sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Celestial War between Jesus and Satan



Clique no ícone ao lado de vimeo (abaixo do vídeo) para ver em tela maior

162 comentários:

  1. O filme não passa de uma grande fantasia fazendo o Homem sentir-se mais do que nunca inseguro quanto ao seu lugar no universo podendo ser um joguete nas mãos de Satanás. O ser humano passa a ter pavor de tudo pois não sabe se este ser diabólico não lhe estenderá uma armadilha a cada gole que bebe, a cada garfada que come, a cada objeto que contempla, a cada sentimento que nutre, além de que passa incessantemente a observar o comportamento dos outros e a condená-los por seguirem a Satanás. Ai do café com leite...ai do copinho anual de vinho ao almoço, ai do passinho de dança, ai do filme no cinema, ai do filme na televisão, ai da peça de teatro, ai do jogo de computador... não invalidando que há mesmo coisas péssimas em gosto e valores morais. Mas tudo o que é simples vai-se tornar motivo de desconfiança.
    O mais engraçado, porém, é que David nunca foi tentado por este ser maligno muito divulgado no Novo Testamento. Pecou quando atraiu Urias à morte mas a responsabilidade deste ato foi-lhe imputada por Deus. Natan diz-lhe:O Senhor perdoou o teu pecado. Não morrerás. Todavia, como ofendeste gravemente o Senhor com a ação que fizeste, morrerá certamente o filho que te nasceu.
    Amnon violou Tamar mas não se recorre à figura de Satanás para justificar esta má ação. O violador é morto por seu irmão Absalão mas são tudo tragédias familiares. A serpente esteve muda durante vários séculos até surgir na narrativa de Génesis.
    Por acaso, percepciono que a violação já era um ato grave mas David, apesar de ter ficado furioso, nada fez para castigar Amnon. Este ficou livre que nem um passarinho até Absalão decidir fazer o papel de vingador. A impunidade dos homens era muito comum naquele tempo em relação aos crimes cometidos contra as mulheres. E a moral ainda era pior que a do nosso tempo pois se a violação era um ato infame o casamento entre irmãos limpava a mancha. Assim diz Tamar:Melhor será que fales ao rei; ele não recusará entregar-me a ti.
    Já me estou a desviar do assunto; espelhar num ser mitológico as características humanas nada mais natural mas considerar que este é um ser real e espiritual que anda à solta na Terra porque Deus o afastou dos céus é seguir uma tradição que era propriedade exclusiva da igreja católica. É de notar que nas missas já praticamente não se dá ênfase a esta figura. Mas o adventismo com requintes de malvadez faz ressuscitar à viva força este figurão assustador para melhor prender os membros à teia.

    ResponderExcluir
  2. As citações de Isaías e Ezequiel para comprovar que se referem a Lucífer são enganosas como muito bem alertou o sr.Joel há tempos. Reli novamente esses versículos e não consigo mudar em nada a minha opinião, aliás advertida pelo Joel. Até na bíblia católica dos franciscanos capuchinhos o rei de Tiro não é comparado a Lucífer mas a Adão porque era como se ele estivesse no Éden quando era senhor de todas aquelas riquezas.
    Não percebo como é que o sr.adventista ainda partilha dessas ideias depois de ter lido os esclarecimentos do sr.Joel e tê-los comparado com o que diz a bíblia. Uma coisa é estar zangado com ele e outra é interpretar os versículos. Mau grado o nosso orgulho temos que dar a mão à palmatória. Não pense contudo que eu partilho da crença do sr.Joel no Deus dos Exércitos, isso não, sou muito sentimental, gosto muito do Novo Testamento mas também consigo ver quando os próprios apóstolos forçam a interpretação do Velho Testamento para provar que os acontecimentos da sua época eram o resultado de profecias. Nada mais normal, a cabeça deles também deveria estar um caos.

    ResponderExcluir
  3. A serpente não era Satanás pois na bíblia diz: «a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus fizera;».
    Deus, quando castiga a serpente, não a identifica com nenhum anjo malévolo mas como um animal que rastejará sobre o seu ventre e alimentar-se-à de terra todos os dias da sua vida.Esta última afirmação não corresponde à verdade pois as minhocas é que se alimentam de terra.
    Este relato é puramente fictício mas de teor psicológico e filosófico e deve ser analisado com muito cuidado. A bíblia dos capuchinhos diz assim:«A serpente é mais um artifício literário que o narrador usa, ao serviço da sua teologia narrativa: ver tudo em Deus e Deus em tudo, como origem de tudo.»
    O adventismo acabou de entrar na idade das trevas, a meu ver. É uma vergonha, no estádio de evolução em que nós estamos, apresentar ideias marginais que nada contribuem para a edificação do ser humano, para a sua valorização e para a procura de Deus. Eu sou ateia nalguns dias da semana, querendo com isto dizer que tenho dúvidas, mas será que me aproximarei mais de Deus se acreditar num conflito entre seres espaciais que dominam um mundo invisível?

    ResponderExcluir
  4. Bom, estamos perante um filme de ficção científica para adolescentes. O senhor que fala dá umas explicações que parecem verídicas a quem não analisa bem a bíblia, a quem não lê para além da bíblia. Imitando o Joel, «aos incautos».
    Acredito nos seres que nasceram e morreram no planeta Terra. Esses poderão estar do outro lado do véu depois de passarem pelos sofrimentos inerentes a este mundo. É somente uma hipótese; Jesus poderá lá estar e quando nós «voarmos» também o iremos encontrar.

    ResponderExcluir
  5. Jesus é representado com uma coroa na cabeça, de barba e bigode mas Deus e o Espírito Santo nem sequer aparecem. O realizador do filme nem tem noção de como os devia representar, então opta pela omissão.Além disso, seria motivo de controvérsia representá-los de uma determinada maneira. Jesus é mais fácil. De acordo com as mais antigas pinturas conhecidas Jesus está assim na nossa memória. Pinturas essas que se basearam no Santo Sudário, quero crer. Representar o Diabo nem sequer é problema.Alguém ficará escandalizado com aquelas penas de cisne? E contudo, há alguma descrição deste ser atraente e orgulhoso?

    ResponderExcluir
  6. No Apocalipse, o Dragão, a Serpente antiga, era o Diabo ou Satanás.Ou era dragão ou era serpente. Alguém me elucida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sra. Maria Gonçalves sempre tem colocado os seus argumentos de maneira bém coerente; mais agora, parece ter se superado tanto na argumentação como na extensão dos comentários.

      O interessante, é que eu ía questionar exatamente isto que foi bém observado por você, sra. Maria. É verdade, cadê o 2º e o 3º seres Divinos para formar a suposta Trindade ?! Não dizem que são três pessoas, então porque esta omissão ?

      Por outro lado: Esta idéia Adventista equivale a "quebrar" o 2º Mandamento das Tábuas da Lei, que proíbe até mesmo fazer alguma "semelhança" do que há em cima nos Céus. Êx. 20.
      Veja o que diz Deut. cap. 4 (vs15) "Guardai pois com diligência a vossa alma, pois SEMELHANÇA nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus falou convosco em Horebe..."
      (vs16) "Para que não vos corrompais e vos façais alguma escultura, SEMELHANÇA de imagem, figura de macho ou de fêmea."

      O curioso, é que demonstram defender tanto a Lei de Deus, mas quando é para apresentar essas idéias Mirabolantes, e conduzir os "desavisados" pelo artifício do medo, então abre-se exceções para, como você bém colocou, apresentar aos seguidores um filme de natureza completamente "Ficcional", e fruto de uma Imaginação fértil porém "retrógrada", e que absolutamente não trás em seu conteúdo nem mesmo um "resquício" da verdade Escriturística. Principalmente, no que diz respeito a Isaías 14 e Ezeq. 28.

      E como você mesmo disse: "É uma vergonha".
      E o apresentador (pastor ?) ainda tem a coragem de afirmar que é "a Bíblia que diz" que o nome desse suposto "Anjo Rebelde" era Lúcifer. Será mesmo que é a Bíblia que diz isso ? Ou será que ele não está a utilizar a Versão do Padre Jerônimo (Tradução Latina) quando tratava da "Parábola" do julgamento e queda de Nabucodonosor ? Onde está esse "nome" nas Bíblias que usamos ?

      Ademais, nome de Anjos são de acordo com as Escrituras Originais (A.T), ou seja, HEBRAICOS, mas jamais nome Latino.
      -Lúcifer, não é nome e sim uma junção de duas palavras latinas LUX e FERO; que significa Portar Luz. E que foi uma METÁFORA que o Profeta utilizou para descrever o "Brilhantismo" de Nabucodonosor, embora o seu orgulho o tenha corrompido. E nada mais.

      Excluir
    2. Olá, Joel. Quando vi o vídeo, lembrei-me logo de si. Sabe que eu e você temos pontos divergentes mas neste assunto temos as mesmas ideias porque você conseguiu comprovar biblicamente que a existência do diabo é impossível. A maldade existe, infelizmente, mas é por causa dos sentimentos negativos que o homem transporta consigo. Há também as doenças mentais. É uma pena não podermos viver sem medo neste mundo em que as pessoas parecem mais predadores do que os próprios animais.Crimes e mais crimes assolam os noticiários e os jornais. Tudo isto nos faz arrepiar. E, como isso não bastasse, vêm as igrejas dizer-nos que a origem do mal surgiu no espaço, num determinado mundo espiritual. Eu gostava era de saber que armas utilizaram os seres espirituais e para quê se eles não podiam ser mortos. Como se defendiam os anjos bons dos maus antes da expulsão destes do Céu? Parece um filme surrealista tal como um quadro de Dali.

      Excluir
    3. Eu, não vou tecer nenhum comentário mais detalhado sobre esse assunto, porque é um tema que já está pra lá de saturado. E só não compreende o real significado (Interpretação) que está no textos Bíblicos, quem realmente continua prezo à MITOS. Talvez, porque se sentem atraídos pela "beleza Magnífica" nesse tipo de "conto"; principalmente com esse "Vozeirão" colocado ao "fundo" para impressionar.

      E como você bem colocou, esses "Exegetas" que estão levando as pessoas a crerem nisso como se fosse alguma verdade, não estão fazendo outra coisa, a não ser levando-as de volta à "Idade das trevas". Aliás, não é que estão voltando já que permanecem lá; mas a verdade é que não querem abandonar suas primeiras "catequeses".

      Este filme não serve nem para adolescentes, quanto mais para "Adultos na fé".

      Bém, pra quem não sabe, todas as expressões que exalta a beleza e formosura do tal Ser, podem ser encontrados nos escritos da Dona White. São dela os "elogios" de que ele era um Anjo belo, magnífico e mais este montão de Adjetivos mencionados pelo Apresentar.

      Quanto ao texto de Apocalipse 12, há uma patente confusão do autor em relação
      ao Diabo e Satã. Diabo é um conceito Grego diferente do conceito Judaico de Satã; pois Satã significa Inibidor, Opositor ou Acusador (mas no sentido de ser um Promotor Celestial) a exigir o perfeito cumprimento das Leis de DEUS, e não um suposto "Arqui-inimigo" nem do homem, quanto mais de DEUS !

      Tomando como exemplo a passagem de Zac. 3:1-10, sobre a "Visão" do Profeta expondo a situação do Sumo-Sacerdote Josué; não se vê alí de forma alguma um Satã "Adversário" de DEUS, muito pelo contrário; o que se percebe claramente, é um Anjo "cooperador" exigindo que as Leis do Eterno sejam cumpridas. Assim, como no livro de Jó também não vemos um Satã expulso do Céu, mas sim um Ser com toda a liberdade de comparecer à presença do Altíssimo e ainda com liberdade de sugerir a DEUS uma prova para o fiel Jó.

      Em relação à Serpente ser também denominada de Dragão e Diabo pelo autor do Apocalipse, soa um tanto estranho; pois se Deus revelou a Moisés, tantos pormenores da criação bem como sobre a queda do homem; obviamente, teria revelado o que "supostamente" estaria por detrás daquela desobediência. Nenhum profeta do "A.T", sequer fez menção de ser o Satã que falou através da Serpente. E muitos menos ainda, que aquela Serpente era um Dragão ou vice versa.

      O "Novo Testamento" está cheio de referências tirado de livros apócrifos, a exemplo de Judas vs "9" (a disputa de Miguel e Satã pelo corpo de Moisés), e II Pedro 2:4, que fala sobre "uns certos Anjos" que DEUS os teria lançado no Inferno/Abismo para serem julgados em um Juízo vindouro.

      E Apocalipse não é diferente. Porque se não existe nenhuma base lá na origem (raíz) do assunto ÉDEN, só pode ser algo "plagiado" de Mitologias e inserido no texto para corrobora com as suas crenças.

      E a maioria dos Teólogos mais esclarecidos e conscientes sabem e admitem isto. Outros preferem a omissão; e ainda há aqueles que não querem opinar.

      Excluir
  7. Sr.adventista, 29.13 de Jeremias é uma frase bonita e eu gosto dela. Mas não me pode explicar aquela pergunta sobre o dragão ser a serpente antiga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dragão e antiga serpente, representam uma mesma pessoa.
      Diabo e satanás também representam uma mesma pessoa.
      Dragão e Diabo, são também a mesma pessoa.

      Todos estes são o que era chamado de portador da luz e o sedutor de todo o mundo.

      "E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos."

      Excluir
  8. Para não contaminar o céu, Deus decidiu que Satanás contaminaria a Terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus deu livre arbítrio para que o homem permitisse ou não a entrada do conhecimento sobre o mal no mundo.

      Deus decidiu que o homem escolheria. A escolha entretanto foi feita pelo homem.

      Satanás estava no mundo mas não entrava no jardim, tanto que teve que hipnotizar uma serpente, a glória de Deus os protegia, mas a glória de Deus só chegava até os limites daquela árvore, à qual Eva foi advertida para não se aproximar.

      Deus não pode ser ditador, Ele tão somente pode restringir a atuação do homem através de suas leis. Obedecê-las ou não, isto já depende das criaturas.

      Deus negou ao homem o conhecimento sobre o bem e o mal, mas ao homem, feito à sua imagem e semelhança e com livre arbítrio, foi dada uma única oportunidade de escolher.

      De minha parte, penso que Adão e Eva jamais comeriam daquele fruto, entretanto, satanás se aproveitou da oportunidade e enganou a Adão e Eva. Ao comerem do fruto, Adão e Eva consumaram a sua decisão e passou da condição que naturalmente os impossibilitava de pecar para acondição que temos hoje.

      A única liberdade que Deus não dava à suas criaturas era a liberdade de pecar. Mas através de satánas, por mistérios que ainda não conhecemos, o pecado entrou nesta existência e também por meio de Adão e Eva, entrou no mundo.

      O pecado sempre existiu, mas em SEU mundo e em SUAS criações Deus estabeleceu leis, morais e físicas que excluíam a realidade do pecado.

      Mas havia uma porta no livre arbítrio, que sempre estaria fechada conquanto as criatruas andassem em suas leis. Satanás se permitiu abrir esta porta, quando passou a alimentar seus desejos de cobiça, o anjo prodígio de luz, buscando se igualar a Deus, passou a buscar este algo que ele mesmo não conhecia.

      O livre arbítrio é algo muito perigoso, pois quanto mais poder se dá à uma criatura, mais propensa se torna a descobrir o mal.

      Deus é onipotente, portanto sempre conheceu o mal e já sabia o qual terrível é esta realidade. É também o único capaz de resisti-lo, porque Deus odeia com todas as suas forças qualquer forma de mal.

      Satanás conferiu a si mesmo um poder que não lhe foi dado, aos poucos foi aumentando seu poder e posição diante dos demais anjos, um poder que extrapolou sua capacidade de controle. Satanás se viu controlado então por sua própria sede de poder.

      Quanto mais aumentava seu poder e vaidade, satanás se aproximava do conhecimento do mal, chegando ao nível perigoso. Deus o advertiu por incontáveis vezes, mas satanás não queria se privar de tal poder, então insistiu até que conheceu o mal.

      (...)

      Excluir
    2. Deus o advertiu por incontáveis vezes...Então, sr.adventista, mostre lá os vários versículos que se referem a essas advertências. Sou como S. Tomé, ver para crer.
      Satanás hipnotizou uma serpente, muito bem. Está nas escrituras de forma camuflada. O sr.adventista interpreta tudo literalmente mas desta vez foi ousado.

      Excluir
    3. Tornou-se o dragão e tratou de debilitar as nações que Deus havia criado, espalhando seu conhecimento sobre o mal, pelos mesmos meios que possibilitou que ele o conhecesse.

      Deus não impediu que satanás compartilhasse deste novo conhecimento com os anjos, nem com outros mundos, em verdade, permitiu a possibilidade de cada um escolher.

      Uma terça parte dos anjos escolheram o mau e a quebra da ordem estabelecida por Deus. Satanás tentou a outros mundos onde também há filhos de Deus, mas em nenhum deles encontrou abrigo.

      A terra era sem forma e vazia quando satanás foi expulso do céu. Deus então fez ali a sua obra prima, criando um ser feito à sua imagem e semelhança, inclusive com a capacidade de procriar à suas próprias imagens e semelhança, algo que não existia no universo.

      Este novo mundo chamou a atenção das criaturas de Deus e ajudou a acalmar os ânimos da rebelião que havia ocorrido no céu.

      O homem porém foi protegido da tentação de satanás e jamais poderiam ser tentados conquanto não se aproximassem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Conhecer o mal implicava em escolher o mal, porque as criaturas de Deus eram impotentes contra o mal.

      A árvore significava uma escolha entre o bem e o mal, porém satanás interferiu, à favor do mal, quando enganou a Eva. Mas Deus também já havia interferido à favor do bem, quando os advertiu pra não se aproximarem daquela árvore.

      Deus nao impediu que satanás disputasse o coração dos homens e também não impediu que o homem pudesse escolher o mal. Deus não obrigou o homem a amá-lo, mas permitiu que eles escolhessem.

      O homem porém escolheu desconfiar de Deus, assim como foi feito pela terça parte dos anjos.

