segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Espiritismo Diante do Antigo Testamento


É comum no meio apologista, encontrarmos afirmações como esta:

"Ao evangelizar um Espírita Kardecista: use apenas os evangelhos"

(http://mcapologetico.blogspot.com.br/2012/10/ao-evangelizar-um-espirita-kardecista.html)

Isto ocorre devido ao fato de muitos espíritas rejeitarem a figura apresentada de Deus no antigo testamento.

Muitos irmãos espíritas que realmente acreditam que Jesus é o filho de Deus que morreu pela humanidade, encontram dificuldades em aceitar o Deus relatado no antigo testamento, pela aparente intransigência denotada nas escrituras.

Não obstante é comum os cristãos receberem duras críticas por se apoiarem na lei e nos profetas e acreditar em um Deus que deve ser amado, mas que, porém, também deve ser temido.

A palavra de Deus nos diz:

"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem." (Eclesiastes 12:13)

Um Deus que castiga e pune severamente o ímpio, mesmo este estando entre o povo que ELE escolheu, parece um tanto "difícil de digerir" entre muitos espíritas.

Bem sabemos que os Kardecistas são exemplares na caridade e cuidado com o próximo e aceitam a idéia de um Deus supremo. Assim têm dado bom exemplo de cristandade no trato com os irmãos e com o próximo.

Entretanto, todo cristão deve ter consciência do que é a justiça divina. Deus é amor, mas também é justiça.

Deus consegue olhar no coração de cada pessoa e enxergar sua maldade e suas verdadeiras intenções. Hoje, em plena era cristã, nos parece fácil conceber que não há alma que não possa ser resgatada das mãos de Satanás, porque a graça de Jesus caiu sobre todas as pessoas deste mundo.

Porém infelizmente não era assim, o mundo vivia um período de gangrena moral, as pessoas não ouviam mais a voz de Deus e tudo que sabiam era praticar a iniquidade. Até mesmo no meio do povo de Israel, surgiram aqueles que deliberadamente desafiaram a justiça de Deus, desobedecendo-o diante de SUA presença e não sentiam o mínimo de temor ou remorso.

Tais pessoas eram uma gangrena irremediável que poderia contaminar os demais que Deus tão árduamente estava preparando para abrir caminho para o Rei que viria dar uma solução definitiva para o pecado.

Deus tratou de prender a atenção do povo, através de vários sábados cerimoniais e também do sábado semanal, a fim de que o povo não se esquecessem do Deus que os acompanhavam integralmente e de SUAS promessa, para que aceitassem de antemão toda a natureza do sacrifício de Cristo.

Deus punia severamente os que transgrediam suas leis, até que a graça de Cristo fosse derramada sobre a humanidade e então Jesus pudesse habitar no coração de cada pessoa. Desde então todo homem já nasce com o dom da salvação e pode à qualquer momento fazer uso dela. Não há alma perdida, nem homem perdido que Jesus não possa achar.

Como consolador temos o Espírito Santo, que foi dado à humanidade. Entretanto, antes do sacrifício de Cristo, não era desta forma. Deus procurava convencer o homem a praticar o bem através de SUAS leis, até que o Cristo prometido viesse para resgatá-los.

Quando o homem pecou, obrigando Deus a afastar-se de sua presença, o homem ficou só, porém com a promessa de que Jesus viria para morrer no lugar da humanidade e quando este veio, nos trouxe boas novas de que também o Espírito Santo nos ajudaria no processo de santificação a fim de nos prepararmos para a volta de Cristo.

Hoje nós temos a cura para o pecado que é Cristo e a vacina para o endurecimento do coração que é o Espírito Santo. Porém antigamente o homem só podia contar com os conselhos e a sabedoria de Deus ao qual estes escolhiam dar ouvidos ou não.

Jesus, pouco podia atuar na vida destas pessoas, muitas vezes aparecia aos profetas a fim de animá-los e dar-lhes esperança para que pudessem continuar a caminhada de preparação para a vinda do cordeiro que tiraria o pecado do mundo.

Com fé neste sacrifício, ofertas eram oferecidas e sacrifícios eram ofertados em sinal de aceitação do sacrifício do verdadeiro cordeiro que ainda haveira de vir.

Em pouco tempo a humanidade se corrompeu quase por completo, Noé e sua família foram os únicos dignos de serem protegidos pelo Senhor, todos os demais rejeitaram os últimos apelos feitos à humanidade para o arrependimento de seus pecados.

O povo de Israel foi socorrido em uma época em que, novamente, quase todos os homens haviam se corrompido. Deus interveio para preparar lugar para a vinda do Messias. Mesmo assim, o povo escolhido que era cativo já estava contaminado com a idolatria dos egípcios.

Mesmo libertando o povo e despojando os egípcios, Deus recebeu como paga, desobediência e rebeldia.

O próprio povo de Deus era de difícil trato e aquela geração liberta teve que ser extinta, porque nem a presença de Deus era suficiente para quebrantar o coração daquele povo.

Com isto podemos ter uma idéia do caráter dos demais povos sobre a face da terra. Estariam estes povos muito distantes da condição do homem na época de Noé?

Ao invés de Deus matar a todos, resolveu abrir caminho, como em uma mata fechada, derrubando à base da espada, os obstáculos que encontravam pelo caminho.

Deus estabeleceu o SEU reino através de Jesus e graças à isto podemos hoje descançar na graça do Senhor.

