mal e alguns até misturam, por exemplo, colocando um feiticeira do "bem" no enredo. O outro já coloca toda a parte de feitiçaria em uma múmia que representa o mal.

      (...)

      Excluir
    2. Porque é assim que culturalmente se retrata a disputa entre forças do bem e do mal em várias culturas de várias religiões. No que os desenho procuram usar destes detalhes e atributos a fim de despertar maior interesses nas obras.

      Assim, o que vemos em desenhos em relação ao suposto "satanismo" são coisas mais culturais do que ocultismo, de fato, digamos assim.

      Por exemplo, um herói moderno, que atraiu muitos jovens por ser extremamente cômico, mas faz piadas enquanto mata pessoas, ainda que pessoas más, divertindo-se com isto. É diferente de um superman e um he-man ou um outro personagem que várias vezes salvaram seus inimigos, ou preferiram prendê-los, cumprindo a lei antes de fazer justiça com as próprias mãos.

      E mesmos estes variam de humor, quando há necessidade de maior audiência, como um superman moderno totalmente cruel nos quadrinhos, que, então, luta do lado do mal, o total oposto do superman original.

      Nisto está o satanismo moderno, irmão, misturando o bem com o mal, confundindo a cabeça dos jovens. Transformando os antigos heróis em monstros e os monstros recém criados em heróis.

      Heróis que ao invés de fazer o mal, se sacrificam pela humanidade, que mostram sensos como compaixão pelos mais fracos, misericórdia para com os inimigos e profundo senso de defender aquilo que é bom e justo, é o que está faltando em nossa cultura atual e nas formas de entretenimento.

      E percebemos que são justamente os personagens que mais se aproximam destes exemplos, que tem sido abordados por estas teorias de creepy pasta, que não poupou nem mesmo a antiga séria do Chaves.

      E assim se constroem a maior parte das lendas, que encontramos hoje na internet, sobre desenhos e outras formas de entretenimento, não poupando nem mesmo a série dos "ursinhos carinhosos".

      Assim, irmão, o melhor é que estudemos a Bíblia, conheçamos os bastidores do bem e do mal e usemos nossa caixola, a fim de avaliar as obras ao invés de usar, como guia, estas bobagens que comumente lemos hoje na internet, escritas por pessoas que nada entendem acerca do real conflito entre o bem e o mal, mostrado na Bíblia.

      Um abraço.

      Excluir
  8. boa noite Sr. Adventista !!! Não tinha visto da linha de raciocino que vc explico, mas alguns animes prefiro não assistir como os da disney que tem pornografia subliminar, filmes eu não assisto mas pelo mesmo seguinte, todos tem pornografia, então não assisto, só documentários selecionados!!! Vi em algumas palestras adventista sobre a criação do batman disse que foi inspirado em um demônio, entre outros como super man, que quer dizer, que é o deus contra lei,!! Acho que a maioria dos filmes de Hollywood muito pesados, não taria satanás por de trás da maioria dos filmes de Hollywood?

    Agradeço pela sua resposta sobre animes, então não taria eu pecando, assistindo esses desenhos que propus, sempre fico com pé atras, gosto de de assistir animes e filmes, mas não quero pecar contra Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Jon Luy, Satanás atua nos bastidores de toda forma de entretenimento que há no mundo e que dê brechas para sua atuação. Entretanto temos que saber distinguir o que realmente é obra de satanás e o que é especulação de teóricos que inventam coisas que de fato não existem. Jovens tem hoje se pautado muito pelo que teóricos da conspiração dizem sobre este ou aquele assunto, esta ou aquela forma de entretenimento, ao invés de se pautar pela Bíblia.

      O correto, irmão é estudarmos a Bíblia a fim de alcançar discernimento a fim de, nós mesmos, conseguirmos detectar o que há de maligno e o que não há de maligno em certas obras. O que é fruto de uma tentativa de apologia ao satanismo e o que é coincidência, ou tão somente uma invenção criada por alguém que tem costume de achar, digamos assim, "pêlo em ovo".

      Por exemplo, na minha juventude diziam que Superman era uma alusão a Jesus, porque nos filmes, superman não mentia, não matava ninguém, nem mesmo os bandidos.

      Com o tempo isto mudou e transformaram o superman em uma figura maléfica. Batman por sua fez, nas primeiras edições era um homem que procurava se vingar de bandidos das maneiras mais sanguinolentas possíveis, depois se tornou em uma série de TV onde o batman o robin eram figuras politicamente corretas.

      Nos tempos modernos este personagem assumiu novamente um perfil de trevas e em um dos filmes o bandido passou até a ocupar uma cena de destaque.

      Particularmente, irmão, não assisto tv, nem filmes já faz a alguns anos. Entretanto não foi por causa de um simbolo de cabeça para baixo, ou uma palavra que aparece oculta, mas pelas coisas que vemos explicitas nestas formas de entretenimento.

      Tenho visto cristãos, inclusive irmãos de fé adventistas, apoiando teorias acerca de filmes séries e desenhos. Mostrando a título de exemplificação, um sinal estranho no medalhão de algum vampiro. Sem notar que a maldade está no próprio personagem e no próprio enredo onde você tem pessoa que matam para beber o sangue uma das outras. Enfim, a obra inteira é uma carnificina, mas o que chama a atenção dos ditos teóricos, é um gesto, ou um desenho no fundo da tela em algum trecho do filme.

      Os desenhos originais da disney, irmão, o que tem de verdade é que os desenhistas que foram contratados eram originalmente produtores de desenhos eróticos, pornográficos mesmo.