      A intenção de Deus era de que suas criaturas tivessem completa liberdade de escolha entre o bem e a vida eterna, ou o mal e a morte.

      Deus não poderia obrigar criaturas insatisfeitas a viver eternamente fazendo a SUA vontade, porque Deus não é um ditador, ELE quer um reino de amor.

      Mas também não poderia ser conivente com o pecado, permitindo um mundo eterno onde as criaturas insatisfeitas pudessem viver eternamente praticando o mal e continuadamente tentando corromper as demais criaturas que Deus criou.

      Deus também não poderia destruir imediatamente todas as criaturas que escolheram o lado do mal, porque as criaturas do lado do bem então passariam a temer aquele Deus e seu reino de amor se tornaria um reino de temor.

      (...)

      Excluir
    4. Obedeceriam a Deus não por admiração ou gratidão, mas uma boa parte, insatisfeita, o obedeceria, por medo.

      Deus permitiu que o mal amadurecesse no universo para que mostrasse a sua verdadeira aparência. Infelizmente a raça humana caiu e passou a fazer parte destes acontecimentos e mais do que isto, se tornou o centro dos acontecimentos.

      O mundo que antes estava protegido do pecado, cuja escolha estava limitada à uma porta colocada no centro do jardim, cuja chave estava nas mãos de Adão e Eva.

      O homem teria apenas que resistir àquela prova, então estaríamos livres da ameaça do pecado para sempre, com a certeza de que fizemos a escolha de estar com Deus sem ter sido obrigados.

      Isto pesaria em toda aquela situação, mas ocorreu justamente o contrário.

      Como se as coisas não pudessem ficar piores para a ordem estabelecida por Deus, as próprias criaturas feitas à sua imagem e semelhança escolheram o pecado.

      Deus então decidiu ELE mesmo entrar naquela briga, naquela guerra, e disputar com satanás o coração de suas criaturas. Por SEU poder, claro que Deus venceria, mas a disputa era em um nível racional. Deus tinha que reconquistar suas criaturas através da razão e do amor e nunca da força.

      E Deus deixou seu trono, se vestiu de carne e foi para a frente de batalha, receber todas as flechadas e todas as lanças, encarnado na mais frágil criatura, a de carne.

      Ninguém esperava que Deus se oferecesse para dar a sua própria vida para resgatar a mais miserável de suas criaturas e sofrer por amor, toda a humilhação e castigo que lhes estavam reservados.

      Ninguém nunca viu um rei de qualquer reino, deixar o trono de seu palácio e a sua coroa, para se jogar na frente de lanças que ameaçavam as mais humildes das criaturas de seu reino. Que rei faria tal coisa?

      Mas Deus mostrou que era Pai, e que amava suas criaturas mais do que tudo e não se importou de dar a si mesmo em resgate por suas criaturas.

      Um Deus capaz de dar SUA própria vida pelo resgate de uma de suas criaturas, mesmo a mais pecaminosa? Que é este, que não faz uso de condições e que se entrega incondicionalmente?

      Com a morte da Divindade Filho, ficou impresso em todo o universo:

      Deus ama SUAS criaturas e se importa com elas. Deus é capaz de dar a própria vida, pelas criaturas que ELE criou. Não há Rei mais justo, nem rei mais misericordioso, nem rei mais bondoso que possa existir, senão o Deus que traz para si, os castigos que eram reservados para suas criaturas, por transgressão das leis que ELE próprio criou.

      (...)

      Excluir
    5. Um Rei que dá TOTAL e irrestrita liberdade para suas criaturas e que não teme o mal porque está sempre disposto a pagar o preço, para garantir a liberdade de escolha de SUAS criaturas.

      Não haveria como existir um Deus mais perfeito em amor, liberdade e principalmente em misericórdio, disposto a tomar sobre si os castigos destinados à SUAS criaturas, pela transgressão de sua vontade.

      Que juiz neste mundo se disporia a tomar o lugar do filho que transgrediu a lei, se cobrir de vergonha e pagar a pena no lugar de seu filho? E ser recebido na prisão por aqueles bandidos que ELE mesmo condenou e sofrer toda sorte de tortura e humilhação e ter uma morte dolorosa?

      Este é o Deus que governa este universo, um Deus em quem podemos confiar totalmente, porque nunca nos abandona. A única maneira de nos perdermos é abandoná-lo e rejeitá-lo, fazendo uso do nosso livre arbítrio,onde Deus em sua justiça é obrigado a respeitar.

      Assim, estimada amiga Maria Gonçalves, fazendo uso de meu livre arbítrio eu provavelmente não concordaria em seguir um outro Deus diferente daquele Justo e rigoroso quanto ao que é certo do Antigo Testamento e ao mesmo tempo Compassivo e Amoroso quanto aquele do Novo Testamento.

      Um Deus que como juiz não hesita em aplicar os castigos e a pena de morte e como Pai se dipõe a tomar pelo filho estes mesmos castigos e esta pena de morte.

      De tudo temos apenas que fazer uso de nosso livre arbítrio e fazer nossas escolhas, entre aceitar o favor do Senhor por nós, ou mais uma vez rejeitá-lo. Entre aceitar a oferta generosa de Deus como Pai, ou enfrentarmos as duras penas impostas por ELE como juiz.

      Aceitamos o amor de Deus e o amamos, ou rejeitamos este amor de Deus e o ignoramos. Por amor escolhemos a quem seguir, a Deus ou a Satanás. Ao mundo de justiça e perfeição sem dor nem pecados ou ao mundo de satanás cheio de prazeres da carne, orgulho, vaidade, cobiça, ganância, exaltação dos forte e subjugação dos mais fracos. E favor dos mais favorecidos e desfavor dos menos favorecidos. Do mundo de justiça ou do mundo de injustiça. Do mundo onde reina o amor, ou do mundo onde reina o rancor.

      Hoje se inverteu, estamos no mundo que pertence ao príncipe das trevas, satanás, mas uma porta de retorno ao paraíso nos foi dada, que é a porta da graça, escolhemos em nos aproximar da cruz e tomar da carne e do sangue de Cristo, ou rejeitá-lo, caminhando para o fim juntamente com este mundo.

      Mas seria uma pena, que tão grande sacrifício provido por Deus para que SUAS criaturas pudessem ser resgatadas fosse em vão em sua vida. A coisa que Deus mais quer é passar a eternidade contigo e mostrar todas as maravilhas que ELE tem preparado para aqueles que o amam.

      Excluir
  9. Bem, com todo o respeito irmã Maria Gonçalves,desculpe-me por adentrar no assunto dessa forma.

    Mas, permissão nem sempre significa aceitação.

    Gentilmente:

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra questão irmã Maria Gonçalves, muito me admira ver a irmã concordar com essa interpretação descabida de que o DIFAMADOR o ACUSADOR esse OPOSITOR que levanta demanda com acusações falsas e tendenciosas contra Deus e todos os seus filhos, esse ser grandioso e astuto muito bem representado pela simbologia de um DRAGÃO. A irmã dizer que esse ser não existe, e pior dizer que a maldade é algo exclusivo do ser humano, me perdoe querida irmã, mas, vejo que a irmã está indo longe demais bem longe do que a bíblia realmente ensina.

      Se a irmã quer ver realmente os equívocos de tal interpretação estarei aqui à disposição.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    2. Obrigada, Gênes, pelo seu cuidado. Pode começar a doutrinar-me, eu realmente tenho falta de algo consistente na minha vida. Mas, Deus, se existir, é tão superior a tudo que nem vale a pena lembrarmo-nos que Satanás anda de volta de nós. Basta focarmo-nos na divindade suprema e na sua extrema bondade.Mas faça um resumo da intervenção de Satanás começando pelo A.T. Com versículos.

      Excluir
    3. Bem irmã Maria Gonçalves, percebo por suas palavras que a irmã já foi doutrinada, mas, se ainda tem falta de algo consistente em sua vida isso demostra que tal doutrina que recebeste é algo inconsistente.

      Agora com relação á Deus, ele para mim é um ser real e não mitológico, concordo que Deus sempre tem que ser o nosso foco, e como a irmã bem disse o seu inimigo, ou seja, o seu opositor Satanás anda ao redor de nós, pois o seu tempo está muito curto.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    4. Sr. Gênes, eu tenho consciência que a conversa é entre vc e a sr. Maria Gonçalves; mas, permita-me lembrar a você, que a Sra.Maria não exigiu muito sobre o assunto em discussão. Ela pediu apenas, que você "faça um resumo da intervenção de Satanás começando pelo A.T. Com versículos."

      Isto é, ela está fazendo um pedido ao meu ver, bém simplista, que não está nem um pouco fora do posicionamento da Igreja Adventista sobre este assunto.

      Eu só quero ver, aonde nas Escrituras (A.T) está figurado de forma "clara" um tal Anjo caído. Ou melhor ainda, poderiam citar o texto na "íntegra" (Livro, Cap. e Versículo), onde há uma referência irrefutável sobre um "Ex-Anjo de Deus" que outrora chamava-se LÚCIFER; e que agora se opõe a ELE ?

      E mais, gostaria que provasse da mesma maneira, que este suposto "Ser Rebelde", é um DIFAMADOR do próprio DEUS (o seu Criador), como vc afirmou.

      Porque, eu não conheço nenhum texto desse tipo na Bíblia.

      Excluir
    5. Interpretar literalmente o que está em sentido figurado causa desorganizações psicológicas profundas. Por isso, sr. Gênes, repense a sua posição e o seu pensamento religioso. Conserve a mente sã é só o que lhe desejo. A pensar tanto no maligno qualquer dia a igreja adventista abre-lhe um santuário.

      Excluir
    6. E a propósito, eu não fui doutrinada. Acontece que me pareceram certas algumas alegações do sr. Joel. O resto vou eu interpretando à minha maneira com a ajuda de alguns autores não ligados ao fundamentalismo cristão.

      Excluir
    7. Bem Maria Gonçalves, quem deveria repensar o seu pensamento religioso creio eu que seria á vossa pessoa, pois não sou eu quem tem falta de algo consistente.
      Quanto á Ezequiel.

      Para pensar e refletir: “TODA a tipificação do ser chamado QUERUBIM, nos leva a sua origem que é o CÉU”.
      Os querubins na arca da aliança, não remontavam ao éden terrestre, mas, sim as regiões celestiais, pois o tabernáculo como um todo havia sido feito conforme o modelo, modelo este ainda não existente na terra.

      Portanto toda tentativa de tentar remeter esta ilustração apenas ao livro do Gênesis não passa de pura falácia, pois as várias ilustrações aplicadas ao Éden estão à mercê de algo que o antecede.

      Haja vista que a ilustração se aplica ao rei de Tiro, mas á ilustração á ele aplicada nós remonta as regiões celestiais.

      Portanto temos que ter cuidado com as falácias Sra. Maria Gonçalves.
      Depois terei o enorme prazer em analisar juntamente com á irmã o relato em Jó e Zacarias.

      Atenciosamente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    8. Força, sr. Gênes. Eu vou perder no diálogo pois não estudo a bíblia com ninguém ao passo que o querido irmão tem anos de adventismo. Mas pode avançar.

      Excluir
    9. Bem irmã Maria Gonçalves não estou aqui para disputar, esse não é o meu intento.

      Se porventura deixei a entender isso que a irmã me perdoe, mas estou aqui simplesmente para trocar informações bíblicas com á irmã.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    10. Ótimo. Podemos começar a analisar. O irmão primeiro, já que é mais entendido no assunto.

      Excluir
    11. Querida irmã, vamos por parte.
      O que a irmã pensa sobre á explanação feita por mim de Ezequiel 28?

      Gênes Soares.

      Excluir
    12. O sr. escreveu isto, não foi?
      «TODA a tipificação do ser chamado QUERUBIM, nos leva a sua origem que é o CÉU”.
      Os querubins na arca da aliança, não remontavam ao éden terrestre, mas, sim as regiões celestiais, pois o tabernáculo como um todo havia sido feito conforme o modelo, modelo este ainda não existente na terra.

      Portanto toda tentativa de tentar remeter esta ilustração apenas ao livro do Gênesis não passa de pura falácia, pois as várias ilustrações aplicadas ao Éden estão à mercê de algo que o antecede.

      Haja vista que a ilustração se aplica ao rei de Tiro, mas á ilustração á ele aplicada nós remonta as regiões celestiais.»

      Ora, deixe lá ver se eu percebi. Como os querubins existem apenas no céu, logo a referência ao rei de Tiro tem a ver com o que se passou antes de Deus ter criado o jardim do Éden. É assim?
      Mas eu posso chamar o sr. Gênes de «meu anjo da guarda» porque me ajudou a atravessar a estrada sendo eu ceguinha e coxa. O senhor passa a ser um anjo literal? Não. O rei de Tiro só foi comparado a Adão devido à sua perfeição, quando tudo corria bem entre Israel e Tiro. As duas nações foram aliadas, Tiro era uma cidade comercial, as pedras preciosas estavam relacionadas com os produtos que se vendiam e compravam. Aliás, o sr. Joel em tempos fez uma explanação sobre tudo isto. Os querubins eram anjos protetores das cidades e dos reis. Nada mais natural comparar o rei de Tiro a um querumbim mas não a um em especial. Depois, como era hábito naqueles tempos, Tiro foi tomada pelo rei da Babilónia, se não me engano, e o rei sucumbiu.
      A passagem de Ezequiel não está toda ilustrada como se tudo se tivesse passado no Éden. A maior parte das coisas que lá aparecem diziam respeito à atualidade daquele tempo.

      Excluir
    13. O rei de Tiro deve ter cometido uma afronta contra Israel, aliás na bíblia católica diz que Tiro rejubila com o desaparecimento da cidade judaica, Jerusalém, que lhe faz concorrência. Jerusalém também era um importante centro comercial. Quando há traições é assim. Daí, aquelas profecias contra o rei de Tiro e depois a lamentação pois apesar de tudo ter acabado Deus reconhece que o rei de Tiro tinha tido qualidades mas a soberba é que tinha contribuído para a sua queda. É evidente que Ezequiel acreditava que Deus tinha intervido na destruição das nações suas inimigas.

      Excluir
    14. Lamento não utilizar uma linguagem tirada de livros adventistas mas não sou teóloga e preciso de transportar para a linguagem comum a visão extraordinária que os antigos videntes tinham dos acontecimentos guiados pelo espírito profético que era algo que fazia parte de uma cultura muito particular. Mas, como dizia Camões, todo o tempo é composto de mudança. Os nossos profetas agora são os jornalistas que fazem a cobertura das nações em conflito e arriscam a vida.

      Excluir
    15. Bem irmã Maria Gonçalves a questão é simples, a ilustração como já disse se aplica á Tiro, e o fato inegável é que essa ilustração utilizada por mais que remonta a uma questão cultural a mesma tem como base figurativa TAMBÉM á celestial.

      Os seres celestiais não estão totalmente limitados á cultura humana.

      Por isso que por questões obvias tal ilustração em Ezequiel 28 se aplica á eles.

      Para pensar e refletir: A ilustração em Ezequiel não se trata de uma repetição desnecessária.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    16. «A ilustração em Ezequiel não se trata de uma repetição desnecessária.» Isso é um mantra? Utilizo antes da meditação ou depois?

      Excluir
    17. Bem, á própria elegia e suas figuras transcendem uma aplicação tão limitada.
      O problema incide quando se dá apenas uma aplicação local.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    18. Sr. Gênes, se quer que eu o entenda explique-se. A minha afirmação anterior era apenas uma brincadeira.

      Excluir
    19. Sr. Gênes, se continuar por esse caminho que não me parece de análise mas de confusão demito-me de continuar a estudar consigo seja o que for.

      Excluir
    20. Bem á irmã poderia detalhar o que não entendeste e o que lhe estar causando confusão?

      Seria quanto á minha última fala?

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    21. Bem Maria Gonçalves, apenas mostrei de forma clara o vosso equívoco quanto ao resumo do texto em pauta.

      Sinto muito por ter lhe causado esse incômodo, mas um dia ou outro o ser humano se defronta com á realidade dos fatos, e nesse encontro por falta de argumentação muitas das vezes vê necessidade de se retirar e partir por outras áreas que em nada ajuda á própria saúde mental do individuo.

      Gênes Soares.

      Excluir
  10. Então, sra. Maria, eu logo imaginei que você iria se lembrar mesmo de mim quando viu este Vídeo; pelas "controvérsias" geradas em torno deste tema.
    Mas, voltando a esta velha polêmica, já que você tocou num ponto extremamente importante, e que deve ser analisado; então vamos parar um por um momento e refletir sobre esta questão que você levantou, que é justamente sobre as "incoerências" da narrativa de Apocalipse 12, que evidentemente anula a Soberania de DEUS, e O transforma em um Ser "impotente".

    Observe, que após a "suposta" expulsão do tal ser narrado nos versos 7 à 9; veja então que o texto continua dizendo o seguinte:
    - (vs 10) "Então, ouvi grande voz do Céu, proclamando:
    Agora, veio a salvação, o Poder, o Reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos..."
    (vs 12) "Por isso, festejai, o Céus e vós, os que neles habitais.
    Ai da Terra e do mar, pois o Diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta".

    Ou seja, o autor do Apocalipse dá a entender, que o Reino e autoridade de Deus, só foi possível com esta suposta expulsão; querendo ele dizer que o tal ser disputava de igual p/ igual com o Todo-Poderoso sobre as questões Celestiais.
    -Não pode haver absurdo maior !

    Segundo: No verso 12, que é justamente o ponto que você tocou, o autor faz questão de deixar claro que houve um "Alívio" total na esfera Celeste após essa "guerra"; isto é, DEUS e os Anjos teriam ficado "Aliviados" com a vitória nessa Batalha, bém como, pela pseudo "descontaminação" das más ações do "Rebelde."

    Por outro lado, parece que DEUS apenas demostra uma certa "pena" dos moradores deste Planeta, como se não tivesse poder algum para intervir em favor do homem, quando teria dito: "AI DA TERRA... pois o Diabo desceu até vós".

