segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Evidências - Podemos confiar no Novo Testamento?

** Terceira parte da série adicionada.







10 comentários:

  1. Boa tarde, sr. adventista. Sei que não estou a abordar o Novo Testamento mas no A. T.Josué faz parar o sol. Como o sol já está parado, deve ter havido um fenómeno qualquer que fizesse parecer que o dia nunca mais passasse.O sr. adventista interpreta literalmente esta passagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Maria gonçalves,

      Vossa pergunta, além de interessante, é muito importante para que possamos conhecer alguns aspectos da inerrância bíblica.

      Óbviamente percebemos que há um aparente "erro" na descrição dos fatos, porque realmente o sol (em relação ao nosso planeta) não está em movimento.

      Mas isto se dá porque os fatos foram descritos através de observações humanas que não tinham pleno conhecimento sobre como funciona o movimento orbital de nossos sistema solar.

      Deus também não tratou de revelar tal funcionamento a Josué, porque isto seria irrelevante ao propósito em questão.

      Então houve um descrição com base no que o autor do livro bíblico entendia.

      Hoje percebemos que não foi o sol que parou, mas sim a terra. Mas como acreditavam naquela época que era o sol quem girava em torno da terra (e não a terra em torno de si mesma no movimento de rotação), acreditaram que era o sol que havia parado.

      Imagine se o autor dissesse que havia sido a terra quem tinha parado, isto causaria grandes desentendimentos e tiraria o foco do acontecimento. Deus permitiu que as coisas fossem descritas daquela forma porque era a forma como se entendia antigamente. Deus tolera a ignorância humana, que pouco conhece sobre Deus e a natureza criada por ELE.

      Há outras possíveis explicações que entram no campo mais científico, sobre a questão de tempo e espaço. É possível que em nível quântico o próprio tempo houvesse realmente parado e não o sol, nem a terra, ou prosseguido tão lentamente que não se percebia.

      Só saberemos de fato como tudo ocorreu, científicamente, quando estivermos no céu, onde as coisas que nossa ciência ainda pouco entende serão reveladas.

      Longe de se tratar de um erro bíblico, esta passagem apenas demonstra que as pessoas daquela época acreditavam que o sol é que girava em torno da terra e desta forma o autor descreveu o acontecimento em que o sol aparentemente não se movia.

      Deus preservou a maneira como o povo entendeu tal evento sobrenatual na época, inclusive o erro interpretativo da física. Entretanto Deus jamais permitiria um erro interpretativo da mensagem que estava sendo passada.

      Ou seja, a bíblia apenas descreve o evento da forma como as pessoas da época "encararam" tal evento. O sol realmente ficou parado em relação à terra, porque a terra estava parada.

      Muitos cristãos sinceros tem tentado "encobrir" aparentes contradições alegando erros de cópia ou imprecisão numérica. Outros tentam até dizer que coisa científicamente comprovadas são mentiras, um exemplo disto é sobre a existência dos dinossauros.

      Há cristãos que temendo que os relatos bíblicos se tornem duvidosos se aprontam a dizer que os dinossauros foram uma farsa e que o que existe nos museus seriam armações.

      Entretanto quando entendemos o caráter da perfeição da palavra de Deus que permite, inclusive que se relate os pecados, os erros e as imprecisões dos personagens, percebemos que mesmo as limitações humanas não foram capazes de mudar sequer um único til da mensagem.

      DOUTRINARIAMENTE a bíblia é perfeita e nunca se contradiz. Da boca de Deus sempre saiu a mais pura verdade que ciência alguma jamais conseguirá desmentir. Mas a bíblia possui também relatos humanos e portanto as observações de Josué na época, eram humanas e não divinas.

      Costumamos dizer que a bíblia é a palavra de Deus, escrita em sotaque humano. Por isto Deus escreveu SEUS mandamentos com o próprio dedo e os gravou em pedra. Mandamentos livres do sotaque humano, a mais pura expressão da vontade de Deus.

      Atenciosamente.

      Excluir
  2. Novamente a pesquisar o A.T.O Senhor disse para os israelitas guardarem uma porção do maná do céu como recordação para as gerações seguintes. Moisés instruiu Aarão a guardá-lo num vaso e a pô-lo diante do Senhor para ser conservado. O sr. adventista tem algum conhecimento de que esse maná resistiu até hoje ou simplesmente desapareceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha cara amiga, não estudei ainda sobre este evento, mas se encontrássemos este vaso, seria o maior achado da história. Encontrar a comida dos anjos devidamente conservada seria algo de valor inestimável.

      Mas infelizmente as chances de se encontrar algo assim são mínimas. Principalmente porque Israel foi vítima de várias invasões e teve muitas de suas relíquias e documentos destruídos.

      Mas há uma escritora que diz que no fim dos dias encontraríamos muitos tesouros escondidos. O que podemos então dizer é: Quem sabe!

