segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Os cristãos e a cura dos doentes


Muitos cristãos têm sido criticados por dar muita importância à "salvação do corpo" através de hábitos alimentares saudáveis e prática de exercícios.

O que é preciso entender é que precisamos cuidar do corpo para conservar a alma por mais tempo em vida, porque depois da morte, nada mais haverá de se fazer. Isto não ocorre em detrimento da preocupação pela salvação da alma. Em verdade Jesus se preocupou tanto com saúde e a cura dos doentes quanto à cura e salvação da alma de cada pessoa.

Leis de saúde

Quando Deus entregou os mandamentos, não agregou à estes mandamentos, ordens para que praticássemos coisas como a caridade ou cuidado aos doentes mas já demonstrava ter certo cuidado para com a saúde de SEU povo, conforme podemos encontrar nos estudos das escrituras. O povo mal conseguia se firmar em seguir os mandamentos e ainda sim, depois de algum tempo, passaram a seguir os mandamentos de forma equivocada. Da mesma forma certas regras de saúde passaram a serem vistas de forma diferente da que Deus nos havia mostrado.

O povo na época de Jesus uitlizava os mandamentos como meio de salvação. É de se imaginar que se Deus houvesse exigido a prática do bem no dia de sábado, por exemplo, o povo fatalmente se apoiaria ainda mais na idéia de que as boas obras individuais seriam responsáveis pela salvação de uma pessoa. Com as regras de saúde não foram diferentes e passaram a utilizar hábitos de higiene e alimentação como uma forma de se obter o agrado de Deus e, por conseguinte, a salvação.

Mas onde entram as práticas da boa alimentação e cuidado com o corpo?

Jesus quando curava, utilizava-se de milagres, ensinando-nos que o cuidado aos doentes está incluso na responsabilidade de pregar o evangelho e fazer o bem. Bem sabemos que o cristão hoje, não pode contar com milagres para a resolução de qualquer moléstia, entretanto Deus já em Levítico nos entrega o conceito de que podemos garantir uma boa saúde à nossos semelhantes, ensinando-lhe a se absterem de certos alimentos, certas práticas de higiene também são apresentadas pela Bíblia, com o intuito de previnir a propagação de possíveis doenças.

Práticas de prevenção

Não podendo contar apenas com milagres, os cristãos têm como opção óbvia a medicina, porém Deus, através do ministério de Ellen White, nos lembrou que podemos cuidar da saúde dos doentes também através de métodos preventivos. O principal deles é a boa alimentação e o abandono de hábitos nocivos e a prática de certos hábitos de higiene.

Hoje sabemos que hábitos de higiene, boa alimentação e prática de exercícios físicos ajudam a combater a maioria das doenças que tanto aflingem a humanidade, como as resultantes do tabagismo, do consumo exagerado de gordura e do sedentarismo. Porém antigamente não era assim, a ciência pouco conhecia sobre a causa das enfemidades.

Hoje, além de dar ênfase na construção de hospitais, sanatórios e pesquisas na área de tratamentos, de maneira responsável, os adventistas aprenderam que muitas vezes a melhor medida é evitar que o mal se desenvolva em uma pessoa.

Com o passar do tempo tornou-se comum campanhas de prevenção, como da dengue por exemplo, onde se combate a água parada como forma de não se precisar remediar o mal futuramente.

Nisto se baseia o conceito de saúde dos adventistas que incluem também:

Cortar tudo que é prejudicial e usar MODERADAMENTE tudo que é bom.

Através da construção de hospitais e de campanhas de prevenção de doenças o cristão pode muito  bem dar prosseguimento aos ensinamentos de Jesus, fazendo o bem à todos que necessitam. Com esta metodologia, muitas pessoas obtiveram curas e melhorias na saúde, graças à hospitais cristãos.

Engana-se porém quem imagina que os adventistas sejam os maiores beneficiados com a construção destes hospitais. Em verdade um adventista que segue à risca os conselhos de saúde da Sra. White, possuem uma saúde muito melhor que a média da população, vivem mais e têm uma velhice com muito mais qualidade de vida. Como consequência não vemos tantos adventistas "usufruindo" da tecnologia de seus próprios hospitais.

Mas o melhor que encontramos é a prática de hábitos de alimentação saudáveis, básicamente vegetariano, com uso moderado de alimentos cujos nutrientes sejam necessários ao corpo porém difícieis de serem encontrados 'in natura'.

Um exemplo é a proteína que encontramos com abundância na soja, que se mostra uma fonte de alergia para alguns, que é fácilmente substituida por abacate e castanhas, difíceis de se encontrar no mercado. O uso de óleo de soja, bem como o leite podem não ser os substitutos ideais da proteína animal, porém se mostram melhores do que a carne vermelha que possui proteína em grande quantidade, mas que em contrapartida, pode nos trazer muitos prejuízos se consumida regularmente.

Assim devemos fazer o melhor que pudermos para manter a boa saúde de nosso corpo, assim ensinaremos aos jovens a tambêm darem importância à saúde e passar tais ensinamentos adiante, contribuindo para uma sociedade mais saudável e com menos risco de doenças.

Que possamos praticar o exemplo de Cristo, atendendo não apenas às necessidades espirituais da humanidade, mas também às necessidades físicas de cada ser humano. Que possamo levar saúde junto com a mensagem cristã, para que as pessoas possam realmente apreciar sua nova vida ao lado de Cristo, com saúde e boa disposição.


(Sr. Adventista)

2 comentários:

  1. Respostas
    1. E o amigo se preocupa com estas pessoas?

      Em verdade o amigo não demonstra amar ao próximo, nem a Deus, nem a si mesmo. Apenas utiliza a carência das pessoas como escudo, enquanto procura atacar tudo que pode.

      Os cristãos estão levando esperança através de cristo, contribuindo para um sociedade de bem e fazendo a caridade. Quando foi a última vez que o amigo ajudou algum necessitado? Ou quando foi que devolveu vosso dízimo para uma igreja ou um pastor fazer o seu trabalho?

      Não fosse as igrejas ou os pastores, ou até mesmo os padres, e quem sabe os bons espíritas, quem se disporia a ajudar as pessoas e a pregar a esperança da salvação?

      Vossa pessoa? O seus colegas do blog "exadventistas"?

      Não é a mim ou ao adventismo que o amigo odeia, mas ao próprio Jesus e à Deus. Se trancou e não permite que o espírito haja em seu coração a fim de tirar esta pedra e colocar um verdadeiro coração de carne.

      Estais em trevas meu amigo e não consegue mais enxergar a luz. Jesus bate, e às vezes dói, mas se abrir a porta ELE promete lhe dar um novo coração e uma nova vida.

      Se ouvir SUA voz, não resista, permita que ELE habite em vosso coração e lhe mostre as respostas para todas as coisas.

      Cordialmente.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.