    Além do mais, segundo a "visão" de João, o DEUS Altíssimo sequer teve condições de evitar que o tal Anjo (Dragão) caísse na terra e causasse um prejuízo maior ainda que o primeiro. De acordo com estes escritos, parece que DEUS tirou um "peso" dos Céus e jogou sobre Suas fracas criaturas. É como se Deus estivesse dizendo: "EU lamento, mas não posso livrá-los desse poderoso Maligno que EU mesmo criei". (?!?!)

    Por isto, é que eu sustento, que esses escritos além de serem completamente distintos da Escritura Inspirada por DEUS, também estão "contaminados" com lendas e outras imaginações fantasiosas, oriundas de crenças populares antigas. É uma "mescla" que geram tremendas Contradições; e ainda dão um "nó" na mente daqueles que pretendem chegar à verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joel. Eu só costumo ir ao Apocalipse em raríssimas ocasiões. É um livro de difícil compreensão e por um triz que não foi rejeitado antes de ser inserido na bíblia. Se tivesse sido considerado apócrifo já não havia tantas conclusões dogmáticas a respeito do Diabo.
      Na bíblia católica que tenho em mãos lê-se:«Duas forças antagónicas estão em luta permanente: o Dragão-a possível personificação do império romano, no tempo de Domiciano- e o Cordeiro: Cristo, Cordeiro pascal, é o vencedor de todas as forças do mal.»
      Já é bom saber que os religiosos católicos se deixaram de devaneios e que tentam interpretar a bíblia de uma forma mais racional.

      Excluir
    2. Então devem ter batalhado no céu pois está escrito:

      E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Apocalipse 12:7

      E teremos um problema em achar que seja personificação do império romano, porque está escrito sobre quem é o dragão:

      Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. Apocalipse 20:2

      E de novo:

      E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Apocalipse 12:9

      E teremos problema com as antigas escrituras que também afirma:

      Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! Isaías 14:12

      E sobre este declara:

      Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Ezequiel 28:14

      E sobre onde estava:

      Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

      E novamente repete:

      Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.

      É uma descrição de um reinado que contém uma profecia, isto é inegável:

      "Filho do homem, dirige o teu rosto contra Sidom, e profetiza contra ela,"

      "E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis-me contra ti, ó Sidom, e serei glorificado no meio de ti; e saberão que eu sou o SENHOR, quando nela executar juízos e nela me santificar."

      Foi uma mensagem não dita literalmente, mas em forma profética, porque o profeta foi avisado da atuação daquele mesmo anjo caído sobre aquela nação, bem como vemos em vários outros trechos, onde aparecem sobre a atuação desta criatura maligna na figura de Dragão, Serpente, Diabo e Satanás.

      Isto mostra que mesmo depois de lançado à Terra, Desu continuou mandando seus avisos aos reinos e à Satanás que agia camufladamente através destes reinos.

      E sempre que Deus via que se tratava de um povo arrebanhado e senhorizado por satanás, a coisa engorssava:

      (...)

      Excluir
    3. "Porque enviarei contra ela a peste, e o sangue nas suas ruas, e os traspassados cairão no meio dela, estando a espada contra ela por todos os lados; e saberão que eu sou o Senhor."

      E Deus somente cortava estas nações para proteger o SEU povo e os direitos do SEU povo:

      "E a casa de Israel nunca mais terá espinho que a fira, nem espinho que cause dor, entre os que se acham ao redor deles e que os desprezam; e saberão que eu sou o Senhor DEUS."

      E Deus fazia isto justamente porque aquelas terras foram conquistadas por Deus e entregues para ser do SEU povo:

      "Assim diz o Senhor DEUS: Quando eu congregar a casa de Israel dentre os povos entre os quais estão espalhados, e eu me santificar entre eles, perante os olhos dos gentios, então habitarão na sua terra que dei a meu servo, a Jacó."

      E Ezequiel era um profeta, e profetizava, suas palavras são em um tom realista mas também profético e suas profecias são de duplo sentido, recados indiretos ao ser maligno que continuava a corromper as nações.

      Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que DEBILITAVAS as nações! Isaías 14:12

      Pessoalmente não tenho duvida quanto à ser exatamente isto que tenho lhe mostrado, porque assim é que o Espirito Santo me explicou as escrituras através de meus estudos.

      A interpretação adventista está totalmente condizente com o que encontramos ali. Profecias e revelações proféticas geralmente são de difícil entendimento

      Muitos que se dizem estudiosos, não estudam de fato as escrituras, nem procuram entender a natureza das profecias, nem o real papel dos profetas e sua forma de atuação. Muitos se empedram em suas crenças pessoais e passa a querer defendêlas até o fim de suas vidas. Preferem algo mais simplificado e ao mesmo tempo mais complexo segundo sua própria conveniência. Tratam de dizer ser literal ou figurado, segundo aquilo que apóie ou fira as suas próprias crenças.

      Mas não devemos ter medo de estudar a fundo as escrituras e aceitar tudo que está contido ali, porque no final das contas é A Palavra de Deus, embora escrita no imperfeito sotaque humano.

      Doutrináriamente a bíblia é pefeita e seus princípios, tanto de amor e justiça também. A sua aplicação aqui na terra pode ser imperfeita, mas estas eram originalmente para o céu, onde não havia pecado. Assim embora a aplicação desta lei no contexto do pecado seja complexa, dolorosa e algumas vezes pareçam injustas, sua escência é perfeita.

      Deus não precisa segurar sua mão ao julgar as nações, porque sabe que ele tem a possibilidade ainda de perdoar e se preciso se sacrificar pelos que o ouvem. E quando tudo falhar, pode ainda tirar aqueles sinceros do meio das nações que há de destruir.

      Deus é longânimo, paciente, e manda vários profetas e vários avisos antes de irar-se e cumprir as suas promessas condicionais. Se o povo se humilhar, e se converter de seus caminhos maus e orar, então Deus os ouvirá, e os levantará, sarará a terra e a ferida das nações.

      Quanto àqueles que Deus prometeu destruir caso não se arrependesse, ele se levanta para então os defender e chamá-los de SEU povo, por chamar pelo SEU santo nome.

      Excluir
    4. Na minha bíblia, 14.12 está escrito estrela da manhã, filho da aurora e diz respeito ao rei da Babilónia. Não sei que bíblia usa mas pode dizer-me? Quanto à profecia referente a Sídon, faz parte de um conjunto de profecias quanto ao destino de alguns territórios como o Egito. Primeiro há as profecias e depois há as lamentações. Deus esmaga Tiro, Sídon e o Egito através de Nabucodonosor. Depois da destruição, Deus reconhece a magnificência dessas nações e dos seus reis mas atribui ao orgulho desses seres mortais a sua queda. Nada de Satanás, portanto. Sinceramente, não consigo enxergar as suas ideias na própria bíblia. Talvez por eu não a ler com os olhos da fé, não é, sr.adventista?
      Diga-me lá, sr.adventista, porque não atribui a figura de Satanás ao Faraó? Diz lá que foi orgulhoso da sua altura e fez tocar o cimo nas nuvens do céu e o coração ensorbebeceu-o, etc, etc. Não acha que é muito parecido com o rei de Tiro e com o rei da Babilónia?

      Excluir
    5. Almeida Corrigida e Revisada Fiel.

      Ambas se tratam de provérbios a serem ditos após a derrubada dos reis, mas veja que são profetas diferentes, um é Isaias dizendo:

      "Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
      E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
      Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
      E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
      "
      O outro Ezequiel, procedendo da mesmíssima forma:

      "Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
      Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
      Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
      "
      Portanto não é uma mensagem do profeta, mas sim uma mensagem inspirada vinda de Deus. A Bíblia não fala de alguma vez Deus ter privilegiado tais reis.

      Eram reis ungidos por Deus? Eram perfeitos em seus caminhos desde o dia em que foram criados? Será que estamos tratando dos primeiros homens que foram perfeitos antes de Jesus?

      Se tais reis eram perfeitos em teus caminhos, desde o dia em que foram criados, se foram estabelecidos no monte santo de Deus e se haviam sido coberto de pedras precisosas, o que Deus estaria fazendo tentando recuperar Israel?

      Melhor não seria ter tomado o povo de Tiro, Sidom e Babilônia e ter feito DELES o povo de Deus, uma vez que houve uma época em que eram dignos de elogios?

      E se tal período ocorreu na história de Tais reis, por que não vemos tais acontecimentos narradas na Bíblia?

      Agora veja que estas foram duas lamentações que Deus ordenou que fossem proverbizadas. Os provérbios, são sabedorias que eram passadas de geração para geração, e mais do que isto, foram registradas de forma a não serem esquecidas.

      É claro que Deus não revela abertamente sobre Satanás no antigo testamento, nem poderia ser diferente, pois Cristo deveria ser o protagonista e portanto, deveria ser ELE o primeiro a ser revelado.

      (...)

      Excluir
    6. De modo que não foram os profetas quem revelaram sobre Satanás, mas o profeta maior, Cristo, que revelou quem era de fato o inimigo, tanto de Deus, quanto dos homens, como de Israel.

      E naquela época o verdadeiro caráter de satanás não estava exposto. Ninguém imaginaria que haveria um Anjo de Deus caído atuando por trás de reinos e corrompendo a terra.

      E realmente se trata de fé, amiga Maria Gonçalves, porque quem crê nas palavras de Jesus, não tem a mínima dúvida sobre a identidade oculta presente naquelas profecias em forma de provérbios.

      O próprio livro de Provérbios nos revela muitas coisas acerca de Cristo e detalhes de como seria sua vida. Também notamos que, da mesma forma, Cristo é apresentado de forma não explícita.

      Foi Cristo quem explicou aos seus discípulos o que, acerca dele, se achava nas escrituras. Interessante que encontramos tanto Cristo, como Satanás.

      Cristo como o criador, o guia, a luz de seu povo e Satanás o destruidor, o enganador e as trevas que se espalhava pelo mundo.

      Assim, isoladamente, utilizando somente o AT, teríamos provérbios que não fariam muito sentido e também que não demonstram realmente quem é o Messias e quem é o Inimigo do povo de Israel.

      Veja que Israel tinha um Deus, mas os inimigos de Israel também tinham o seu deus. Não estamos falando de um mero livro que narra as desventuras de um povo, sem nada sobrenatural. Há um personagem chamado Deus em todas as escrituras.

      Agora a amiga não pode esperar que falar sobre um anjo caído seja extraordinário e que falar sobre Deus seja algo comum e fácil de se aceitar.

      Estamos falando de duas forças terrestres, Israel contra Tiro, Sidom e Babilônia. E de duas forças espirituais antagônicas, Deus e aquela serpente que enganou Adão e Eva e traiu a Deus.

      Se satanás é algo sobrenatural para se acreditar, o que diríamos então de Deus?

      E conhecemos a Deus porque todo o AT fala sobre Deus, mas também fala sobre satanás, na figura da Serpente.

      Se não houvesse o episódio da serpente e a profecia de que esta morderia o calcanhar do Messias e que este esmagaria sua cabeça, então não teríamos um parâmetro para crer que tenha havido um outro ser na história além de Deus e o homem envolvidos na história do pecado.

      Agora veja como é lógico:

      No jardim do éden havia uma serpente, e claro que não era uma cobra falante , racional e com intelecto superior ao ser humano. Não era uma cobra que conhecia sobre o bem e o mal, além disso era uma cobra muito mentirosa.

      (...)

      Excluir
    7. É claro que há uma identidade oculta por trás da serpente, um ser mais sábio, mais inteligente e com poderes sobrenaturais que hipnotizou tal animal e a utilizou para seus propósitos.

      Agora a amiga não aceita, porque prefere crer que a narração do gênesis seja simbólica. Aí a coisa desanda, porque se descrermos de uma parte tão importante como a origem do ser humano e desta terra, fica realmente difícil entender o que se passa no restante das escrituras.

      Assim o episódio de Gênesis descreve sim a serpente que é lúcifer, porque em Isaías 14 e Ezequiel 28, há uma descrição exata desta serpente. Veja:

      "Estiveste no Éden, jardim de Deus;"

      E o danado, também teve passagem pelo céu:

      "Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas"

      Agora sendo que este ser por trás da serpente era uma criatura de Deus, obviamente foi criado perfeito, pois Deus não criaria um satanás só para fazer Adão e Eva pecarem e trazerem o pecado ao mundo.

      "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti"

      SE estas descrições estivesse ali no gênesis, então ninguém teria dúvidas de que se trataria mesmo de uma criatura celestial de Deus que se corrompeu, porque as descrições caem como uma luva.

      Agora temos que usar de um pouco de lógica e bom senso para perceber que nos textos de Isaías 14 e Ezequiel28, Deus não poderia estar narrando a história de tais reis.

      Nem mesmo Israel era digna de tal elogio. E mais uma vez digo que se Sidom, Tiro e Babilônia eram tudo isto, melhor teria sido que Deus houvesse atuado nestas nações que já eram perfeitas, ao invés de pegar um povo todo errado quanto Israel.

      Portanto veja que isto não faz a mínima lógica, porque mesmo sendo errado, Israel era a nação mais próxima dos desígnios de Deus do que qualquer outra. Deus atuou preparando caminho para Israel ter prosperidade, para Israel ser perfeita em seus caminhos, para Israel andar sobre as pedras preciosas, para serem estabelecidos na terra que Deus prometeu.

      Mas veja, será que Deus enganou a Israel e estabeleceu antes aqueles reinos de Babilônia, Tiro e Sidom em seu próprio jardim particular e no seu Santo Monte?

      Ué não era Israel? Porque pelo que eu saiba, sem a atuação de Deus, reino algum pode fazer parte do Éden, nem ser digno de estar no Santo monte de Deus, muito menos de ser perfeito em seus caminhos desde o dia em que foi criado, até, um dia porventura, se encontrar iniqüidade neles.

      (...)

      Excluir
    8. É claro que era a mesma entidade que atuava sobre a serpente, atuando agora sobre os reis de Tiro, Sidom e companhia. Usando da mesma tática e fazendo a mesmíssima coisa da qual estava acostumado.

      Nos perguntemos então se depois do episódio de Adão e Eva, o ser por trás da manipulação da serpente, tirou férias! Sumiu?! Capuft!?

      Será que Eva e a serpente viraram inimigas? Ou será que viraram amigas e aproveitaram que a cobra falava para fofocar?

      Amiga Maria Gonçalves, temos que perceber que a Bíblia não explica no Gênesis, o que havia acontecido e o que era aquela serpente.

      Agora veja: Suponha que a amiga não creia na bíblia: Vamos falar em um tom de descrença.

      Toda história tem um protagonista e um arque inimigo. Se a Bíblia fosse apenas uma historinha criada por alguém ou um grupo de pessoas, logicamente, deveria haver um desenrolar de toda a trama.

      É claro que aquele inimigo, que provocou uma reviravolta no Jardim do éden e provocou aquele incidente haveria de aparecer nos capítulos à frente.

      Como em uma novela, há os mocinhos e o bandido, o bandido causa um estrago no início e então age de forma camuflada por toda a história. Surgem conflitos e episódios de disputa entre os mocinhos e o bandido, os mocinhos sofrem até não poderem mais, enquanto o malvado se dá bem e no fim, o bandido tem um fim terrível e trágico, com total certeza de que teve o que merecia.

      Portanto se a miga cresse que a bíblia seria um livro de história, e fábulas, a amiga não teria dúvidas em reconhecer uma mensagem indireta mandada para a serpente, em tom de alforria, pelo bandido ter pedido uma disputa na história.

      Isto demonstra que a amiga Crê na Bíblia, mas não em toda a bíblia.

      Segundo o que a amiga demonstrou, a amiga tem dificuldade em aceitar o relato de gênesis como sendo em quase sua totalidade literal e uma pequena parte profética. Também tem dificuldade em aceitar que aquele poema escrito sobre a vida de Jó também não seja literal.

      Então fica difícil mesmo a amiga crer que Isaías e Ezequiel sejam a descrição do Lúcifer que tentou a Jó e fez misérias em sua vida e também que seja a serpente que tratou de fazer misérias na vida de Adão e Eva.

      Se a amiga não crer, pelas escrituras que há duas forças antagônicas envolvidas nas narrativas, não conseguirá então de fato harmonizar por completo as escrituras e sempre haverá de duvidar.

      (...)

      Excluir
    9. Eu aconselho que a amiga busque crer no relato de Gênesis e no livro de Jó, então nem precisará dos versos de Isaías e de Ezequiel. Saberá que existe um inimigo de Deus aqui na terra.

      Agora, sobre Jesus é mais fácil Crer de que ele Existe, ou para os descrentes, que existiu. Porque a história foi dividida em Antes e Depois Dele, AC e DC.

      Seus ensinamentos continuam, e sobre a sua existência não há como duvidar.

      Veja então que sobre Jesus temos provas de que ELE é real, não há como a amiga duvidar de que Jesus existiu. Então em toda a história do mundo, dentre os que tiveram título de profeta, Jesus é o mais real que temos hoje.

      Então como a amiga pode descrer do Novo Testamento e ao mesmo tempo crer no Antigo Testamento? Como a amiga pode descrer em um profeta que a amiga sabe que existiu e crer em profetas cujos livros só começou a estudar a pouco tempo e que não parece tão real e presente quanto o profeta Jesus?

      Veja então que a amiga não está agindo pela lógica racional, mas sim pela FÉ. Portanto saiba que a amiga tem fé nas Antigas Escrituras e isto é bom.

      Agora não é o caso de a amiga buscar argumentos para rejeitar a figura de Cristo e rejeitar todos os conhecimentos que encontramos no AT sobre satanás. È o caso de a miga buscar a verdade, mesmo que lhe doa, mesmo isto traga conflitos.

      A amiga precisa se permitir crer em TUDO que está escrito no AT e principalmente naquilo que a amiga julga não ser verdade, ou não serem totalmente verdades.

      A amiga precisar encontrar fé para crer nas antigas escrituras integralmente, custe o que custar. Estas escrituras testificam se Jesus é ou não o verdadeiro messias e se TUDO o que ELE disse, inclusive sobre Satanás é verdade ou não.

      Agora se Jesus não for o verdadeiro messias então a amiga poderá crer que a Bíblia falhou, porque dentre os outros milhares que professavam ser o Messias, ele é o único que conseguiu vencer a prova do tempo, da perseguição, do martírio e da descrença.