      Atenciosamente.

      Excluir
  3. Não é nenhuma novidade esse senhor Rodrigo Silva concordar com o Posicionamento Fraudulento do Concílio de Nicéia de 325, que deu "Vida" à Igreja Romana, como Instituição e Poder perseguidor da época; como já havia sido profetizado por Daniel. Quando digo que não é novidade desses "mestres" Adventistas, faço, pelo fato desses homens, que antes "Desciam a lenha" nesse Sistema Religioso, hoje disputam entre eles um Mestrado ou Doutorado na ESCOLA PONTIFÍCIA DE ROMA. Traduzindo: Igreja Católica. Aquela mesma que a pouco tempo era taxada de "A Grande Meretriz" do Apocalipse 17 pelo Adventistas do 7º Dia.

    Que Vergonha !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que o amigo não entendeu coisa alguma do video.

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Meu amigo, é claro que entendi. Eu só aproveitei a oportunidade para recordar a hipocrisia desses homens em relação ao antes e o depois do tratado de amizade com a ICAR.

      Apesar desse homem ser um Doutor em Teologia, a forma que ele utiliza para tentar provar a Veracidade do "Novo testamento", é absurdamente manipuladora; porque busca na história e na arqueológica "Supostas" provas para tentar validar algo, que se fosse de fato "Autêntico", na própria Escrituras (TANACK) haveria "Provas Contundentes" de sua Originalidade, e desta forma não seria necessário buscar fora, o que "estaria" dentro.

      Por exemplo, ele citou o fato "extraordinário" da assunção de Jesus ao Céu de carne e osso. Mas, que tal perguntar a esse Doutor qual dos Profetas profetizou esse "Evento" sobre o Messias.

      Outro fato importante: ele diz ser os Livros Apócrifos de natureza "Imoral"; aí citou uma passagem apócrifa como prova; em que Jesus teria amaldiçoado um menino por ter esbarrado em seu ombro. Mas, será que isso seria mais "Imoral" do aquele episódio, onde JESUS teria amaldiçoado a Figueira só por não ter encontrado nela nenhum fruto ?! E o detalhe, é que o próprio texto diz que não era tempo de Figos. Marcos 11:13, Mat. 21:18

      Para quem não sabe, essa atitude é condenada pela TORAH. Mas Jesus não teria afirmado que veio para "Cumprir" a Lei?

      Fiquem em paz.

      Excluir
  4. Gostaria de saber se alguém tem respostas coerentes para as perguntas que faço no vídeo abaixo.

    https://www.youtube.com/watch?v=lts-S_Uaqws

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No contexto que o irmão exige, realmente não!

      Pois em um contexto, onde cristãos usam apenas desculpas esfarrapadas, o irmão está certo e não há o que discutir, mas apenas condenar os cristãos. Usa-se então a visão do irmão como verdade de julgamento acerca dos cristãos.

      Entretanto se o irmão assume a possibilidade de estar equivocado, aí então sim, os cristãos devem ter uma boa razão para cer na Bíblia do modo como creem.

      E creio que o irmão deva ter uma boa razão para crer de que sua opinião corresponda à verdade absoluta.

      Não sei até que ponto o irmão se considera falho e passível de estar enganado, ou se considera a si mesmo uma fonte de verdade absoluta e inquestionável!

      O que sei é que quem se coloca nesta posição de verdade absoluta e inquestionável coloca-se ao mesmo nível de Deus e de Jesus, com capacidade de julgar ao semelhante e definir o que é e o que não é verdade.

      Particularmente, considero que a Bíblia e não minha pessoa corresponda à verdade! E o julgamento Bíblico o correto, porque a Bíblia é a Palvara de Deus!

      Eu não sou a Palavra de Deus, querido irmão, pois tal como o amigo, sou falho, pecador, não tendo em mim verdade alguma.

      Neste âmbito minha opinião não tem validade alguma! O que vale é o que Deus diz em sua palavra e que está sujeita à universo de interpretação e entendimento por parte de seres (o homem) limitados e apaixonados pelo pecado.

      Cada um tem uma boa razão para defender seu estilo de vida e as doutrinas em que acredita, portanto se formos comparar opiniões, quem poderá dizer de que está com a verdade absoluta?

      E por fim a resposta é não querido irmão, sendo que o irmão considera de que ninguém tenha respostas coerentes às perguntas que faz, não haverá de ser o fato de alguém lhe responder que fará alguma diferença.

      E se o irmão espera ser convencido do contrário, saiba que o próprio convencimento é uma questão de escolha, portanto a pergunta que lhe faço, querido irmão é:

      Está disposto a mudar de opinião? Está disposto a assumir a possibilidade de estar equivocado?

      Se sim, lhe darei respostas coerentes, caso não, por efeito, lhe darei respostas incoerentes e isto não é algo que possa ser mudado, senão pelo próprio irmão.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.