quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O sábado no gênesis seria cerimonial?

Olá Portalebd, se o sábado é cerimonial, por que Deus o abençoou e santificou no Éden, antes de existir o pecado e por consequência o cerimonialismo? Se o sábado foi um dia comum onde Deus apenas cessou de criar, por que Deus abençoou e santificou este dia? Por que Cristo disse que o sábado foi feito por causa do homem? Sendo que Adão e Eva não teriam coisa alguma com o sábado? E por que Deus descansou no sábado? E por que Paulo cita também este descanso no sábado, como exemplo do descanso no Senhor em todos os dias? E por que o sábado seria cerimonial sendo que, em Êxodo 20, a lei diz que o sábado deve ser lembrado porque Deus criou o mundo e então descansou no sétimo dia? E se o sábado é cerimonial e não um princípio que vem desde a criação, por que a Bíblia diz que o sétimo dia lá da criação, é este sábado de descanso? A lei de cunho cerimonial, dada a moisés, consta desde a época de Adão e Eva? A lei cerimonial proveio da Criação? Antes da entrada do pecado já se sacrificava cordeirinhos? DESTE MODO: Afirmar que o sábado descrito no gênesis, abençoado e santificado, ou seja, tornado santo, era cerimonial, vai contra todo ensino teológico que temos. Jesus diz que o sábado foi feito por causa do homem, remetendo aos eventos da Criação no gênesis. Demonstrando de que o sábado foi dado ao homem assim como todo o resto da criação. Não foi algo criado depois. Assim, o sábado procede desde a criação e não há como negar. Não há como dizer de que o sábado passou a existir somente ali junto a Moisés. O mandamento do sábado diz quando ele foi criado: "Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." (Êxodo 20:11) Então não há como negar! O sábado é algo que procede desde a criação. Tanto que este dia foi colocado entre os 10 mandamentos que igualmente são princípios universais. O sábado foi dado à humanidade, junto às demais coisas criadas no Éden. E não há como dizer de que Deus fez o sábado para si mesmo, para descansar, porque a Bíblia diz que Deus não se cansa nem se fadiga e Cristo, repito, disse claramente de que o sábado foi feito por causa do homem assim como o resto da criação. E toda a Bíblia, inclusive Paulo, demonstra que Deus descansou ali para dar exemplo e usa este exemplo, repito, como exemplo do descanso no Senhor em todos os dias, coisa que nenhum irmão evangélico nega. Cristo também deu exemplo descansando no sábado e a Bíblia mostra cristãos, incluindo Paulo em solo gentio guardando o sábado, mesmo após a morte de Cristo na cruz. Sendo o mesmo Paulo que nos falou acerca da passagem das coisas cerimoniais, de sua sombra para o seu cumprimento. E olha como era o dia comum incluindo dos gentios, na época de Paulo e que ficou definido inclusive no primeiro concílio em Atos: "Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas." Atos 15:21 Cristo também profetizou que 40 anos depois de Sua morte, Cristãos continuariam guardando o sábado, conforme Mateus 24:20. Agora, o domingo sim, não encontra base nas Escrituras e seria interessante o irmão se atentar a isto! Um pouco mais acerca do sábado e do domingo: https://www.youtube.com/user/lsquadros1/videos Um abraço, que Deus te abençoe.

2 comentários:

  1. Violar o sábado é anular aquilo que
    o próprio DEUS guardou,santificou e abençoou...o Sábado é o único mandamento que revela a DEUS como o criador .

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.