      Agora veja Israel! Cadê aquele Israel que vencia as batalhas facilmente, guiados pela mão de Deus? Ainda hoje sequer conseguem recuperar Jerusalém. Cadê Deus se manifestando, exterminando os que profanam as coisas sagradas e fazendo todas aquelas manifestações sobrenaturais, de parar o sol, mandar pragas e aquelas coisas do dia-a-dia de Israel que lemos nas escrituras?

      Parceria que depois dos relatos do AT, Deus teria passado uma faca na história e então dito: À partir daqui em diante, ninguém me perceberá, nem ocorrerá coisa alguma daquelas que antes aconteciam, será uma página em branco sem a Minha atuação.

      Mas graças a Deus que não é assim, porque mesmo depois do AT, Deus continuou a se manifestar, a se comunicar e de uma forma ainda mais intensa do que Antes. Lemos toda a seqüência da atuação de Deus no NT, com Deus agora em Carne, pregando e andando entre o SEU povo e sendo rejeitado.

      (...)

      Excluir
    10. Vemos os cristãos sendo martirizados e morto por leões em coliseus, testemunhando de sua fé mesmo diante da morte.

      Vemos os cristãos escapando milagrosamente da cidade de Jerusalém, seguindo os conselhos de Cristo e indo para as montanhas e propagando a mensagem de Deus.

      Vemos um poder se erguendo e matando a milhares, impondo o poder da Besta na Santa Inquisição. Vemos pessoas humildes e inexpressivas, desafiando todo este poder e vencendo, porque Deus estava com ele, na figura de Martinho Lutero.

      Vemos Wycliffe, a idade das trevas onde a bíblia foi queimada, escondida e impossibilitada de ser lida. Vemos cristãos preservando a bíblia, multiplicando, traduzindo, re-copiando e compartilhando por contrabando com o mundo inteiro.

      Vemos um movimento Protestante e de Reforma, milhões aderindo à fé Cristã. Obreiros e missionários saindo a todo o mundo pregando a palavra e ajudando doentes e necessitados.

      Vemos um movimento de reavivamento, religiões de unindo, um profeta verdadeiro se erguendo em nosso tempo e Deus novamente se comunicando através da inspiração e da escrita para todo o mundo.

      Vemos os sinais da volta de Cristo se cumprindo, milagres acontecendo, pessoas se convertendo, pessoas se unindo para estudar as escrituras.

      Amiga Maria Gonçalves, falta-lhe fé, porque a amiga não vive todos estes acontecimentos. Aqui dentro do tornado, o que mais vemos são sinais, milagres, respostas de Deus, manifestações sobrenaturais, o Espírito Santo falando conosco, nos guiando. Jesus se revelando, nos instruindo, nos provando, nos recompensando.

      Quem está dentro do tornado recebe provas diariamente de que Cristo tem a história nas mãos, ELE anda entre nós em espírito e fala conosco em pensamento.

      Ele se revela em nosso sonhos, nos confere visões. Entre nós ELE é tão real e tão comum, quanto o próprio Deus era entre Israel.

      Já dizia o ditado, é preciso Crer parar Ver. A fé é o que possibilita todas estas coisas, e a fé é algo real, que transforma e faz as coisas acontecerem.

      A amiga precisa antes de tudo buscar a fé, e não tema aceitar a verdade quando a encontrar, porque será o seu passaporte para uma vida de fé e esperança e um futuro de felicidade indescritível na eternidade.

      Excluir
    11. O senhor pergunta-me se esses reis eram perfeitos, se eram ungidos do Senhor. Acaso Saúl, David e Salomão eram perfeitos? E não eram ungidos do Senhor?
      Lá porque está a palavra querumbim não quer dizer que fosse um anjo. O rei de Tiro era como um anjo protetor da sua própria cidade, só isso.« Estiveste no Éden» compara o rei a Adão. Ver dualidade de interpretação só mesmo ideias de igrejas oficializadas que têm que apresentar uma doutrina aos seus clientes. Ou seja, mercadoria para vender.
      O sr diz-se guiado pelo Espírito Santo. Tudo bem. Mas a uns, o Espírito aconselha a indagar, a explorar a bíblia, a outros aconselha a frequentar uma igreja, a outros a orarem em cima de um livro, a outros a pedir aos santos católicos, a outros a pensarem nos entes que já morreram dando-lhes uma sensação de que estes ainda os acompanham. Há uma grande variedade de manifestações do Espírito Santo e não nego que o sr. se sinta confortado por essa presença. Mas eu sou um pouco diferente de si com alguns aspetos em comum porque somos da mesma espécie. O meu lugar de nascença foi outro, as minhas vivências também, o que eu sou agora provavelmente difere do homem que o sr. é. O Espírito não fala da mesma maneira a todas as pessoas mas de acordo com as possibilidades que estas têm de o receber. O Espírito não pode falar a um hindu da mesma forma que fala com um cristão. Mas não abandona essas pessoas ou será que estou errada?
      Portanto, o Espírito fala-me e diz-me para eu procurar respostas concretas.

      Excluir
    12. Veja o que a amiga tem me relatado, de que o texto faça comparação do rei com Adão, mas não admite que possa fazer comparação a Lúcifer. A amiga acabou de fazer o que a própria amiga definiu como dualidade de interpretação.

      Agora veja como é claro que as características descritas do rei são mais perfeitamente passíveis de ser comparado à um anjo de Deus, um querubim.

      Agora veja que lúcifer é um anjo, conforme relatado nas próprias antigas escrituras no livro de Jó. Vemos claramente sua atuação no jardim do Éden. Vemo-lo comparecendo diante da presença de Deus e então tentando a Jó.

      É claro que as atitudes Tiro, Sidom e Babilônia estão muito mais para as atitudes de Lúcifer do que Adão e Eva. Porque após o pecado, Adão e Eva se arrependeram e não vemos relatos de que tenham se tornado corruptos como os reis de Tiro e Sidom.

      Veja que na questão de ungido, nem mesmo Deus ordenou que Davi se voltasse contra Saul. Mesmo sendo terrível, Davi obedeceu a vontade de Deus, fugindo e não procurando matar Saul. Quando Davi ouviu que Saul havia sido morto, lamentou, e condenou a morte o mensageiro que lhe falava e que havia mentido dizendo que ele próprio havia dado cabo da vida de Saul.

      Davi então disse que o mensageiro havia sido culpado por sua própria morte, porque de sua própria boca dissera: Matei o ungido de Deus.

      Mas com Tiro e Sidom foi justamente o contrário, Deus ordenou que o povo de Deus se levantasse contra um ungido? Que tipo de ensinamento e exemplo Deus daria fazendo tal coisa?

      Fosse assim Israel teria toda razão em matar inúmeros profetas que lhes eram enviados da parte de Deus.

      A palavra de Deus nos diz que todo reino que se levanta contra si mesmo se destroi. Em se tratando de um Ungido, que se entregou a Deus, ELE não precisa ordenar que outros servos dêem cabo desta pessoa. Porque somente Deus pode tocar em um ungido, com castigos ou até a morte se for da SUA vontade.

      Neste âmbito, pessoas normais, pecadoras, não são incluídas, nem incumbidas à fazer justiça à um ungido.

      Agora creia no texto de Jó e me diga se não há, como Jesus relatou, a existência de um ser maligno que corrompe as nações, um anjo que era da guarda de Deus:

      "Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela."

      Agora a amiga vem me dizer que mesmo com todos aqueles detalhes, o texto não se referia à uma comparação com satanás, mas sim com Adão?

      E veja que SE o Rei de tiro era comparável a Adão, lhe pergunto então, quem corrompeu a Adão? Quem tentou corromper a Jó?

      (...)

      Excluir
    13. Adão era perfeitos em seus caminhos! Ok! Desde o dia em que foi criado! Ok! Quem o corrompeu?

      A amiga precisa entender de que o texto de Jó, mesmo sendo um texto poético, passado de geração a geração e modelado ao estilo de uma encenação, trata-se de um relato real. Culturalmente as pessoas passaram a apresentá-lo ou representá-lo naquele estilo.

      A Bíblia trabalha não apenas com narrativas, mas com textos poéticos, provérbios. O próprio modelo do texto de Jó vemos descrito nos textos que estamos estudando, que são textos proverbiais de lembrança do triunfo de Deus sobre aqueles Reis. Veja que estas mensagens possuem floreios e tal qual o livro de Jó falam um pouco de acontecimentos ocorridos no céu.

      Em tom dramático, sim, mas quem disse que na bíblia não se possa fazer uso de dramas, se isto fazia parte da cultura daquele povo e era uma forma fácil de Deus comunicar suas mensagens para que o povo entenda.

      Agora perceba de que se o relato de Jó não fosse verídico, Deus jamais permitiria que houvesse feito parte da Bíblia, portanto se tal relato se encontra na Bíblia hoje é porque possui o aval de Deus de que corresponde à verdade.

      Deus não inventou um inimigo imaginário chamado satanás, para ilustrar suas bemfeitorias, nosso Deus é Deus, que conseguiu criar todos os órgãos do corpo em seu perfeito lugar, e todas as coisas de nossa mente em seu perfeito juízo.

      Com SUA palavra Deus não seria menos preciso, nem menos cuidadoso.

      Agora veja que se justamente nos textos que falam de satanás a amiga procura abolir é porque tem algo de muito errado, mas não é com a bíblia, mas sim com a própria amiga.

      Por que é preciso considerar o episódio da serpente como uma fábula? Por que é preciso considerar o episódio de Jó como um mito? Por que é preciso negar também os textos de Isaías e Ezequiel? Por que é preciso descrer também em Jesus que nos adverte sobre a existência deste inimigo com todas as letras?

      Veja que não é uma questão de mostrar para a amiga de que Satanás existe inclusive nas antigas escrituras, a questão é de a amiga aceitar o que está escrito. Porque além das evidências temos textos claros como o de Jó que trata de forma explícita sobre este personagem da história.

      Crer que satanás não exista é uma forma que ele utiliza para que aceitemos certas coisas. Porque quando sabemos que satanás é um inimigo real e presente, começamos a nos perguntar se certas práticas não provêm mesmo do maligno, como nos relata as Novas Escrituras.

      Mas a amiga sabe que o que lhe tenho mostrado é a verdade. Bem sabe que um cristão que crê em TODA a bíblia, não duvidando de coisa alguma do que está escrito, não tem como negar a existência deste inimigo batalhando contra os planos de Deus.

      (...)

      Excluir
    14. Toda a bíblia é sobre uma disputa entre dois personagens antagônicos: Jesus, subordinado ao Pai, que criou todas as coisas segundo a SUA palavra, segundo a SUA ordem. E satanás que deseja tomar aquilo que foi criado para si, este mundo.

      Este é o grande conflito entre o bem e o mal, que podemos, por exemplo, ler em detalhes nas centenas de páginas de um dos livros inspirados da profetiza Ellen White.

      Os livros de Ellen White tende a nos convencer a aceitar estas verdades bíblicas, que lutam contra nossas crenças pessoais. A amiga precisa perceber de que nossas verdades pessoais é que estão no engano e que a Bíblia é que é a verdade.

      Quando você lê um livro de Ellen White, você não consegue deixar de acreditar em tudo que ali está escrito, porque esta foi a luz que Jesus deixou para os dias de hoje, para que os homens pudessem se livrar deste mar de enganos e esta sopa doutrinária de reliões e todos juntos retornarem à bíblia e fazer dela sua regra de fé e prática.

      Todos estes detalhes que a amiga me tem questionado, provavelmente encontrará respostas detalhadas no livro "O grande Conflito" embora eu possa dar-lhe um vislumbre segundo o que dizem as escrituras e sua harmonia doutrinária.

      E não duvido das palavras do Dr. Luigi de que seja impossível uma pessoa ler certa coleção de livros e não se tornar um crente. Porque através de um único e fino livro, pude entender e aceitar a verdade.

      Agora em questão de Bíblia, a amiga nunca conseguirá entendê-la completamente, se entre as peças do quebra-cabeça, você descartar algumas para fora. Mesmo a amiga não acreditando, a amiga deve considerá-las e incluí-las no quebra cabeça que está montando. No final quando todos os quebra cabeças estiverem montados, aí sim a amiga poderá aceitar todo o quebra cabeça ou rejeitálo.

      Mas se a amiga for filtrando as revelação, dizendo, isto aqui vale, e isto aqui não vale, samais compreenderá o posicionamento e o doutrinariamente das escrituras.

      Até para se ler o "bhagavad gita" dos indus você precisa assimilar o que lê para poder entendê-lo. Imagine um adventista lendo este livro e descartando, linha a linha do que lê por estar em desconformidade com sua crença? Não entenderia coisa alguma do que está escrito!

      Se você se dispõe a ler, deve estar disposto não a aceitar, mas a COMPREENDER de forma plena os ensinamentos doutrinários de um livro religioso. Se quer rejeitá-lo, tudo bem, você deve fazer isto, mas não deve julgar que quais coisas ali são verdades e quais coisas ali são mentira.

      Porque em se tratando de livros que se dispõe a falar de Deus, não existe meio termo. Ou são totalmente verdades ou não passam de uma mentira.

      Perceba então amiga Maria Gonçalves de que se tirarmos o livro de jó, ou dispensarmos uma parte de gênesis, ou o item doutrinário sobre o inimigo de Deus, já poderemos descartar a Bíblia e não fará sentido algum estudá-lo porque já não seria de fato o livro do Deus que criou este planeta e tudo que há nele.

      (...)

      Excluir
    15. De forma que se a bíblia não for 100% verdade, então se trata do pior livro que um dia houve sobre a terra, porque nenhum livro, influenciou os homens, como este que é a bíblia. No final seria a maior mentira um dia contada na história da humanidade e que teve maior quantidade de pessoas que acreditou.

      Talvez a amiga tema que seja assim, e tema ser mais um iludido por uma mentira. Não sei o que se passa na cabeça da amiga, mas o que posso lhe dizer é que as experiências ali contidas, em minha vida foram 100% reais.

      Existem milhões de adventistas que acreditam piamente na Bíblia, e neste caso digo adventistas porque são os únicos que crêem na Bíblia e a pregam, desde o gênesis até o apocalipse. E são pessoas inteligentes e racionais como o Prof. Rodrigo Silva, mas que não puderam deixar de se render à este livro diante do testemunho de Jesus que pessoas como ele receberam.

      A cristandade hoje usa o termo "somente as escrituras", mas muitos tem medo de assumir todas as verdades que ali estão escritas, assim não pregam integralmente as escrituras. Mas entre os adventistas encontrei aqueles que pregam "somente as escrituras e TODA a escritura".

      E adventista não prega se não tiver certeza e fé naquilo que está pregando, portanto quando a amiga ouve um adventista dizer que havia uma serpente no jardim do Éden e que enganou a Eva, era uma serpente mesmo, um animal que hoje é peçonhento e rasteja sobre o próprio ventre.

      Detalhes sobre isto não posso lhe dizer, primeiro é preciso crer no relato que está na Bíblia. Ou então a amiga pegar o livro "O Grande Conflito" e dedicar-se a lê-lo do início ao fim.

      Mas saiba de antemão que uma mente quando se abre para uma nova verdade, jamais volta a ser o que era antes. Como cristãos somos mentes que se abriram para uma nova verdade e conhecemos uma realidade superior. Não somos mais reféns deste mundo material, porque vivemos em parte, também, no mundo espiritual.

      E este mundo espiritual não é nada daquilo de almas penadas, ou espíritos desencarnados passeando de um lado para o outro como alguns acreditam. É um mundo onde habitam os anjos e Deus atua interferindo neste mundo de forma milagrosa e trazendo de antemão para dentro do coração de cada cristão, parte do reino que ELE nos tem preparado.

      Faça suas orações e que Deus te guie.

      Excluir
    16. Eu não disse que o rei de Tiro era Adão, o facto de falar no Éden compara-o a Adão que era considerado perfeito.Eu posso comparar duas coisas sem dizer que as duas são a mesma coisa.
      No livro de Jó, «a figura negativa de Satan também não equivale exatamente ao demónio, a quem, no pensamento tardio, foi aplicado este nome. É uma figura que nesta história funciona como o acusador ou provocador, numa corte divina onde se discute e se tomam decisões mais ou menos favoráveis sobre o destino do ser humano e da História. Por isso, há tradutores que designam esta figura aqui somente como acusador sem fazer dele nome próprio e sem o associar com a ideia posterior de Satanás». São notas de rodapé da bíblia católica.

      Excluir
    17. Eu não nego Isaías nem Ezequiel. Eles falam dos reis e somente destes. Está a ver que a bíblia católica apoia os conhecimentos do sr.Joel, que não é pura invenção dele e que eu vou enrolada. A bíblia católica eu comprei-a apenas há um ano e nem sempre a tenho comigo. Há muita coisa nos esclarecimentos que ela contém que eu ainda não li. Estas notas de rodapé estou a lê-las pela primeira vez. Não há nada errado comigo. Também concordo com o sr. Joel que devemos amar a Deus e que não vale a pena desviarmo-nos para figuras do mal. Estas têm que ser ignoradas e não fazer filmes com elas porque são como os ídolos dos povos que praticavam a idolatria.

      Excluir
    18. «Agora se Jesus não for o verdadeiro messias então a amiga poderá crer que a Bíblia falhou, porque dentre os outros milhares que professavam ser o Messias, ele é o único que conseguiu vencer a prova do tempo, da perseguição, do martírio e da descrença.»
      Que frase! A bíblia não tem que falhar ou vencer, por amor de Deus! Até parece que já apareceu prontinha, cosida e encadernada! Os acontecimentos é que seguiram um determinado rumo, corresponderam ou não às expetativas de uma população carente de meios e subjugada por um poder político que lhes era estranho.
      Jesus foi um protagonista na história da sua religião (judaísmo), na sua época, transcendendo realmente o tempo e o espaço através da difusão dos evangelhos e do apoio de Constantino ao cristianismo. Poderá ter sido um Messias de índole pacifista, poderá ter sido um profeta que foi mais além denunciando a corrupção do sistema religioso, poderá ter sido o Filho de Deus, poderá ter sido o próprio Deus, poderá ter sido um homem levado pela fé que não quis fugir da morte porque estava na sua natureza enfrentá-la com espírito estóico, nada retira de grandeza a Jesus. Como é que a bíblia falha se Jesus não for o Messias? Acaso Jesus não tem mais préstimo, nada vale para si se não fizer parte da Trindade? Se Jesus não for Deus, só lhe resta, sr.adventista, continuar com a sua crença no Pai ou este não conta? Pode continuar a seguir a Lei, como diz que fazem os adventistas, e salvar-se-à da mesma maneira.