Esperemos que nossos queridos irmãos espíritas entendam o verdadeiro caráter de amor e justiça de Deus e passem a enxergar a Deus como o rei soberano que protege os justos dos ímpios.

(Sr. Adventista)


22 comentários:

  1. Respostas
    1. Mas é óbvio,a Bíblia não é pra ser interpretada pela lógica e raciocínio(s) humanos,quem assim o faz vai encontrar motivos de sobra para odiá-la.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. VC deve fazer essa pergunta a um pastor da IASD,meu caro,ele é o mais indicado pra lhe responder.Aliás,não somente da IASD,mas de outras denominações,pois não é só na IASD que se vê "pastores vivendo às custas dos fiéis".Até mesmo nas igrejas protestantes mais tradicionais se vê essa situação que pra vc só existe dentro da IASD.

      Excluir
  2. Alguém chame a carrocinha,por favor,tem um cachorro raivoso a solta...!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Os pastores da IASD não ensinam a intolerâcia religiosa.Você já viu algum adventista invadindo terreiros de umbanda ou candomblé para promoverem quebra-quebra ?? Já viu algum adventista queimar templos de outras denominações ?? Nunca ouvi falar de nenhum adventista que cometesse tais barbaridades.Certo,a IASD não é uma igreja formada por super-homens ou semi-divindades,TODOS os que lá frequentam têm seus defeitos,pecados e limitações.Infelizmente,há os que acham que só vão encontrar gente santa e perfeita na igreja,o que é uma tremenda inverdade.

      Excluir
  3. Adailton, não pode manifestar a sua opinião sem palavrões? Já insultou vezes sem conta o sr. adventista, eu própria fui alvo das suas ofensas há algum tempo atrás...o que é que você ganhou com isso? Reputação de bom comentarista? Versado na bíblia e refutador hábil das doutrinas cristãs?
    Está desempregado? Passa fome? Vai ser despejado da sua casa daqui a três dias? Está sozinho, sem parentes próximos? Sofre de doença bipolar? É esquizofrénico? Está a cumprir pena de prisão? Ao abrigo do seu pseudónimo abra-se completamente para connosco. Vamos tentar ajudá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adaílton Priopo não ofende somente os adventistas...por exemplo,o mesmo insiste em dizer que na IASD "os pastores vivem a custa do dízimo e ofertas dos fiéis",só pra citar um exemplo.Mas dízimo e ofertas são coisas que existe EM PRATICAMENTE TODAS as igrejas cristãs,sejam elas protestantes históricas(Batista,Presbiteriana,Metodista...),pentecostais(Assembléia de Deus,Igreja do Evangelho Quadrangular,Deus é Amor...)Neopentecostais(Igreja Universal do Reimo de Deus,Igreja Internacional da Graça de Deus,Renascer,Sara Nossa Terra...)e as chamadas "filhas tardias da reforma",entre as quais alguns incluem a Igreja Adventista do Sétimo Dia,e até mesmo na Igreja Católica(não sei se em todos as igrejas),ou seja Adaílton Pirôpo na verdade é um ANTI-CRISTÃO,não apenas um anti-adventista.Óbvio,ele tem o direito de (des)crer no que quiser,mas que o mesmo pega muito pesado,isso ele faz,e muito,de uma maneira um tanto desrespeitosa,na maioria das vezes.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Intolerância e desrespeito pelas crenças alheias não existem somente dentro da IASD,meu caro.Em todas as crenças(cristãs ou não) existem as pessoas que são hostis a que pensa diferente delas.Até entre os ateus existem os que "pregam" que as todas as religiões são perniciosas e devem ser extirpadas como se fossem um câncer.

      Excluir
    2. Adailton, eu não vivo nos blogues. Vivo na minha casa e trabalho para me sustentar.Por momentos pensei que estivesses revoltado por dificuldades financeiras ou oprimido por qualquer doença maníaco-depressiva. O teu discurso é repetitivo, cansa, farta e fica-se com a noção de que o teu cérebro está doente. Não queres ser adventista deixa de frequentar este blog. Não fazes cá falta.Nos ex-adventistas já tens ofendido o Editor,sob o disfarce de outro pseudónimo, portanto desaparece também de lá.CALA-TE, de uma vez por todas!

      Excluir
    3. NÃO ALIMENTE O TROLL,Maria...

      Excluir
    4. Ora, o monstro tem que ser detido...Não o podendo ser pessoalmente que seja por palavras. Já que ele diz que não é cristão então vai ter que ouvir de uma não cristã.Já que a sua frase favorita é que os cristãos é que têm que andar na linha podendo ele fazer o que lhe apetece...assim eu posso dizer-lhe o que me apetece sem perder a compostura. Adailton, atire cá para fora, acabou de se deitar no divã da sua psicanalista.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Adailton me responda essas perguntas.

    Ser ateu é ser racional?
    O nada explica tudo?
    Vida surge de não vida?

    Creio que você deve ser um jovem inteligente.
    Portanto se persistir nessa linha de pensamento você estará condenando a si próprio, e isso não seria muito inteligente.

    Gentilmente.

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
  6. É simples Adailton, sege racional.

    A fé em Deus é racional.

    A fé no nada é fideísmo.

    “Se alguém não tem razão para não usar a razão, então essa posição é indefensável. Não há razão para que se aceite o fideísmo”.
    Norman Geisler.



    Gentilmente.

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.