terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mateus 24:34 - Eu lhes asseguro que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam.

Invasão de Jerusalém

Há uma divergência de opiniões teológicas quanto à este verso, entretanto a resposta está contida nos capítulos 23 e 24 de Mateus:

"Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: "Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?" (Mateus24:1)

Percebemos que se tratava de uma pergunta dupla sobre dois eventos distintos:


1º) Quando aconteceriam essas coisa? (tratando da derrubada de Jerusalém)

Quando ocorreria: (Eu lhes asseguro que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam.)


2º) E qual sinal da tua vinda e do fim dos tempo?  (tratando da posterior vinda do messias)

Quando ocorreria: (Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.)



O CONTEXTO:


A solução para a questão se dá quando contrapomos estes dois verso:


"Eu lhes asseguro que tudo isso sobrevirá a esta geração."  (Mateus 23:36)

"Eu lhes asseguro que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam." (Mateus 24:34)

O contexto de (Mateus23) nos mostra Jesus lembrando que Jerusalém logo sofreria as coisas descritas pelo profeta Daniel, sobre o resultado de sua desobediência e rejeição aos profetas. Jesus sabia que seria o próximo profeta a ser eliminado e estava ensinando que o castigo logo viria para aquela mesma greação, mas que Ele proveria o escape para os discípulos fiéis e mais, dava esperança dizendo que aquele era apenas o início das dores, prelúdio de sua vinda.

Então descobrimos ao que Jesus se referia em  (Mateus 23:36) :

"Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram. Eis que a casa de vocês ficará deserta.  Pois eu lhes digo que vocês não me verão desde agora, até que digam: ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor’" (Mateus 23:37-39)

Tratando da profecia de:

"Suas forças armadas se levantarão para profanar a fortaleza e o templo, acabarão com o sacrifício diário e colocarão o sacrilégio terrível." (Daniel 11:31)

"A partir do momento em que for abolido o sacrifício diário e for colocado o sacrilégio terrível, haverá mil e duzentos e noventa dias." (Daniel 12:11)

Assim se dissolve toda dúvida sobre a questão, pois Jesus estava se referindo realmente às coisas descritas nas profecias de Daniel que revelavam sobre o castigo que a cidade sofreria. Jesus estava apenas revelando que tais coisas aconteceriam naquela geração, o que deixou seus discípulos assustados e curiosos. Momento então que os discípulos questionaram a Jesus sobre as duas afirmações colocadas em vermelho:

Eis que a casa de vocês ficará deserta.  Pois eu lhes digo que vocês não me verão desde agora, até que digam: ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor’" (Mateus 23:38-39) 

Que resultou nas perguntas:

 Quando aconteceriam essas coisa  (Eis que a casa de vocês ficará deserta.) ? E qual sinal da tua vinda e do fim dos tempo ( Bendito é o que vem em nome do Senhor )?

Os próprios questionadores fizeram a separação entre as coisas que ocorreriam brevemente e as coisas que ocorreriam no fim dos tempos entendendo o que Jesus havia exposto. Este é o contexto em que encontramos a resposta de Jesus.

 Como resposta, além de falar das coisas que em breve aconteceriam, Jesus também falou sobre a sua vinda, mas não fez isto separadamente, e sim apoiando os acontecimentos um no outro, dando conselhos para o povo daquela época utilizando os eventos que ocorreriam no fim dos tempos. Ou seja, Jesus estava ensinando que embora a cidade fosse destruída ainda não seria o fim de tudo, e que, no final, na vinda do Filho do Homem, cumprir-se ia o que havia sido escrito sobre sua vinda em majestade.

Jesus então estava desfazendo o equívoco de que ELE traria naqueles dias a paz para aquela cidade, ao passo que demonstrava que haveria uma profecia ainda a se cumprir e que previa justamente a destruição da cidade de Jerusalém e que Sua vinda se daria posteriormente.

O próprio Jesus fala da vinda do Filho do Homem, e não que Ele permaneceria ali até se concretizar tudo que havia sido dito nas profecias referente à sua vinda com poder e glória. As dúvidas dos discípulos se davam porque não sabiam que Jesus teria que morrer e imaginavam que os dois eventos se dariam simultâneamente o que era o pensamento comum na época. Pois acreditavam que embora a cidade fosse dominada o Messias que já se apresentaria naquele tempo, lutaria em uma batalha final e imediatamente reergueria a cidade, para sempre. Só se esqueceram que para se reerguer uma cidade é necessário que primeiramente esta seja derrubada.

Retornando ao texto de Mateus 24, Jesus fala das coisas que em breve ocorreriam naquela mesma geração, porém Jesus inicia falando da sua vinda, para somente depois detalhar sobre as coisas que ocorreriam naquele tempo, que é detalhada neste trecho de Daniel, citado por Jesus:

"Assim, quando vocês virem ‘o sacrilégio terrível’, do qual falou o profeta Daniel, no lugar santo — quem lê, entenda —

"então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes.

Quem estiver no telhado de sua casa não desça para tirar dela coisa alguma.

Quem estiver no campo não volte para pegar seu manto.

Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando!

Orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno nem no sábado.

Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.

Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados."




Este trecho profético de Daniel trata sobre a invasão daquela cidade, que segundo Jesus, ocorreria naquele tempo:

"Eu lhes asseguro que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam."

A questão é que Jesus, depois de citar Daniel continua a complementar então o que havia dito anteriormente sobre a sua vinda, o que nos dá margem para a dúvida em pensar que Jesus estaria se referindo também aos acontecimentos sobre sua vinda. Porém Jesus estava apenas dizendo que a invasão da cidade seria o prelúdio do início do fim dos tempos.

Prova disto está no próprio capítulo 24 de Mateus:

""Vocês estão vendo tudo isto? ", perguntou ele. "Eu lhes garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas".

Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: "Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? ...""
(Mateus 24:2-3)

Portanto conclui-se que a expressão "essas coisas" se referem estritamente à invasão de Jerusalém.

O resto da explanação de Jesus se deu em resposta à outra pergunta contida neste mesmo verso:

"E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?"

Devido a Jesus ter respondido à estas duas coisas simultâneamente, geramos nossa confusão, mas devemos aceitar que os discípulos da época souberam separar bem os eventos, sobre o que Jesus dizia sobre sua própria vinda e sobre o que a profecia de Daniel dizia sobre a invasão de Jerusalém. Só não sabiam que Jesus iria primeiro morrer pela humanidade (segundo uma outra profecia) e que sua vinda, embora fosse em breve, não se daria naquele tempo. O que passaram a entender posteriormente durante a estadia de Jesus entre os discípulos após a ressurreição.

Quanto ao dia de sua vinda, embora soubesse que era distinta e posterior à derrubada de Jerusalém e também após a Sua morte (o que é evidente), Jesus apenas respondeu:

"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai."

Portanto se Jesus dissesse que sua vinda se daria imediatamente após a derrubada de Jerusalém, estaria dizendo com isto que tal evento também ocorreria naquela geração, contradizendo o que ele próprio disse sobre não saber o dia nem a hora em que se daria o dia de Sua volta.

Logo após Sua Morte e Resssurreição, foi dado a Jesus conhecer todas as coisas que ocorreriam entre a derrubada de Jerusalém e sua vinda, quando então, fazendo devidamente uso de seus atributos Divinos, passou a conhecer todas as coisas, às quais revelou à João no livro de Apocalipse.

Que Jesus também não sabia de quando se daria sua vinda, isto é confirmado através da própria bíblia, entretanto, Jesus soube fazer bem a separação entre os dois eventos tratados, pois sabia que não seriam no mesmo tempo, isto Ele sabia, confirmado também pelos discípulos que também entenderam que haveria primeiro a invasão da cidade e tão somente depois a vinda do Filho do Homem. Embora também não tivessem idéia sobre quando se daria a volta de Jesus, sabiam que a destruição de Jerusalém viria naquela geração. Quanto à volta de Jesus, só Deus sabia.

Informações extras:
Equívoco de Jesus?

(Sr. Adventista)

6 comentários:

  1. Está querendo "tampar" o Sol com a peneira Sr.Adventista ?

    Já que quer colocar um Tema para ser analisado, deveria colocá-lo na "Íntegra"; e não querer impor a tua opinião particular, utilizando como base apenas dois ou três versos isolados; e ainda, fora de Contexto, para favorecer a tua idéia, bem como essa "Interpretação Distorcida".

    Saiba que existem muitas pessoas que possuem uma Bíblica, e sabem muito bém fazer uma análise correta e honesta de um texto; seja ela Bíblica ou não. Mas, não desta forma "Omissa e tendenciosa" e sem sentido que você acaba de fazer. Você simplesmente "Distorceu" todo o Contexto evitando que a Verdade vem a Tona. Além de citar passagens de Daniel que não tem absolutamente "nada a ver" com o assunto.

    Dissimulação pouca, é bobagem, não é?

    ResponderExcluir
  2. Para mim o tema abordado foi muito esclarecedor. Obrigada por compartilhar isso conosco ajudando a sanar muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo Joel! Distorção de algo que está claro e provando uma falsa profecia.
    Esse texto é perfeito para entender outros trechos:
    http://ceticismo.net/religiao/jesus-nao-voltara/

    ResponderExcluir
  4. Entendo então que, com sua afirmação sr. adventista, ainda existem alguns dos apóstolos vivos.pois em Mt16;28 Jesus afirma - Garanto-lhes que alguns dos que aqui se acham não experimentarão a morte antes de verem o Filho do homem vindo em seu Reino".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, irmão Samuel, não com minha afirmação!

      Basta ler os versos seguintes para saber ao que Cristo se referia em Mateus 16:28:

      "Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
      E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
      E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele." (Mateus 17:1-3)

      Os apóstolos tiveram um vislumbre de Cristo na glória do Seu reino, junto a Moisés e Elias. Ali estava Elias que foi levado sem passar pela morte e Moisés que passou pela morte e que demonstram em si o resultado do reino que Cristo nos está preparando.

      Um abraço.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.