      Excluir
    19. Amiga Maria Gonçalves, os adventistas também vêem satanás na posição de acusador, como a amiga vê. Também vê nos textos de que estamos tratando, uma alusão à Lúcifer, da mesma forma como a amiga vê se tratar de uma alusão à Adão.

      Entretanto, os adventistas também vêem lúcifer atuando nos episódios que envolvem a serpente do jardim do Éden.

      Realmente a carapuça de satanás caiu quando tentou matar o filho de Deus. Ao compararmos as atiudes de Jesus com as atitudes dos homens envolvidos pelo pecado, conseguimos ver a clara diferença, entre o bem e o mal.

      Vemos que Deus trabalha enviando pessoas como Jesus como emissárias, ou mesageiros de Deus, ou anjos de Deus e não enviando pessoas como satanás.

      Se antes satanás parecia querer apenas mostrar uma verdade sobre o pecado que o universo não conhecia, na cruz ficou claro que ele realmente pretendia tomar o lugar de Deus, matando o próprio Filho de Deus se preciso fosse.

      Se Jesus não fosse Deus, Equivaleria a Elias, Enoque e Moisés. Jesus já naceria em dívida pelo pecado cometido por Adão e Eva, e como um ser humano sem a proteção do Espírito Santo, pecaria como qualquer homem.

      Um fato que diferencia o nascimento do homem em pecado, do nascimento de Jesus, é o de que Jesus foi gerado em Maria através da atuação do Espírito Santo. E Cristo trouxe consigo, conceitos aos quais homem algum havia chegado. Além disto, Jesus fez milagres como nenhum outro profeta bíblico.

      Outro ponto que podemos observar é o efeito sobrenatural que SUA morte na cruz provocou em todo o mundo, tanto nas pessoas como nas sociedades. A história da humnidade foi dividida em antes e depois Dele.

      Milhões morreram e morrem ainda hoje defendendo SEU nome e O confessando diante da face da morte.

      Pelo nome de Jesus, homens saem das drogas, mulheres saem da prostituição, maridos recuperam seus lares e suicidas encontram uma nova vida. É impossível negar o milagre da conversão em Cristo, isto é algo que nem ateus, nem agnósticos, nem cientistas contestam.

      De todos os milagres que existem o único que não é possível de se falsificar é o da conversão verdadeira. Outro fato importante é o poder contido no nome de Jesus.

      Amiga Maria Gonçalves, eu nunca vi uma pessoa reclamar de sua conversão em Jesus. As pessoas reclamam de religiões, de doutrinas, de atitudes de Pastores, relcamam até do Deus do AT, mas não vemos estas pessoas reclamarem de Jesus.

      Agora veja que é o mesmo Jesus que foi rejeitado, ofendido e que todos odiavam! Por que será que hoje, todos o amam, ou no mínimo dizem que não tem nada contra ELE?

      Até mesmo os Judeus, os muçulmanos e pessoas que não crêem no NT, se portam com respeito ao falar da pessoa de Cristo. Isto ocorre porque o exmplo de Cristo foi impecável, sabemos que seus ensinamentos são a mais exatas verdades e a mais pura expressão do amor que já houve entre a humanidade.

      (...)

      Excluir
    20. Vemos um Filho de Deus, totalmente destituído da parte do Juízo, manifestando toda a parte do amor.

      Veja que culpamos a Deus como um Deus mau por ter destruindo tantas pessoas na antiguidade, mas lemos que Jesus procederá da mesma forma quando vier buscar os bons e destruir os mau, por que será que, quanto a Jesus, ninguém se indigna?

      Não nos indignamos porque confiamos na Justiça de Cristo, vemos que Cristo é perdoativo, compassivo, amoroso e que está a defender a humanidade e que seus conceitos de amor são capazes sim de transformar um mundo.

      Assim, só passamos a enxergar a Deus como um ser de amor e Justiça como Jesus quando entendemos que Jesus é Deus. Que aquele Deus que falou com Moisés na sarça ardente era o mesmo Jesus. Que aquele Deus que teve tolerância com o rei do Egito e libertou o povo da escravidão era Jesus.

      Que aquele Deus que sentiu pesar e tristeza por ver a humanidade naquela situação era também Jesus. Vemos Jesus atuando em amor em favor da humanidade desde o início das escrituras.

      Mas há também o Pai, tão amoroso quanto o Filho, mas que está na posição mais difícil e também superior ao Filho que é o de Julgar a humanidade e trazer-lhes os castigos.

      Vemos claramente o amor de Deus atendendo aos pedidos de Jesus no capítulo que deu origem à um cântico:

      http://letras.mus.br/expressao-vocal/se-meu-povo/

      Pai e Filho são UM em objetivo e essência, embora em posições diferentes. Um está a nos julgar, o outro a nos defender. Um trata de anotar nossas transgressões e o outro a apagá-las e jogá-las no mar e esquecê-las como se jamais houvessem existido.

      Por isto não precisamos de um satanás acusando ou atuando junto à humanidade, porque Deus sabe agir plenamente com o rigor da Lei. ELE é pleno em sua justiça e seu rigor é inquestionável.

      Justiça e amor tem andado juntas, de forma a justificar o homem perante o universo, para que o homem seja novamente aceito na família de Deus, por todas as criaturas celestiais.

      Aceitação, com a certeza de que todas as criaturas estarão convencidas e compadecidas com a humanidade e a aceitará de bom grado.

      Excluir
    21. Olhe, sr.adventista, até nem é importante esta discussão sobre Satan. Se o senhor quiser acreditar está no seu pleno direito. Eu gosto de desenferrujar a pena assim como o sr. Deixemos estes debates «sobrenaturais». Eu acredito que somos totalmente matéria. Quando o cérebro morre, o que é que resta?

      Excluir
    22. Resta a esperança que tivemos em vida.

      Excluir
    23. Bem irmão Sr. Adventista, que bom que o tempo de satanás está curto, e o seu plano totalmente desmascarado, dou aleluias e graças ao nosso Deus Criador e Mantenedor.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    24. Sim irmão Gênes, os pés de Jesus já estão em aperto sobre a cabeça da serpente, graçás à SUA morte na Cruz, restringindo suas ações, enquanto vem o dia do juízo para enfim esmagá-la. A serpente ainda se debate, movendo a calda tentando arrastar consigo todos que puderem, assim como um dia fez como dragão no céu, arrastando as estrelas angelicais de Deus.

      Seu destino, porém, agora é ser jogado ao Sheol e nunca mais subirá, nem descerá para lugar algum, mas será destruído definitivamente.

      Graças a Deus por isto.

      Excluir
    25. É um diálogo interessante o vosso. Continuem assim que não haverá mais comentários porque me parecem dois seres alucinados.

      Excluir
    26. O interessante, é que as "autênticas" falácias são facilmente identificadas.

      Vejam só que: A IASD sempre enfatizou a questão do Grande Conflito entre o Bém (DEUS) e o Mal, que segundo eles é o (Diabo/Satã/Serpente) e etc. E, ultimamente estão oferecendo até Cursos sobre o assunto, com anúncios todos os dias pela Rede Novo Tempo (TV, Rádio e Internet).

      Mas, que Contradição ! Observem que o sr. Adventista está afirmando que Jesus está "pisando a cabeça da Serpente" (Diabo, segundo os Adventistas) desde a sua morte na cruz. E também está "restringindo" as suas ações.

      Ora, ora; então pergunta-se: Como pode alguém que está "literalmente" INERTE com a cabeça debaixo dos pés de outro a cerca de 2000 anos, e ainda ter o poder de "Conflitar" com a humanidade e até mesmo contra o próprio DEUS, como insinua e prega a IASD ?

      Então, segundo os Adventistas, esse "cara" é Poderoso mesmo !

      -Eu até creio, que não será motivo para "Espanto" se qualquer dia destes, os Adventistas resolverem "Levantar" um SANTUÁRIO em homenagem ao tal LÚCIFER. Já que há tanto tempo reconhecem nele (no suposto Anjo caído) um Poder "Extraordinário", a ponto de "desafiar" a Soberania do Altíssimo !

      Parecem que estão "cima do muro", no tocante a Exaltação, se a DEUS ou ao "Mito".

      Excluir
  11. Sr. Gênes, estava aqui a ler em Génesis, em 6.5, que o Senhor reconheceu que a maldade dos homens era grande na Terra e por isso se arrependeu de os ter criado. Não é intrigante não haver qualquer referência ao ser maligno? Nos tempos de Noé já a Terra estava impregnada de violência. Deus toma a decisão de eliminar o Homem da face da terra. Seria isso uma solução para o pecado se quem o instigava era Satanás?
    Mas, voltando atrás, Deus decide poupar as pessoas justas que eram na ocasião Noé e os seus descendentes.
    Haveria necessidade de Deus ter exterminado também os animais? O pecado do Homem disseminou-se pelos animais que pereceram no dilúvio?
    Se os adventistas acreditam em tudo o que está na bíblia é porque veem lógica nas suas narrativas inspiradas.
    Além de que Deus, após o dilúvio, disse: «pois as tendências do coração humana são más, desde a juventude...» A seguir parece vir a ter uma espécie de conformismo ou aceitação de que na vida há sempre dois opostos. E por isso o seu castigo futuro já não tomará a dimensão deste. Onde entra nesta narração a figura de Satanás? Parece que Deus está finalmente a compreender a natureza humana.
    A partir do Dilúvio é como se assistissemos a uma segunda criação do mundo.Há uma nova aliança a estabelecer com o Homem e com os restantes seres vivos. Mas todos sabemos que o pecado continuou a existir até aos dias de hoje.



















    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde a resposta de Gênes, mas enquanto isto, deixarei estes versículos:

      "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente."

      E a explicação de o porque, carne alguma ter sido poupada é vislumbrada em:

      "E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida;"

      E a explicação concreta se encontra em:

      "E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a CARNE havia CORROMPIDO o seu caminho sobre a terra."

      Devemos perguntar se moralmente os animais estavam corrompidos! Bem como as plantas que haviam na terra! Ora a bíblia é clara em dizer que a CARNE estava corrompida mas e quanto ao resto?

      Veja que Deus disse que destruiria toda carne:

      "E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito."

      Mas Deus não destruiu, nem todo homem nem todo animal, pois ficaram noé e alguns animais da arca. O que isto significa?

      Ora que Deus destruiria a carne que estava corrompida. A pergunta que a amiga se deve fazer então é:

      Que tipo de corrupção era aquela que corrompia a carne e levava tanto homens e animais a serem terríveis aos olhos de Deus?

      Mas não apenas isto, a bíblia diz que a própria terra estava corrompida e que também, toda a terra que inclui as plantas não fugiam deste fato.

      Lhe pergunto: Quem corrompeu esta terra, os homens, os animais, e toda carne?

      QUEM, já sabemos que é satanás porque mais afrente nas escrituras, Deus expressa quem é que trata de corromper as nações.

      O QUE, já sabemos que é a carne e também toda a terra, incluindo as plantas.

      Agora se a amiga desejar saber COMO, a Bíblia nos dá apenas um vislumbre:

      "Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, QUANDO os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama."

      (...)

      Excluir
    2. Então sabemos de antemão que se trata de uma corrupção do homem, dos animais corrupção da carne, e também da própria terra, que traduzo pelo meio ambiente. (na época não tinham o conceito de Planeta Terra, então terra se referia ao ambiente onde há o elemento terra e tudo que exite nele, incluindo a vegetação e os minerais)

      O homem escolheu isto, quando os filhos de Deus (que na época era o povo de Deus) decidiram se unir às filhas dos homens, que a Bíblia relata como sendo a descendência corrupta de Caim.

      Ali os filhos de Deus fizeram sua escolha e permitiram, também se corromperem. Deus teve que respeitar a escolha, mesmo amando aqueles filhos que eram fiéis.

      Porfim Deus sentiu pesar (arrependimento) por ter criado o homem e perceber que sempre O desobedeciam. Fez tudo o que podia, mas chegou a um ponto de não haver mais solução. O mundo se tornou uma gangrena moral e gangrena qu não tem solução não há como tratar, se amputa. Desu salvou a únca parte que estava boa, que eram Noé e sua família e aqueles animais que entraram na arca.

      Também a própria terra se recuperou e podemos dizer que a parte corruptar na terra da qual Deus se referiu, também foi destruída no Dilúvio. A plantação começou a brotar e os Filhos de Deus salvos, juntamente com os animais puderam rehabitar aquela terra.

      Para se ter uma idéia de como era o homem na época de noé, tome o exemplo dos homens que vemos nos noticiários da TV, que cometem crimes hediondos.

      Em um noticiário vi sobre uma mulher que rendeu cortou a barriga de uma outra mulher grávida e viva, para roubar-lhe o bebê com o intuito de vender.

      Eram estas coisas que Deus tinha que suportar debaixo de seus olhos e que o encheram de pesar e que a bíblia relata como um arrependimento por ter criado o homem.

      E o pior, se há como ser pior, é que assim como eram nos dias de Noé, também será quando estiver próximo a vinda de Jesus, o que percebemos estar próximo devido a maldade em que já nos encontramos neste mundo.

      Jesus virá novamente para destruir toda carne e toda planta e todos os elementos e fazer tudo novo, dará um fim ao pecado e os que forem salvos serão totalmente restaurados, sem traço algum de corrução.

      Excluir
    3. Sr.adventista, se Deus já renovou a terra com a desgraça do dilúvio era para não haver mais destruição e agora anuncia-me que Jesus virá para destruir toda a carne e toda a planta?

      Excluir
    4. Aí está o ponto:

      Enquanto alguns pedem pela breve volta de Jesus e o fim deste mundo corrompido e do pecado; Outros considerariam que destruir este mundo seria uma desgraça, um desperdício.

      Agora é seria de bom proveito se a amiga pesquizasse para saber os motivos tanto daqueles que gostam deste mundo quanto daqueles que não gostam deste mundo.

      Noé, assim como qualquer justo de Deus, que se converte, passa a ter um probleminha de, aversão ao pecado e à coisas injustas. Mesmo que a carne pecaminosa se agrade ainda de muitas coisas, tem algo na mente de um cristão que lhe causa repulsa às coisas do pecado.

      O pecado passa a ferir a moral daquela pessoa, causa angústia e pode chegar ao ponto até de desânimo. Torna-se terrível ver uma pessoa, sofrendo, ou uma pessoa à beira da morte, ou uma pessoa alcoolizada, caída aos cantos, totalmente sem esperança e na miséria, como Noé costumava a ver comumente em seus dias.

      Algo muda dentro da pessoa quando ela se converte e se torna um Cristão. A injustiça se torna ainda mais indignante, e as coisas materiais, perdem muito de seu valor. A pessoa se cansa de buscar a vaidade, o prazer carnal, do paladar, e os entretenimento, já não dão mais o mesmo prazer.

      Estas coisas começam a não fazer muito sentido e não ter muita importância para a felicidade da pessoa. Nada lhe satisfaze completamente, pode ser momentaneamente, mas as coisas materiais e os prazeres não mais lhe confortam.

      As únicas coisas que passam a lhe confortar é a palavra de Deus, notar a presença do Espírito Santo e sentir-se amparado e guiado por Deus no caminho da santidade.

      A pessoa deixa de gostar deste mundo e passa a desejar com ímpeto a presença de Jesus e estar logo no céu, livre de todas as maldades deste mundo.

      Ocorre como aconteceu com Marquinhos Maraial, e Cíntia Alves. Ah, você não sabe o que é sentir a paz de Cristo! Acordar de manhã e sentir a graça. O renovo de uma oração e o conforto que se obtém em tempo de angústia.

      A fé que te mantém forte nos períodos de angústia. Quando se passa por um episódio de grande dor, mutios que têm fé ficam tristes, mas somente aquele que não tem fé é que ficam desesperados.

      Se encontrar em uma situação onde não parece haver mais saída, mas ter o conforto de que cristo está no comando da situação. Saber que até mesmos para as coisas ruins que acontece na vida de quem tem fé, tem um propósito.

      Saber que não importa o que aconteca, Deus jamsi irá abandonar qualquer um de seus filhos que clama pelo SEU nome.

      Excluir
    5. Seja objetivo, por favor. Existe ou não contradição entre Deus ter afirmado que nunca mais iria destruir o ser humano e os outros seres vivos depois do Dilúvio e a vinda do Senhor que destruirá tudo como você afirmou? O que o sr.adventista acabou de escrever e foi muito não RESPONDE NADA à minha pergunta. Assim é difícil conversar. Eu não sei a sua idade mas estou pensando que não posso exigir muito de uma pessoa que deve ter, pela forma como escreve, passado a barreira dos 80 anos. Desculpe não o compreender mas deve ser um problema de idades.

      Excluir
    6. Noé era, ele próprio, um alcoólico. De justo passou a pecador depois do dilúvio. Ou já se esqueceu que ele se embriagou e se desnudou? O sr. lê as escrituras? E ainda diz que ele passou a ter «um probleminha de aversão ao pecado»? Se não fossem alguns dos filhos, o que teria sido dele? Uma coisa boa da bíblia é que mostra o ser humano tal e qual ele é. Agradeçamos a Deus.

      Excluir
    7. Peço que a amiga verifique nas escrituras onde está tal afirmação de que Deus jamais destruiria novamente o ser humano e os outros seres vívos após o Dilúvio.

