sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Blog "exadventistas" - Como são batizados?


Uma dúvida!

Como é o batismo entre os auto intitulados "cristãos livres" de religião?

Bem sabemos que nas igrejas, o batismo é realizado ou por um pastor, ou um padre, ou outro líder religioso. Mas e quanto aos que não seguem denominação e se consideram cristãos? Quem faz o batismo entre eles? Seriam eles mesmos batizando uns aos outros?

Porque seria uma incoerência dizer que um cristão não precisaria de denominação, mas, entretanto, não terem como se batizarem sem a necessidade de um pastor, padre ou outro líder religioso.

Será esta, mais uma daquelas perguntas que tenho feito ao qual não conseguirão dar uma resposta?

Aguardemos!

4 comentários:

  1. Sr. adventista, então, que texto é esse? Gosto muito de vir aqui, compreendo muito bem a sua posição de defensor da igreja, mas as pessoas que não têm denominação e já pertenceram a alguma são seres humanos que já foram batizados para o arrependimento dos pecados. Não precisam de se rebatizar o que é um absurdo pois todos os dias caímos e todos os dias nos levantamos.Todos os dias cometemos inconveniências e todos os dias nos arrependemos delas.Agora todas essas pessoas dialogam com Deus no silêncio, na privacidade. O senhor quebrou um mandamento, devia-se batizar outra vez, não acha? O batismo é um ritual judaico, Jesus como bom judeu procedeu dessa forma. Nós já entendemos o seu significado. É um importante marco nas nossas vidas mas não podemos ritualizar constantemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis o centro da questão:

      Como a amiga mencionou, os batismos são realizados dentro as igrejas, através de algum líder.

      O ponto chave de questão é que o blog "exadventisas" são contra denominações e líderes religiosos de denominações.

      Então, se não aceitam, nem as denominações, nem seus lideres, como hão de batizar aqueles que ainda não foram batizados?

      E amiga Maria Gonçalves, todo cristão quebra mandamentos, se algum dia eu disesse que os adventistas não transgridem os mandamentos, eu estaria mentindo.

      O rebatismo entretanto se dá, quando a pessoa sente que há necessidade ou quando uma pessoa excluída, volta a fazer parte da igreja.

      E transgredir os mandamentos é mais fácil do que se pensa. Em verdade transgredimos os mandamentos até mesmo sem perceber, em pensamento ou em atitudes precipitadas. A bíblia diz que se odiamos uma pessoa com intensidade, em verdade é como se já a tivéssemos matado. Se desejarmos o mal, já pecamos, mesmo não o tendo realizado.

      Por isto só podemos ser salvos pela graça. E não é o rebatismo que limpa os pecados de uma pessoa, mas o arrependimento acompanhado pelo perdão, o batismo é uma transformação, um renascimento que traz como consequência o perdão.

      Através do batismo temos nossos nomes escritos no livro da vida. Jesus então torna-se nosso advogado e nos defende junto ao Pai e através de seu sacrifício, provê perdão aos que necessitam através do arrependimento.

      Farei uma pergunta à amiga: A amiga considera o rebatismo um ato vergonhoso, ou um ato de nobreza?

      Agradaria à amiga ver-me rebatizando?

      Excluir
    2. Nem uma coisa nem outra, sr.adventista. Nem é ato vergonhoso nem de nobreza.Em princípio, a pessoa batiza-se para o resto da vida com o generoso propósito de ser uma pessoa diferente, melhor dali para a frente. Mas o que acontece é que a pessoa continua a ser a mesma. Os velhos defeitos sobem à tona quando a mostarda sobe ao nariz.Bem, mas não acho que o batismo deva ser realizado com a finalidade de se ingressar numa igreja. O batismo é um ritual que convida a uma reflexão profunda para o arrependimento dos pecados.João Batista batizava para o arrependimento e vinham ter com ele Jerusalém, toda a Judeia e toda a província adjacente ao Jordão.Dá para perceber que essa multidão era composta por judeus e não por estrangeiros que queriam tornar-se judeus.Portanto, o batismo não é condição para se ingressar numa igreja. As igrejas exigem mas não deviam.O batismo deveria ser feito a pedido do membro que sentisse necessidade de fazer essa demonstração pública de arrependimento e em grupo para não se sentir estrela de cinema.
      E não percebi a última frase. É rebatizado ou rebatizando? Se for rebatizado acho mal. Não andamos a brincar aos batismos.Quem for excluído e quiser regressar faz um pedido,será escutado em assembleia e esta decidirá.Parece-me bem assim.

      Excluir
    3. A última pergunta é rebatizando mesmo.

      Mas vejo que a amiga entendeu bem o propósito do batismo e REbatismo. É isto mesmo o que a amiga expôs. Portanto, posso lhe dar resposta para aquela pergunta que não lhe respondi de forma direta.

      É justamente porque o rebatismo não serve ao propósito de redimir cada erro, cada tropeço, cada pecado. Porque o cristão é batizado diáriamente através do Espírito Santo mediante o arrependimento, porque os velhos defeitos sempre subirão à tona quando a mostarda subir ao nariz do cristão, até que a carne pecaminosa enfim dê lugar à um corpo glorificado.

      Nem por vergonha, nem por gesto nobre. O rebatismo é uma decisão pessoal de cada pessoa. O próprio batismo significa um compromisso com Jesus e a igreja espiritual. Manifestamos o compromisso com a igreja espiritual, através da igreja física.

      Por isto temos que procurar sermos fiel à luz que recebemos e aceitar a igreja que julgamos ser a de mais fidelidade à Cristo. Porque a igreja é como uma esposa de Jesus. Ao nos batizarmos passamos a pertencer à este corpo, portanto não há como existir um cristão desligado do corpo que é a igreja espiritual, onde nós somos os membros e onde a cabeça é Cristo.

      Portanto devemos ter cuidado com a igreja que escolhemos.

      Atenciosamente.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.