      Os desenhos originais da disney, mesmo não tendo pornografia de fato, eram produzidos para o público adulto, contendo cenas de violência e até um pouco de sensualidade, ou apologia a sensualidade. Então não é por causa de um detalhes em algum desenho, ou umas cenas em um quandro onde o desenhista resolveu pregar uma peça, colocando uma mulher nua ao fundo de uma janela em um desenho infiantil (o que de fato ocorreu).

      Nos primeiros desenhos do Mickey, o personagem bebia, fumava e paquerava a Minie que dançava em um bar, brigando na base do soco com quem estava ali dentro.

      Após alguns anos, ainda se conservava parte da violência, mostrando personagens atirando um no outro, usando dinamite par explodir o outro e fazendo maldades, em desenhos aparentemente inocentes na época, como o pernalonga, tom e jerry, papa-leguas e vários outros.

      (...)

      Excluir
    2. A cultura inteira estava errada, irmão. O que se via nos desenhos era reflexo de como era o mundo, na época. Assim, era uma questão mais cultural do que obras satânicas. Tais obras nos mostram o quanto o mundanismo estava entranhado no povo daquela época.

      As novelas dos anos 80 e algumas dos anos 90 usavam atores e atrizes que vieram da antiga TV Tupi, em um tempo onde se costumava fazer as chamadas pornochanchadas.

      Tanto os desenhos quanto as novelas e filmes passaram por uma recalchutadas, devido as regas que foram sendo criadas para a TV aberta e o cinema e que antes não tinham regulação.

      Assim, as formas de entretenimento se tornaram da forma como vemos atualmente.

      Assim, irmão, nos enganamos quando pensamos que o problema está em detalhes, ou mensagens subliminares quer verdadeiras ou não. A razão de vermos coisas "estranhas" ainda hoje nas obras dita para o publico jovem e infantil é por trazerem consigo toda esta bagagem "perniciosa" digamos assim.

      Séries de TV, pela proposta que apresentam aos jovens de um mundo perfeito, com fama, beleza, romances e que tem por trás mensagens que vão contra os verdadeiros princípios que devem ser exaltados, tem efeito mais devastador na vida dos jovens do que qualquer detalhe de mensagem subliminar.

      Então a questão é bem mais profunda e se ficarmos nos atendo somente às "teorias da especulação" vamos acabar fazendo a coisa certa, porém, sem compreender, de fato, os males que estão por trás de certas obras, ou certas franquias que são as desenvolvedoras de entretenimento, como a disney, por exemplo.

      Agora, não podemos cair na paranoia de achar que há mensagem subliminar em tudo ou crer que tudo que lemos na internet garantindo se tratar de mensagem subliminar, sejam mensagens subliminares satânicas, de fato.

      Devemos desenvolver um senso crítico próprio e isto só é possível por meio do conhecimento que adquirimos de Deus, por meio da Bíblia sagrada.

      Um abraço, irmão.

      Excluir
  9. Intendi, obrigado pelo esclarecimento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um abraço, irmão, e que papai do céu lhe abençoe.

      Felicidades!

      Excluir
  10. Gosto bastante de jogos de açao, aventura, e principalmente corridas, jogo need for speed (racha de rua) gta, f1, call of duty (guerras) resident evil (guerras de zumbis) e tb de filmes de ambos os temas, mas tenho total consciência de que o conteudo desses jogos sao de fato crimes, e nunca esses jogos me incentivou em nada, eu nunca cometi o que mlstra no conteudo desses jogos, e sempre procuro uma vida saudavel e na presença de Deus nosso senhor, por exemplo, avaliem mi ha rotina diaria, sou evangelico e estudo na parte da manha: antes de sair de casa eu faco uma pequena oracao para pedir a Deus um dia bom, entao vou a escola estudo e chego em casa as 12 00,almoco, vou orar, entao leio a biblia, isso gasta cerca de uma hora, logo dp vou me diveverti com o entretenimento, e tb vou a igreja nas quartas, sextas e domingos a noite. Entao os jogos ficam apenas como plano secundario no meus dia a dia, eu jogo jogos de violencia, mas isso nao me incentiva de forma alguma. Pois tenho toatal consciência do certo e do errado. Pois se tentarmos nos diatanciar da violencia e coisas inadequadas,teriamls que nos desfazer da tv, do celular, e de outars coisas, pq hoje em dia um simples desnho animado ou comercial pode conter conteudo de violencia, e so pra lembrar, tb tento manter uma vida saudavel praticando esportes, (andando de bicicleta) e tenho habito de leitura. O que acham, devo mudar algo?

    ResponderExcluir
  11. Ola Sr. adventista, gostaria de tirar ou confirmar uma dúvida. Ultimamente ando me tornando mais sensível ao limiar do certo e errado, do conveniente e inconveniente. Isto tem feito com que eu abandone muitas das coisas que fazia antigamente, como ler certos tipos de livros (que possuem magia ou afins), ver séries ou filmes muito violentos ou que falem de algum assunto estranho, ver vídeos de cômicos com muitos palavrões e abandonar jogos dos mais variados (sou gamer, o tipo que joga por lazer controladamente). Porém isso tem feito com que eu me sinta errado e tenha dúvidas por qualquer coisa, como ver filmes de ou séries de guerra e ação (medievais e contemporânea), ou jogar meu estilo de game favorito, os chamados FPS online. Gostaria de saber sobre se é lícito ver tais filmes (os que não sejam tão violentos), ou jogar este tipo de jogo online, como Call of Duty e CS. Ambos tratam-se de guerrear com outros jogadores. Eu gosto mas agora fico na dúvida se deveria jogar este estilo, visto que estou "matando" no jogo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.