      O texto acima foi para demonstrar-lhe de que o dilúvio era algo necessário. Não foi o dilúvio que trouxe desgraça ao mundo, pelo contrário, abriu caminho para a justiça entre os homens e o nascimento do Messias trazendo a Graça.

      Os homens antes do dilúvio viviam em desgraça, e impossibilitados de receber a graça de Deus. Somente noé e sua família acharam graça aos olhos de Deus.

      Se a amiga entender o espírito com que Deus trabalha, não terá muitas dificuldades em entender o que diz a letra. O problema é que lemos a letra utilizando como guia nosso próprio espírito de entendimento, o entendimento carnal, segundo conceitos que nós mesmos criamos.

      Devemos abandonar nossos conceitos sobre o que é certo ou errado, o que é justo ou injusto e deixar que a própria Bíblia nos ensine. Se lermos os textos procurando previamente rejeitar do que aceitar, passaremos por cima de muitas letras e não compreenderemos de fato o que está escrito.

      Peço que a amiga leia novamente o episódio que fala sobre a promessa de Deus feita à Noé logo após este sair da arca em segurança com sua família.

      Excluir
    8. Como é que o sr. interpreta o versículo 21 do cap.8 do Génesis? Aí está a minha resposta.

      Excluir
    9. O dilúvio não veio resolver o problema do pecado pois posteriormente houve sempre guerras. Sodoma e Gomorra eram célebres pelos seus terríveis pecados e foram destruídas. O dilúvio deve ter acontecido devido às inundações do vale do Nilo e ter-se perpetuado na memória do Homem até ao seu relato escrito.

      Excluir
    10. Científicamente pelo que encontramos, o diluvio chegou a mover montes de seu lugar, em TODO o mundo. Em várias culturas permaneceram o temor e relatos sobre o dilúvio, onde o homem construia lugares cada vez mais altos.

      Deus fez a promessa justamente para a acalmar o homem, mas de tão traumático, parece que não foi o suficiente.

      Você tem que ler Gênesis 8:21 à luz do relato do fato que se encontra em Gênesis 9.

      Ou seja, logo mais à frente de onde a amiga está lendo, a amiga encontrará o relato e seus detalhes e conseguirá sanar a sua dúvida.

      E a amiga disse certo ao afirma que o dilúvio não veio resolver o problema do pecado. E se Deus não viesse no futuro dando um fim à este ciclo vicioso, a história continuaria se repetindo. Se Deus não destruindo, com a tecnologia que temos hoje nós mesmos faríamos isto.

      Mas o espirito de Deus não contenderá com o homem para sempre, é o que está escrito.

      O Espírito De Deus contendeu uma vez na época de Noé e não deu muito resultado, então fez uma limpeza, digamos assim, aqui na terra, mas a resolução do problema virá de fato quando Jesus voltar, porque o problema do mundo é o pecado mas Jesus o eliminará definitivamente somente no futuro.

      Excluir
    11. Eu só vejo no cap.9 que Deus não destruirá pelo dilúvio mas se calhar destruirá de outra forma, é isso que quer dizer?

      Excluir
    12. Bem Maria Gonçalves, não vejo isso como algo instigante, mas, simplesmente vejo Deus executando algo inegável que são as consequências das mas decisões que o próprio homem havia tomado, e como a irmã bem disse satanás apenas os instigava ele não pode pecar pelo ser humano pois ele já havia desobedecido á Deus e o que ele pode fazer é o que ele é mestre ele é o opositor o sedutor ou seja o que induz ao erro.
      Sintetizando todo ser criado á imagem e semelhança de Deus é responsável pelos seus atos.

      Quanto à maldade ser grande antes do dilúvio, a bíblia não relata os por menores da extensão dessa maldade, mas o que fica visível é que o dilúvio não foi usado tendo em vista a solução para o pecado em si, mas sim como um tempo a mais para que a sua criação não fosse totalmente pervertida e exterminada por satanás e seu grandioso grupo de injustos.

      Deus usou a forma drástica que foi o dilúvio, no sentido também de sentença direta ao desobediente, como já disse anteriormente a criação também havia sido abalada pelo efeito do pecado, mas Deus assim como fez com o remanescente fez também com o restante de sua criação, preservou á.

      Agora o que vemos pós-dilúvio querida irmã, é que Deus deu um tempo a mais para que assim eu e a senhora pudéssemos vir à existência.
      Outro fator pós diluvio irmã Maria Gonçalves, é o da natureza humana quanto ao seu livre-arbítrio, o homem de fato tem uma tendência para o mal, mas isso não significa que o mesmo tenha sido criado com o mal.

      Creio eu que Deus ao criar seres semelhantes á ele principalmente os anjos, ele correu um risco, e o risco era de sua própria criação vir a afastar se dele, e neste afastamento de Deus a sua criação começou a descobrir e vivenciar sentimentos nunca antes vistos, pois não fazia parte de sua natureza, á criação começou a vivenciar algo diferente do caráter de seu criador.

      Portanto toda criação de Deus não nasce com o mal no seu íntimo, mas a criatura fascinada por algo novo veio a trazer a realidade algo que Deus não poderia impedir, pois o seu amor melhor o seu caráter estaria em jogo, mas que bom que Deus já tinha um plano resgate por isso dou Graças á Deus por tudo que ele tem feito em prol de sua criação principalmente a minha e sua querida irmã.


      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
  12. E então sra. Maria; suponho que esteja se divertindo com a apresentação "Fenomenal" desse filme do tipo "uma viagem de volta à Eternidade"; promovida pelos Advogados da subjetividade e do "Surrealismo", e fundamentado na areia. E que, embora choque frontalmente com a realidade Escriturística e até da lógica, contudo, é um assunto muito apreciado e propago no meio Cristão/Adventista.

    Ou quem sabe, talvez você esteja vivenciando um momento de total suspense, devido a este "bombardeio" de informações e opiniões diversas sobre um mesmo tema. E o pior, é que são "informações" que sequer passaram pela mente dos profetas. E o mais intrigante é o fato do Criador não revelar absolutamente NADA sobre isso, nem mesmo ao maior dos profetas, Moisés; que inclusive foi quem escreveu sobre a motivação da "queda" do homem no Gênesis. Não é mesmo ?

    Mas, não resta dúvida que uma coisa muito importante você tem, que é a capacidade de questionar sobre determinadas afirmativas feitas por pessoas A ou B, e que muitas vezes são totalmente "alheias" à revelação desde o SINAI.
    E você está corretíssima em questionar sobre as "supostas" provas Bíblicas que apóia toda essa exposição de idéias a respeito do suposto "Anjo Rebelde"; que segundo esses "apologetas", era ele mui Grandioso, Magnífico, O Líder dos Anjos, O mais inteligente e etc e tal.
    Ah ! E também, que em algum momento da Eternidade, esse "ser" teria sido advertido pelo ETERNO por "incontáveis vezes"... antes da tal rebelião. Só faltou dizer aonde isto está escrito !

    Ora, em quais das Bíblias será que poderemos encontrar essas informações ? Ou, será que existe uma outra Bíblia com acesso restrito somente a essa gente com tão profundo conhecimento do assunto?

    Fique na Paz.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Joel. O pior de tudo é o sr.adventista ir à procura de versículos que não justificam as suas opiniões. Lá voltou a meter Ezequiel e Isaías outra vez no assunto mais o Apocalipse que é intensamente simbólico. Assim não se progride. Umas vezes interpreta tudo à letra, outras vai mais longe para ver Satanás em tudo. Confesso que ri, desculpe, sr.adventista, quando escreveu que Satanás hipnotizou a serpente.

    ResponderExcluir
  14. É verdade, Maria Gonçalves, o problema é que muitas pessoas mesmo que inconscientemente, permitem ser alienadas por ideologias que se colocam como "intérpretes" de determinados temas complexos; e esses expõem uma certa conclusão aparentemente plausível. Mas, não passa de aparência somente.

    Porém, infelizmente uma grande porcentagem dos "adeptos fiéis" que ainda não conheceram a questão do: "Examinar mais a fundo", analisar o Contexto como um todo; e principalmente, comparar com os ensinos (as pregações) ouvidas dos púlpitos das Igrejas. Isto é, se estas "interpretações" suportam uma análise mais séria em relação à essência do texto.
    E não fazer como a maioria faz, em aceitar tudo como se fosse a plena verdade. E se dar por satisfeito. Isto, não é racionalidade, mas sim "alienação mental". É como que deixarmos que outros "pensem e decidem tudo por nós", como se fôssemos destituídos da razão. Sendo que, a mesma literatura que eles (Os teólogos) tem nós também temos. Exceto, as "linhas teológicas" criadas por eles mesmos, com muita influência dos seus fundadores.

    Sobre esta suposta "hipnose" da Serpente por Satã, é estranho e até cômico mesmo. Pois o relato sequer sugere essa condição. É como já disse, as pessoas "viajam" mesmo. Parece que não se contentam só com o esboço de certa lenda, então tende a dar uma "ênfase" maior para, quem sabe, torná-la mais atrativa.

    É como diz o velho ditado: "Quem conta um conto aumenta um ponto".

    E por falar em "Viajar na Imaginação", vou citar algumas palavras de Ellen White sobre este assunto, que está no Livro Primeiros Escritos pg, 145 onde ela começa escrevendo o seguinte:
    "Satanás foi outrora um honrado Anjo no Céu, o primeiro depois de Cristo. Seu semblante, como o dos outros Anjos, era suave e exprimia felicidade...
    -Agora, veja se o que ela disse é ou não uma "Viagem" - Ela continua: Sua testa era "alta e larga", demonstrando grande inteligência. Sua forma era perfeita, seu porte nobre e MAJESTOSO... " Testa alta e larga (?!) Será que ela voltou no tempo e viu o Satã "cara a cara" ? (rs)
    - E por aí vai as descrições mirabolantes dela sobre o tal ser.

    Mas, observe um fato curioso, em que ela já começa contradizendo a principal crença Adventista; ou, não sei quem contradiz quem. VEJA:

    Ela afirma que Satanás foi outrora além de honrando... também o PRIMEIRO depois de Cristo. Bém, segundo a crença Adventista e Católica, a Divindade compõe-se de três pessoas: Pai, Filho e E.Santo. Ou seja, segundo esta visão, o que vem após o filho, é o Espírito. Mas, Ellen White escreveu que era o Satã. E agora?!
    cont..

    ResponderExcluir
  15. Por outro lado, mesmo que tentem justificar que ela (E.White) não tinha essa intenção. Contudo, há no relato dela uma patente omissão do terceiro Ser Divino (segundo o Dogma).

    Maria Gonçalves, observe que o tipo de linguem utilizada na narrativa de Ezequiel cap. 31 (uma Profecia sobre FARAÓ), é o mesmo de Isaías 14 (sobre Nabucodonosor) e Ezeq. 28 (o Rei de Tiro). Veja como começa:
    Vs 2 - Filho do homem, dize a Faraó, rei do Egito, e à multidão do seu povo:"A QUEM ÉS SEMELHANTE NA TUA GRANDEZA ?"

    Vs 8 "Os cedros no jardim de Deus não lhe eram rivais... (parte b) Nenhuma árvore no jardim de Deus se assemelha a ele na sua formosura"

    Vs 10 "Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Como sobremaneira se ELEVOU, e se levantou o seu topo no meio dos espessos ramos e o seu coração e exalçou na sua altura,
    Vs 11 "EU o entregarei nas mãos das mais poderosas nações..."

    Agora, veja as semelhantes dos outros textos:
    Vs 16 - Ao som da sua "queda", fiz tremer as nações, quando o fiz passar para o "além" (Sche'ohl) com os que descem à cova..."

    Vs 18 "A quem, pois, és semelhante em glória e grandeza entre as árvores do ÉDEN ? Todavia, descerás com elas às profundezas da Terra..."
    Aí o texto finaliza dizendo: "Este é FARAÓ e toda a sua POMPA, diz o SENHOR Deus."

    Depois, segue-se a Lamentação de Deus sobre Faraó no Cap. 32 de Ezequiel. (Leiam)

    Todas essas passagens, referem-se aos julgamentos de DEUS sobre essas nações poderosas e orgulhosas de então. Onde o Profeta utiliza de diversas figuras de linguagem para descrever a grandeza desses Reinos. E principalmente deixando claro o porquê de suas "quedas".

    Mas, não tem nada a ver com o que alguns estão tentando fazer crer, com essas "interpretações" que não levam em conta a descrição simbólica, e pior ainda, desprezam todo o contexto e isolam apenas 2 ou 3 versículos para tentarem sustentar suas idéias infundadas.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  16. Com todo o respeito a estes que conservam a teimosia e se levantam em defesa da idéia da "queda" de Satã, nos textos de Isa. 14 e Ez. 28.
    E o pior, como será que conseguem "digerir" essa idéia de que um Ser Espiritual pode ou necessita de se cobrir (no sentido de vestir) com "pedras preciosas" de toda a sorte como por exemplo: Sardônia, Topázio, Diamante, Turquesa, Ônix, Jaspe, Safira, Carbúnculo, Esmeralda e Ouro ?! (Ez. 28:13)

    Ou seja, um Ser Espiritual se "vestindo" com coisas meramente Materiais e passeando pelo ÉDEN ?!

    O problema, é que esse pessoal não dão a mínima para o texto de "antes e depois". Senão, vejamos:
    Vs 9 (uma pergunta e resposta de DEUS), diz: "Dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus ? Pois não passa de HOMEM e não és DEUS, no poder do que te traspassa (do que te Mata).

    Vs 10 "Da morte de INCIRCUNCISOS morrerás..."

    Ué, Satanás então seria morto por Incircuncisos (pessoas consideradas imundas) ?! Um (espírito/Anjo) sendo morto por meros mortais ?

    E os versos posteriores dizem que, por ele ter cometido tantas Iniquidades e ser Injusto nos seus COMÉRCIOS, então foi reduzido a CINZAS sobre a Terra.

    Comércio ? Como seria um comércio no Céu ? (já que insistem na literalidade do texto)

    -E conclui a lamentação dizendo: Todos os que te conhecem ENTRE OS POVOS estão espantados de ti... Ora ! Que povos já existiam na suposta expulsão de Satã (que dizem ter sido antes do ÉDEN) ?
    -Agora vejam a expressão "Subsistir" no final do verso "19"; onde diz que o tal personagem "JAMAIS SUBSISTIRIA". Que em outras palavras significa: Que ele não permaneceria, Não perduraria ou não sobreviveria mais, e etc. Tanto é, que virou cinza, "Pó".

    Ué, como pode estas palavras poderem ser aplicadas ao tal ser maligno, que segundo o próprio Cristianismo/Adventismo, ele continua a todo vapor conflitando até mesmo contra o próprio DEUS ?! Que dirá então do ser humano ?

    Que lástima !



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Joel, pensemos que alguém irá dizer que isso é linguagem profética, que tudo isso irá acontecer num futuro em que Satã não sobreviverá.
      O sr.adventista parece que está com medo que quem rejeita a ideia de Satanás poderá envolver-se nos prazeres do mundo,cometerá crimes e outras desgraças. Há quem faça tudo isso sem pensar duas vezes, nem em Deus nem no Diabo. Temos que saber qual é o caminho certo, o que não provoca o mal nos outros, a religião é só o princípio, a seguir vêm os valores éticos da própria sociedade em que estamos inseridos. Vivemos em grupo e quem prejudica um elemento do grupo é um transgressor. E assim vai evoluindo a sociedade com a aplicação das suas leis. E não só, em vez de caridade passou-se a falar de solidariedade. Existem os voluntários dedicados a diversas causas. Embora me pareça que Jesus teve um importante papel e continua a ter na difusão do amor ao próximo.

      Excluir
    2. Obviamente, que são profecias; mas que também já tiveram o seu cumprimento cabal para aqueles personagens a quais essas profecias eram destinadas. E não restou nada a ser cumprido no futuro, como se tivesse dupla aplicação.

      Creio que o problema com esta crença, prende-se ao fato do transgressor não assumir a responsabilidade no sentido de admitir os seus erros; e a atitude natural dessas pessoas, é querer sempre atribuir a uma "força sobrenatural maligna" todos os seus maus desígnios; suas más ações.

      Resumindo: Acaba por tornar-se um ser completamente "neutro". Ou seja, se o ser humano não é capaz de fazer o mal por si só, e se auto-corrigir para se elevar espiritualmente; tampouco poderá fazer o bém por sim só também. Já que precisa ser influenciado ou induzido por uma força externa para isto, para que possa se mover tanto em direção do bem quanto do mal.

      Nesse caso, não estamos falando de um ser criado a Imagem e semelhança do Seu Criador, com capacidade de tomar decisões; mas sim de "marionetes". Não é mesmo ?

      As boas ou más ações, são externações daquilo que está no íntimo de cada um de nós seres humanos, que são tipos de manifestações da própria natureza Bém/Má.

      Excluir
    3. Pensando bem! Se o texto é de Deus, todos que aqui na terra vivemos somos estrelas cadentes... Pois todos pecaram e carecem da glória e da graça de Deus! Verdade? Quem não pecou? O Que é pecado original? Todos nascemos co ele?

      Excluir
    4. Cristão Livre, não existe "Pecado Original". O que existe são tendências que nos faz inclinar para o Bém ou para o Mal; que é um fator "característico" da nossa própria natureza criada pelo próprio DEUS. Mas, essas boas ou más inclinações cabe a nós dominar ou deixar ser dominado pelo nosso próprio ser.

      Veja que no episódio do assassinato de Abel por Caim, o Criador foi muito claro quando disse a Caim, que o desejo dele em matar o seu irmão seria "contra ele"; mas acrescentou: "MAS A TI CUMPRE DOMINÁ-LO".

      Ou seja, os nossos maus impulsos como a ira, a cobiça, o orgulho e o almejar fazer o mal, cabe a nós se auto dominar, pois é uma parte natural de nós mesmos. Mas, quando tudo isso suplanta a nossa razão, aí sim nos tornamos culpados.

      Ninguém nasce já com uma natureza pecaminosa (Completamente mau como é erroneamente ensinado nas Igrejas). Ou, culpados pela desobediência de Adão e Eva. Mas sim, com "tendências". E muitas são as influências no "meio" em que vivemos, tanto de forma positiva como negativa. Mas, cabe a cada um de nós se posicionar, no sentido de aceitar ou recusar as propostas disponíveis diante de nós.

