domingo, 13 de janeiro de 2013

A teoria do Big Bang




Segundo a bíblia antes do universo não havia coisa alguma, a matéria era inexistente e então à partir do nada, tudo se fez, através do poder de Deus.

A teoria do Big Bang não é muito diferente disto, pois afirma que o universo inicialmente era uma massa extremamente compacta de peso incomensurável sob uma gravidade extraordinária. Isto significa que era como se o universo inteiro que hoje conhecemos houvesse sido compactado de uma forma que se tornou algo extremamente pequeno em relação ao universo que temos hoje.

Então por razões ainda desconhecidas esta massa extremamente compacta entrou em colapso e começou a se expandir rápidamente (uma explosão) e em pouco tempo se formou o ajuntamento dos corpos celestes que vemos hoje.

Não é difícil crer que a origem dessa massa tenha sido o poder de Deus manifestado de forma a originar a matéria prima à partir da qual se criaria o universo.

Até mesmo para se consolidar a teoria do Big Bang é necessário se responder à algumas questões:

1) Se o universo surgiu de uma explosão e por consquência as partículas foram arremessadas à uma velociadade incrível, que tipo de força teria feito com que tais partículas interrompessem sua trajetória, fixando-se em um ponto do universo? A ciência nos diz que uma corpo em movimento tende a ficar em movimento até que uma força contrária faça com que este corpo se coloque em um estado parado.

2) O resultado de uma explosão seriam ajuntamentos disformes de partículas o que resultaria em astros e planetas deformados, como então os astros e os planetas tomaram esta forma esférica que encontramos hoje ?

3) Além de ser necessário uma força que faça com que partes de matéria da explosão deixe de viajar pelo universo, fixando em um ponto, também é necessário que algo faça com que tal massa tome uma forma esférica conforme vimos anteriormentes. Mas além disto, seria necessário novamente uma força para fazer com que um planeta, por exemplo, começasse a girar em torno de si mesmo em um movimento de rotação.

4) Também seria necessário novamente uma força que fizesse com que tais planetas iniciassem seu movimento de translação em torno de algum astro celeste a exemplo do sol. O que também é repetido por satélites como a lua.

5) Tornar-se-ia preciso também, alguma organização para fazer com que os minérios se agrupassem em determinados pontos de um planeta o invés de criar uma massa homogênica de matéria composta por vários elementos químicos intercalados. O que seria o oposto do que vemos hoje nas jazidas e reservas onde os minerais se mostram geralmente devidamente separados em porções por todo o planeta.

6) Seria necessário uma certa organização para termos os planetas postos lado a lado em sua órbita o que contribui para evitar sua colisão.

7) Também seria necessário aplicar os mesmos princípios expostos anteriormente para a questão das galáxias, que também giram em uma órbita imitando um sistema solar, conforme vemos na figura do topo deste artigo.

Percebemos então que embora possa ter provindo de uma explosão, todo o universo hoje funciona como uma engrenagem, como um relógio de bolso altamente calibrado e preciso. Me pergunto se provocássemos uma explosão de partículas em um vácuo de laboratório, será que a poeira resultante repetiria este movimento preciso do universo?

Na tentativa de responder a este tipo de pergunta, cientistas têm investido na criação de colisores de partículas com o fim de tentar reproduzir, em laboratório, a explosão que teria ocorrido com o Big Bang, porém mais do que isto, querem descobri a origem do próprio Big Bang. Traduzindo, querem descobrir como a matéria surgiu no universo.

Analisando a estrutura do átomo, percebemos que é composto essencialmente de partículas energéticas. O princípio é este:

a) A matéria pode ser transformada em energia (princípio da energia atômica, como exemplo temos a bomba atômica).

b) Se matéria pode ser transformada em energia, logo energia pode ser transformada em matéria.

Portanto não é muito difícil pensar que uma fonte de energia tenha gerado o universo. Mas de onde teria vindo esta energia? E quanta energia seria esta a ponto de dar massa e gerar todo este universo?

Quando tomamos por base o poder de Deus, percebemos que a geração de tal energia não seria problema, nem a execução de todos os processos de organização da matéria do universo exigidos conforme citado nas questões iniciais de 1 a 7.

Portanto segundo este pensamento a origem de todas as coisas seria tão somente o poder de Deus, condensado na forma de energia de modo a se comportarem como partículas que deram origem à massa e aos elementos.

Portanto a teoria do Big Bang em nada revoga a crença criacionista, pelo contrário, apenas nos mostra que foi necessário um grande poder para se dar origem à este universo.

(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.