      Pecado original, é uma doutrina "criada" por Paulo de Tarso, que contradiz as Escrituras dos Profetas.

      Excluir
  17. Sra. Maria Gonçalves e sr. Gênes, peço licença para tecer mais um pequeno comentário sobre o tema em discussão.

    Vejam bém, o Gênes acaba de dizer que o assunto é "simples"; só que a definição de "simples" significa alguma coisa que pode ser facilmente entendido, nesse caso, com uma leitura simples do texto. Mas, não é bem isto que acontece, pois este tema já gerou e ainda gera inúmeras discussões, e as mais variadas "interpretações".

    Segundo ponto: Se eu considero determinado texto simples e de fácil compreensão, mais, ao mesmo tempo, acrescento informações extras (pré-concebidas) que não faz parte do mesmo; então, como poderei continuar sustentando a simplicidade deste texto, se o "pacote" que apresento como verdade, já vem adicionado as minhas "interpretações particulares?"

    E então ? isto é ou não é, uma tremenda Contradição ?!

    É óbvio que o assunto não é tão complexo, como alguns querem parecer ser. Basta considerar todo o texto e Contexto de onde fora originada "certa convicção doutrinária", para chegar a conclusão se há ou não fundamento em tal "teoria".
    -Pois, muitas "Crenças" só sobrevivem, até que examinemos na íntegra o texto que é objeto de discussão. Principalmente, analisando "verso a verso", da mesma forma como se tira a "Prova Real", em se tratando da regrinha básica na matemática.

    E, aproveito para deixar aqui uma definição de FALÁCIA. Uma vez que foi citado aqui pelo Sr. Gênes; e que, ao que tudo indica parece ter sido endereçado a mim.

    Bém, a "Falácia" ou Sofisma no DICIONÁRIO significa: "Argumento capcioso, Ilusão, bém como um Raciocínio vicioso, aparentemente correto e concebido com a intenção de induzir em erro".
    -E, que também é sinônimo de "Paralogismo". E o que é paralogismo ?

    ""s.m. Raciocínio falso, feito de boa fé por falta de consciência de sua falsidade e.... também é uma LINGUAGEM ILÓGICA e desprovida de sentido...""

    E então, Maria Gonçalves ? Que tal fazer uma análise mais séria e minuciosa em torno deste assunto, e chegar à tua própria conclusão sobre qual dos comentários mais se aproxima da "falácia", ou características "idênticas" do argumento "Falacioso" ?

    Ou... segundo a tua opinião, qual dos argumentos aqui, tem mais a ver com a VERDADE?

    Não precisa denunciar abertamente, o importante é continuar sendo honesta consigo mesma e com o que está escrito como sempre tem feito, e argumentar com prudência; não acrescentando nada ao texto. Porque atitude como esta, é condenada pela própria Escritura!

    E, é imprescindível lembrar que este assunto não se "restringe" apenas à Ezequiel 28 como alguns tem pregado "por aí..."; porque esta narrativa tem o seu início no Cap. 26:1 e o término em 28:19. E, é mencionada também no livro do Profeta ISAÍAS (Cap. 23).

    É por isso, que muitos defendem uma tese completamente "descabida" sobre esse tema. Porque, literalmente "ARRANCAM" do texto somente aquilo que coaduna com suas idéias puramente "Místicas", e que de alguma maneira, dê algum "suporte" às suas Crenças e doutrinas de suas Igrejas.

    -Uma coisa que eu acho "Impressionante", é alguns utilizarem destes Textos (Isa.14 e Ez.28) para tentar justificar a existência de um Suposto Inimigo do Único e Todo-Poderoso Criador e Dominador, bem como, o Dono de TUDO.
    A própria alegação de um poder antagônico à DEUS, já é por si só um PARADOXO; já que nenhum outro Ser "chega aos pés" da Infinita Soberania do Rei do Universo. E nem se atrevem a isto. Pois, todos os demais Seres, são dependentes do ETERNO que é a fonte da existência da VIDA de todo o COSMO; seja na "esfera" Espiritual ou Material. ELE abrange a tudo e a todos.

    Portanto, nunca existiu outro Ser (pessoa) SEQUER semelhante a ELE; e muito menos ainda, algum adversário; ou "Rival" que possa lhE opôr.

    Pois ELE é Único em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joel. Não sei se já viu os meus últimos comentários para o Sr. Gênes. O pouco que ele escreveu bastou para eu pôr um fim a uma conversa sem sentido. De repente, dei-me conta que estava a falar com uma pessoa que perdeu todo o juízo. Não gosto de falar assim mas há pessoas doentes por detrás deste blog e não quero continuar. Gosto muito das suas afirmações, Joel, têm pés e cabeça. Para conservar a minha sanidade mental vou deixar de escrever para este blog.

      Excluir
    2. Sim, sra. Maria Gonçalves. Eu estava acompanhado o "desenrolar" dos comentários entre a vossa pessoa e o Gênes. Ou, seria um "ENROLAR ?" Pois era justamente isto que ele estava tentando fazer. É como alguém que, por falta de argumentos sólidos, tenta vencer o outro pelo cansaço. Eu já vi este "filme", e não foi só uma vez, não.

      Eu estava "só de longe" e me perguntando: "Até quando isto vai durar ?
      Ou seja, uma troca de comentários sem nenhum avanço, e com omissão de uma análise "Honesta" e coerente do Tema ?"
      -Será que você teria toda "a paciência do mundo" para, quem sabe, esperar até o Natal, somente pra chegar até lá, e ter que concordar com a "idéia" Adventista, só porque Ellen White quer que isso seja a Verdade ?! (rs)

      Então, Maria Gonçalves, se quer mesmo saber, é certamente esta a posição dos Adventistas do 7º dia (os fanáticos). Ainda mais quando "envolve" as opiniões da Sra. White sobre o assunto. Que parece que tem bém mais força do que a própria Escritura nesse sentido.

      Agora, em relação a tua decisão de não mais continuar "postando" nesta Blog; talvez nem seria o caso. Até porque, eu percebo que você evoluíu muito mesmo, nas questões Bíblicas. E até arisco dizer que, "meio" comentário teu, é melhor que "Uma dúzia" de "certos" comentários de alguns aqui.

      Por outro lado, eu tenho que concordar com a tua opinião, de que "há pessoas doentes por detrás deste Blog". Sim; porque quer queira, quer não, o fanatismo é sem dúvida um transtorno Psíquico, resultante de um "apego" exacerbado às questões doutrinárias impostas pela Igreja.

      Eu dou graças a Deus, porque felizmente não cheguei a esse nível; mesmo que por alguns anos, "forçosamente" tive que sofrer influências da Instituição Religiosa em termos de "Doutrinamento"; já que nasci nesse "meio".

      Enfim, agradeço pelo teu crédito em relação àquilo que tento expor; e claro, que tento fazê-lo sem "fugir" do que está escrito.

      Portanto, se caso precisar conversar sobre quaisquer assuntos, e se isso estiver ao meu alcance; pode contar comigo.

      Fique em paz.

      Excluir
    3. "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." 1 Coríntios 2:14

      Amiga Maria Gonçalves, se falássemos como o amigo Joel, seríamos como fariseus, ignorantes das coisas espirituais. Mas se falamos como Paulo, e outros apóstolos e somos vistos como loucos, ou difíceis de entender então temos a certeza de que falamos pelo mesmo Espírito que falava através dos apóstolos. Porque somos cristãos e não fariseus.

      Os fariseus são uma classe à parte dos judeus, porque na verdade todo cristão é também um judeu, ou pelo menos deveria ser, pois assim o era na época de Cristo.

      Um judeu passa a vida inteira crendo nas coisas que o amigo Joel tenta lhe explicar, segundo sua diminuta visão acerca das escrituras. Mas ao aceitar o novo testamento e aplicar as mesmas regras de estudo e o mesmo rigor de suas antigas precauções, inevitavelmente chegam às mesmas conclusões dos Adventistas do Sétimo Dia.

      Por isto, todo judeu, que antes acreditava em parte do que a amiga a credita e em parte do que o amigo Joel acredita, chegam às mesmas conclusões a que chegamos.

      De modo que os judeus da nova aliança são aqueles mesmos dignos de elogio da amiga, de pés no chão e que conservavam a sanidade. Mas os efeitos de estudar o novo testamento e aceitá-lo da exata foram como estudou as antigas escrituras e a aceitou, geram indivíduos chamados "loucos" como o amigo Gênes, eu, os apóstolos de Jesus e demais cristãos de origem judia.

      A amiga não deve dar ouvidos às coisas que o amigo Joel diz, pois vive em uma limitada compreensão de mundo, onde se protege das coisas espirituais e se firma apenas carnalmente nas antigas escrituras.

      Porque as coisas espirituais transcendem as coisas deste mundo que é carnal. De forma que, ou estagnamos neste mundo e na carnal compreensão deste mundo, ou buscamos, também, as coisas espirituais e a compreensão as coisas espirituais.

      Pessoas, pé no chão, precisam tomar cuidado para não acabar criando raízes e se tornando uma pálida árvore.

      Tudo que posso compartilhar com a amiga é aquilo que recebi, a fé em Jesus Cristo. Não me convém esmagar vossa descrença, nem colocá-la em uma posição de loucura. Porque um dia fui como a amiga e não cria, mas então conheci a Cristo e passei a crer.

      Hoje, vejo, entendo e aceito aquilo que antes não via, não entendia e não aceitava. Porque alcançamos um novo conhecimento e não nos prendemos mais às ilusões deste mundo.

      (...)

      Excluir
    4. Vaidade, vaidade de vaidade, tudo neste mundo é vaidade. As pessoas rejeitam à Cristo e às bênçãos de Deus em prol de suas próprias vaidades.

      Do pó viemos e ao pó retornaremos, e quem virá nos salvar?

      Porque sabemos que na crença do Joel, tudo termina, e na descrença de muito, também. De que então valerá tais crenças e tais descrenças? Porque todo homem por si só pode decidir entre fazer o bem e fazer o mal, morrer como um justo ou como injusto, mas tanto um quanto outro terá a mesma recompensa, o sono profundo depois da vida.

      De modo que não vale a pena crer se não for no Cristo Jesus, porque é o único no qual há esperança. Porque é a única verdade pela qual poderemos ser salvos. Porque é a única verdade que traz uma ressurreição e a vida eterna.

      Somos loucos? Por acreditar na única verdade capaz de tirar alguém da sepultura e conceder-lhe a vida eterna?

      Creio que não!

      Porque loucura é aceitar verdades que não farão diferença alguma depois da morte. Crenças fadadas a ir ao tûmulo com o indivíduo e jamais ressuscitar com ele.

      Porque somente se a morte for como um sono e alguém vier nos ressuscitar e nos buscar antes que este mundo se acabe pelas mãos do próprio homem, é que temos uma boa razão para crer em alguma coisa.

      Porque sabemos que há a morte e que também haverá o fim deste mundo, e que um dia cada homem poderá desaparecer para nunca mais existir, mas haverá aqueles que não desparecerão e que subirão aos céus quando Cristo voltar.

      E se perderão, aqueles que não creram, porque nunca permitiram uma chance de Cristo se revelar. Passaram suas vidas buscando razões para descrer e rejeitá-lo, como se isto pudesse fazer com que todos tenham como destino o desaparecimento eterno.

      Estimada amiga, crendo ou não, Cristo vai voltar, querendo ou não, haverá aqueles que escaparão da morte e viverão uma vida eterna. Acreditando ou não, o dia do juízo vai chegar e não ficará pedra sobre pedra.

      Apenas uma garantia há e uma esperança existe, em Cristo Jesus e fora Dele não há possibilidade de salvação. Para aqueles que desejarem tão somente desaparecer, descobrirão ainda que tiveram uma oportunidade e a desperdiçaram.

      Assim, como cristãos, vivemos com a certeza de uma vida eterna, sem dor nem sofrimento. Loucura é apostar em algo tão pouco e curto, como esta sofrida vida aqui na terra, ou crendo que um dia, todos, apenas desaparecerão para nunca mais existir.

      Que Deus te ilumine.

      Excluir
    5. Sr. Adventista, quão interessante são as figuras dos querubins no tabernáculo, eles também desmascaram outra falácia no tocante ao mandamento divino.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    6. Creio como o irmão que a Bíblia não dá margens para dúvidas acerca desta classe de seres celestiais, haja vista que no episódio do jardim do Éden percebemos claramente a colocação destes seres guardando o jardim.

      Então a amiga Maria Gonçalves e o amigo Joel que me desculpem, mas questionar sobre a identidade de tais querubins é tapar uma doutrina clara contida na Bíblia.

      A Bíblia também apresenta vários episódios onde anjos, vem à terra para guardar e salvar seres humanos em momentos importantes, como no episódio de Ló. Deus não manda estes seres para tentar, nem trazer desgraças à humanidade.

      Aquele Satanás do livro de Jó em nada se parece com Jesus e SUAS criaturas celestiais, mensageiros de boas novas. Personagens como a Serpente e Satanás, estão mais para inimigos de Deus e da humanidade do que para amigos contribuintes da redenção.

      Creio então que se há de se comparar os reis de Tiro e Babilônia, melhor se enquadrariam no caráter manifestado pela serpente e pelo anjo Satanás que um dia foi querubin da guarda de Deus, do que aqueles anjos mensageiros protetores que por diversas vezes Deus enviou para salvar a vida de seres humanos e os pouparem das desgraças. Muito menos Adão, uma criatura recém criada e que vivia na mais pura inocência até a serpente Satanás aparecer.

      Percebo então a sabedoria de Deus em permitir a Satanás tentar ao seu servo Jó com toda a sua malignidade. Não fosse isto, jamais teríamos um parâmetro para reconhecer o verdadeiro caráter daquela serpente maligna que desde muito tempo trata de corromper as nações, e jamais reconheceríamos a sua atuação sobre os reis da terra.

      A Bíblia é clara em relatar que as criaturas celestiais também estão envolvidas no conflito entre o bem e o mal e sempre atuando, da parte de Deus, pelo bem da humanidade.

      Mas há aqueles que ainda insistem em dizer que Satanás seria um contribuidor da causa de Deus. Mas isto ocorre pelo fato de que, suas atitudes parecem mais coerentes com aquilo que encontramos na terra, de pecado e prazeres.

      De prazeres nossa carne está bem servida, mas vejo pessoas vazias, correndo para um prazer e depois para outro, tentando preencher a extrema lacuna que a separação do mundo de perfeição deixou dentro da humanidade.

      Preenchem com sexo, drogas, intensos estímulos visuais, violência, intensos estímulos auditivos e a verdade é que há momentos na vida que tudo que um ser humano quer e precisa é uma afago sem malícia, sem segundas intenções, um verdadeiro abraço sincero e totalmente desprovido de interesses pessoais.

      (...)

      Excluir
    7. Ah! Mas um Deus assim, manifestando este amor não serve! Melhor seria um Deus do tipo, mais parecido com a humanidade, aí então temos Lúcifer.

      Porque enquanto a humanidade acredita que o Diabo seja um ser totalmente louco, dotado de chifres, com uma voz horrenda e fazendo exclusivamente o mal, aí tudo bem! Mas quando começa-se a perceber como o diabo verdadeiramente é, aí as coisas se complica.

      Porque então Satanás começa a parecer muito mais com o deus desejado pelos homens do que Jesus.

      Porque Satanás continua sendo, astuto, belo, complacente com os erros da humanidade, compreensivo do quão bom é esta vida de pecados. É educado, inteligente, sabe conquistar a simpatia, é sedutor e refinado em todas as áreas do conhecimento humano.

      Uma criatura realmente admirável, mas que entretanto, em seu coração esconde uma maldade e uma ambição capaz de fazer até mesmo os anjos receiarem.

      - Coma uma maçãzinha, aproveite e tome um copinho de uísque antes de dirigir, não vai te fazer mal! Eu te compreendo, é só um pecadinho inocente, você não está prejudicando ninguém! Olha, um pouquinho de vez em quando não vai fazer mal. Sejamos razoáveis, aquele Deus da Bíblia é muito antiquado e não compreende de verdade o ser humano e suas necessidades, seguir a lei dos homens é suficiente, você estará protegido!

      Ah meu amigo! E todos fingimos que está tudo bem com o mundo, de que é só trabalhar um pouquinho mais, com um pouco mais de tecnologia, ou um pouco mais de igualdade social que tudo se ajeitará.

      E não percebemos que chegamos à um ponto em que basta que algum governante movido pro satanás envie uma única bomba atômica para alguma potência mundial, para chover uma guerra nuclear e decretar o fim deste planeta. Ah se Jesus não segurasse a mão de satanás e freasse os pecados cometidos pela humanidade.

      E se mais uma guerra não vier a acontecer, podemos nos assentar debaixo do sol às 10 horas da manhã e tomar um bom sol cancerígeno, com todos os raios ultra-violetas que passa pela nossa castigada camada de ozônio.

      Ou esperar por mais terremotos, mais tsunamis, mais erupções vulcânicas, mais incêndios florestais, mais desabamentos em favelas do Brasil ou em mansões de luxo nas montanhas dos Estados Unidos da América.

      Se quer saber o bem da verdade amigo Gênes!? Para mim a humanidade está entrando em um estado de loucura e anestesia, ignorando as coisas que se passam ao seu redor enquanto dizem estar tudo bem e não há nada com que se preocupar.

      Agora eu creio que Cristo estava certo de que o mundo entraria em colapso e isto está preste a acontecer, basta mais 2 ou 3 líderes loucos poderosos, para acabar de vez com a fome e a pobreza e de quebra com toda a humanidade.

      Meu amigo, estamos vivendo em uma era globalizada, onde se a economia de um país quebra, diversos outros países sofrem e vemos então pessoas de classe alta passando fome, porque tem dinheiro, mas não há comida para se comprar, porque ninguém vende coisa alguma para um país quebrado e ninguém investe em um país com economia falida.

      (..)

      Excluir
    8. Assim, me parece muito mais racional crer no que a Bíblia diz, de que um dia este mundo chegará a um ponto de não haver mais solução do que crer que este mundo conseguirá sobreviver ainda por alguns milênios.

      Ao contrário daqueles que negam a Bíblia, eu creio naquilo que meus olhos estão vendo, o cumprimento exato de tudo aquilo que encontramos no livro Sagrado. Morte, violência, terremoto, sensualidade, doenças e o imenso colapso gerado em todo o mundo por causa de "pecadinhos inocentes". E tudo ainda está na conformidade porque ainda tem gente de Deus, gente de caráter, que dedicam suas vidas a curar os doentes, a educar as crianças nesta sociedade doente que tata a todo momento de corromper o ser integral da pessoa humana.

      O mundo está certo e a Bíblia está errada!? Nananinanão! ESTE mundo é que está errado e caminhando à passos largos rumo à sua própria destruição.

      Ah! Se todos não apenas lessem mas seguissem a Bíblia e se comportassem como Jesus ensinou! Não haveria mais tantos furtos, nem assassinatos, nem cobiças, nem adultério e também não haveriam desculpas, para a existência de tais coisas.

      É difícil aceitar que Deus tenha outras criaturas perfeitas, e que não caíram em pecado, porque então a humanidade sabe que não há desculpa plausível para se querer viver em um mundo de pecados, senão pelo prazer que ele nos proporciona, prazeres reprováveis que não foram criados por Deus, mas trazidos ao mundo por Satanás, se aproveitando da ganância e inocência do próprio homem.

      Excluir
    9. Barbaridade hein ! Mais uma vez eu reforço a idéia de concordar com a Maria Gonçalves, sobre ela deixar de postar neste Blog para manter a "Sanidade Mental".

      Dialogar com vocês dois, faz lembrar o "episódio" da Torre de Babel em virtude da confusão de línguas. Deve ser bém incômodo conversar pessoalmente com vocês. (rs) É complicado quando a gente expõe uma opinião, e sem mais nem menos alguém "associa" com outra coisa que não tem nada a ver.

      Eu estou aqui me perguntando: de onde será que você, sr. Adventista, tira essas coisas que você afirma em relação àquilo que os outros escrevem ?

      Veja bém, ninguém aqui está questionando sobre a identidade dos Querubins, como você Mentirosamente afirmou. Mas a verdade, é que, eu não só questiono, como também digo que é um grande ENGODO é esta interpretação Enganosa que vocês querem meter "goela a baixo" nos crentes distraídos, através desta "Teologia Fraudulenta".

      É somente na cabeça dos Teólogos adeptos de Agostinho, que existe esta idéia estranha de enxergar algum Querubim ou Anjo caído em Ez. 28 e Isaías 14.
      -Os Querubins existem sim, mas não nestes textos.

      Sr. Adventista, os teus argumentos são muito sem sentido; inconsistentes. Veja bem, você começa defendendo o teu ponto de vista, mas de repente "descamba" para o lado das "Acusações/Indiretas"; dando "tiros" pra todos os lados.
      Parece que na tua cabeça, todas as pessoas que rejeita as tuas crenças, estão todos apostatados e praticando toda esta lista de coisas erradas que você mencionou.

      Eu já até sei, de quem você herdou este tipo de mentalidade.

      Agora, observe + um grande equívoco teu, você disse o seguinte:
      "Deus não manda estes seres para tentar, nem trazer desgraças à humanidade."

      Ah é ? Então isso quer dizer que você desconhece sobre os milhares de mortos pelo Anjo do SENHOR (Mensageiro de DEUS/Destruidor) no episódio de II Sam. 24 e I Crônicas 21 ?
      E quanto aos primogênitos do Egito que foram destruídos pelo "Anjo da Morte" ? Quem foi que fez aquela "Matança" ? DEUS ou o Diabo que você crê ?
      O que esta escrito lá no texto ?

      E por acaso você ignora também, o testemunho do próprio DEUS, ao deixar claro que é ELE mesmo quem cria o Mal (Isa. 45) ?
      Obviamente, que ELE o faz como punição quando se ira pelas constantes perversões do homem. Mas, o que está muito claro nas Escrituras, é que não existe nenhum outro Ser antagônico a DEUS que tem o poder de enviar desgraças à humanidade. A não ser o próprio DEUS; que faz em resposta às atitudes humanas.

      Pelo visto, você está muito "mal informado" a respeito da Soberania do Todo-Poderoso e Único DEUS. Se fosse verdade essa teimosia de que existe um Ser Maligno que além ser um "Rival" do Criador, ainda traz sofrimento para a raça humana, então DEUS não seria Soberano e nem dominador do Universo do qual é ELE mesmo, o único dono.

      Excluir
    10. O professor Rodrigo Silva deixou uma mensagem para vocês dois, no programa que foi ao ar agora a pouco, o programa deverá ser colocado no site na semana que vem.

      Estarei orando por vocês.

      Excluir
    11. Bém sr. Adventista, você não consegue responder com coerência as questões que deixei aí, e apela para o teu professor não é mesmo ? Sempre desviando o foco para outro assunto. Você é a "cara" da dissimulação.

      O mundo está cheio de "professores e mestres" da érea Teológica; mas isto não quer dizer absolutamente, que esses homens possuem a verdade plena. Temos conhecimento da existência de Centenas de Denominações pelo mundo a fora; e cada uma delas com um tipo de "linha teológica" com interpretações "conflitantes" entre eles mesmos. Porém, todos sem exceção dizem possuir a verdade.

      O Rodrigo Silva não é nenhum super-homem que possa se "arvorar" o dono da verdade. Ele é só mais um que foi "condicionado" a crer em tudo que prega; e quer repassar aos crentes aquilo que assimilou. A finalidade das Escolas teológicas é "moldar" a cabeça do estudante de teologia e deixar da maneira que eles querem. Isto é, esse indivíduo sofre literalmente uma "formatação" no seu cérebro e recebe um novo programa "padrão" da sua Igreja, onde passa a seguir a risca.

      Enfim, esses indivíduos são impedidos de pensar por sim mesmo. Ou seja, são uns "bitolados" obrigado a "dançar" conforme o ritmo da Instituição da qual são empregados. E "ai" daquele que sonhar em questionar algum ponto doutrinário !

      Porém, eu não questiono a inteligência do prof. Rodrigo Silva; todavia, não adianta tanta "Erudição" se não falar de acordo com as Escrituras, mas conforme a tantos Mitos interpretativos que foram sendo criados ao longo dos séculos e adotados por algumas correntes Religiosas.

      Vamos ver se há alguma verdade nesse programa que você está se referindo.

      Excluir
  18. Se discernimento espiritual significasse fazer acréscimos com o uso de interpretações "Fraudulentas" à Escrituras, então eu não sei de que "espírito" está se falando aqui.

    Veja: Deuteronômio 4:2 diz: "NADA acrescentareis à Palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os Mandamentos do SENHOR, vosso DEUS, que Eu vos mando."

    É assim que vocês falam pelo "Espírito" sr. Adventista ? Acrescentando um monte de absurdos à Palavra de DEUS ?
    E levando muitas pessoas simples à superstições pelo mau uso do texto Bíblico com essas "interpretações" ridículas !?

    Se é que posso chamar isto de interpretação !

    Meu caro, não adianta se "espernear" e partir para esses "ataques pessoais" contra mim, só porque não conseguiu "ludibriar" a prudência da sr. Maria Gonçalves ! Esta senhora é muita sábia pra ser tão facilmente manipulada assim como vocês o foram.
    Não queira contaminar a outros com essas idéias tolas que vocês herdaram de Ellen White, que por sua vez "plagiou" de outros com as mesmíssimas "tendências" de propagar Ilusões.

    Agora, que estamos em pleno século XXI, e vocês ainda se apresentam como "detentores" destas supostas verdades; que nada mais é que falsos ensinos; tentando arrebanhar mais e mais "Ovelhas desavisadas" ao vosso "Redil". Não se esqueça que não estamos mais na idade Medieval para dar ouvido a tantas "fábulas" como vocês estão acostumados a aceitar, e querer que outros também crêem como vocês.

    Se ainda não sabe, muitas pessoas ainda usam muito bém o RACIOCÍNIO. Ok ?

    ResponderExcluir
  19. Outra coisa, quem está se colocando na posição de "louco", é você mesmo. Tá se fazendo de vítima também ?

    Sr. Adventista, não queira "inventar moda". Os Fariseus eram sim Judeus; e não uma "classe à parte", como afirmou. Eles, assim como os Saduceus e outros, era uma Escola de interpretação da TORAH dentro do Judaísmo.

    E você continua "redondamente" engado com a postura dos Judeus em relação às suas crenças. E isto se deve ao "espírito" do Antissemitismo" propagado pela Igreja Romana, e que também está no sangue dos Adventistas do 7º dia.
    Porque eles, os Judeus, têm todo aval das Escrituras, onde estão inseridas todas profecias relativas a esse povo que ainda não se cumpriram, bém como as promessas de restauração que virá com a realidade da implantação da VERDADEIRA "Nova Aliança".

    Essa compilação de escritos, que denominaram de "Novo Testamento" é a maior ILUSÃO do Cristianismo, e que fora anexada à Escritura Judaica pela arrogância da Igreja Romana.

    A esperança do povo Judeu está muito bém alicerçada nas promessas do DEUS Eterno. Mas, a esperança dos Cristãos estão fundamentadas na areia da praia; com suas crenças depositadas em um "deus/homem".

    É óbvio que Gentios também serão salvos quando for Firmado por DEUS uma Aliança Nova primeiramente com Israel (conforme as Profecias), e então, Gentios terão a oportunidade de se aproximar do Verdadeiro DEUS; porém, terão que abandonar as suas idéias idolátricas e adorar o Único e Verdadeiro Criador para serem aceitos como povo dEle.

    Mas, não será de uma maneira "Ilusória" como "sonham" os esperançosos Cristãos; que tanto "anseiam" por um arrebatamento "Espetacular" com direito a morada no Céu e tudo mais.

    ResponderExcluir
  20. Não existe Judeus de uma "Nova Aliança", haja vista não ter ainda chegado esse período. Quando os Cristãos se "levantam" e se "arvoram" ser o Israel espiritual, nem sabem o que estão dizendo; mas o fazem movidos por falsas premissas herdadas dos seus falsos "Mestres".

    Outra coisa, eu não tenho dúvida da capacidade de "discernimento" da sra.Maria Gonçalves em perceber que, quem é realmente que procura argumentar de acordo com o texto Bíblico.
    -Então, eu penso que ela não precisa dessas tuas "alertas", aconselhando-a para não dar ouvidos às coisas que eu digo. Até porque, eu creio que ela sempre confere em sua Bíblia, quando discorro sobre algum assunto; se faz ou não sentido.

    E quem disse a vc que na minha crença tudo termina, como afirmou? Como sempre, fazendo afirmações tendenciosas.

    Ah ! Sobre os teus argumentos, "parece" que você não está com esta "bola toda" não. Porque, como bém disse a Maria Gonçalves, a vossa pessoa sempre está apresentando idéias que não podem ser provadas pelas Escrituras. Pois não passa de meras Fábulas.

    Pelo visto está confundindo "espiritualidade" com "alienação", em relação a essas idéias míticas que querem defender a todo custo.

    Se quiserem continuar propagando esses DISPARATES, que os faça com um mínimo se sensatez; isto é, não tentem corromper a "essência" do Contexto das Escrituras, tentando "arrancar" delas algum apôio para os absurdos que vocês pregam. Como a Mentira da suposta queda do "mito" Lúcifer e a Mentira do grande Conflito, e outros.

    Pois estas atitudes são abomináveis aos olhos do DEUS ETERNO.

    ResponderExcluir
  21. Sr. Adventista e Sr Gênes.Explicaram mto bem à vista da BÍBLIA SIM.Ela deve ser lida pelo contexto e não por versos separados.Não entre mais nessa discussão pois eles já receberam a luz.Agora o Espírito Santo trabalhará neles.Estarei orando por todos.Lembram-se do que a irmã White disse:um dos maiores enganos de satanás,será pregar a não existência dele próprio e muitos cairiam nesse engano.
    "Quando vocês entrarem numa cidade fiquem hospedados na casa em que forem recebidos até saírem daquela cidade. Mas, se em algum lugar as pessoas não quiserem recebê-los, nem ouvi-los, vão embora. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente.
    Então os discípulos foram e anunciaram que todos deviam se arrepender dos seus pecados. Eles expulsavam muitos DEMÔNIOS e curavam muitos doentes, pondo azeite na cabeça deles." Marcos 6:7-13
    O que perdem acreditando no Grande Conflito?Seu orgulho será ferido?Tenhamos fé e coração submisso aceitando as verdade bíblicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Felipe? Fico muito contente que o irmão conseguiu entender a nossa explicação, que o irmão continue firme a vossa fé, pois o acusador está muito irado sabendo que pouco tempo lhe resta, pois neste pouco tempo ele fará de tudo para poder enganar se possível os cristãos, mas a bíblia desmascara toda ação, cilada e astúcia que ele utiliza por isso a sua estratégia base que é “o poder da mente sobre a mente” sim, esse mecanismo psicológico não funcionará com o verdadeiro crente que aceita CRISTO como o seu suficiente salvador.

      Em Cristo:

      Gênes Soares.

      Excluir
    2. Sr. Gênes, se o acusador já sabe que vai perder a batalha pois assim está predito na bíblia, porque é que ele não desiste? Aliás, a bíblia prevê tudo desde o início da humanidade até ao fim do mundo (segundo os adventistas). Também pode responder-me por que é que Satanás tentou Jesus no deserto sabendo que ele era Deus e que só o homem é possível de ser tentado? Estou a ver que o sr. ainda se mantém inabalável na sua crença de que o ser humano é um joguete nas mãos de seres invisíveis. Acredita que a tragédia nas Filipinas corresponde de qualquer forma aos sinais que antecedem a vinda do Filho do Homem?

      Excluir
    3. Uma grande porcentagem das "doutrinas" Cristãs são fundadas em "Fábulas"; o resto é completada pela ignorância dos seus crentes, que apesar de sinceros, porém, simplesmente não "perscrutam". Ou seja, não raciocinam e nem questionam absolutamente nada; pois infelizmente, ou inconscientemente, tornaram-se "Alienados" por causa do excesso de confiança.

      A sinceridade, não é o suficiente e muito menos digna de "louvor". Se "eu", por exemplo, optar somente pelo ouvir, confiar, e dizer "Amém ou Haleluya" para tudo que for oriundo de "Líderes Religiosos". Assim sendo, significa que, sou inferior até mesmo a um Animal irracional que age por instinto; uma vez que sendo eu dotado de Inteligência pelo Criador, no entanto, aceito certas imposições sem questionar a sua origem ou veracidade.

      Isto é, onde foi parar a Imagem e semelhança (Sabedoria/inteligência) que Deus O Criador colocou neste ser humano criado à Sua Imagem ?

      Será que DEUS criou seres humanos: Alienados, Bitolados, ou alguém que aluga a sua mente para certas crendices tolas, que esses fanáticos insistem em propagar ?!

      O Cristianismo, só continua existindo, por causa do mito "Diabo". Porque do contrário não haveria a "teologia do medo", que é o principal artifício de Manipulação e dominação das mentes dos "simples". Doutra maneira, seria quase impossível a existência Cristã.

      E tudo isto, se deve às deturpações dos conceitos Bíblicos originais que obviamente são substituídos pelas parafernálias INÚTEIS da "Mãe" (Igreja Romana), que contaminou o mundo com a sua Ideologias destrutivas.

      Excluir
    4. Sr.ª. Maria Gonçalves, a sua pessoa já viu um homicida que nunca esboçou um profundo arrependimento largar a sua prática?

      Antes de adentrar em sua segunda inquietação, gostaria de frisar algo que se resumiria em duas simples frases.
      1ª- A onisciência de Deus não é causativa, e sua onipotência não é ilógica.
      2ª satanás usa mascaras para se esconder, mas Deus usa mascaras para se revelar.

      Portanto Deus em forma humana não fez uso de seus atributos, ele para poder pagar a nota promissória teria que satisfazer os reclamos da mesma na carne, o acusador sabendo disso percebeu que tinha uma porcentagem boa, poderia manter o seu “status” e por fim ao plano que aparentemente parecia tão frágil.

      Mas como já sabemos, ele com suas praticas astutas tais como a sua procuração, suas acusações e mascaras foram jogadas por terra, viu se pela primeira vez em todo o universo a sua verdadeira personalidade, sim o homicida foi desmascarado. ( 1 João 3:8).

      Deus poderia adiantar o seu juízo ali e por logo um fim no homicida e seus adeptos tanto os natos quanto os cauterizados psicologicamente, mas Deus não duela consigo próprio, pois o seu plano ainda não havia terminado, pois o seu amor e misericórdia deveria se estender por mais um pouco de tempo, sabe por que Maria Gonçalves? Sim por amor de mim e de você, ou seja, de todos os que aceitam a sua graça, e o reconhece como o seu suficiente salvador.

      Maria Gonçalves, eu não estou a comungar que somos joguetes, mas sim seres pragmáticos, pois somos bem parecidos com o nosso criador, claro temos as nossas limitações.

      Quanto á seu ultimo questionamento, creio que dois tópicos a ajudaria clarear lhes a mente, que é a permissão divina e a responsabilidade humana.

      Creio que o maior sinal da brevidade da volta de Cristo Jesus é a pregação universal de seu evangelho eterno, pois ele tem como base algo inatingível que é a verdade.

      Portanto qualquer tentativa de negar ou desmistificar tanto a pessoa de Cristo Jesus quanto de sua lei específica á dos 10 mandamentos estarão automaticamente cauterizando a sua própria consciência defendendo através da mesma algo insustentável.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    5. Nota Promissória ?!?! Misericórdia Senhor !!
      Bém, mas... quem seria o "Emissor/Credor" desta tal "Nota Promissória"? Se for o Diabo, significa que automaticamente Deus é o seu devedor. Ou ainda, será que Deus seria o devedor dÊle mesmo ?

      Ou quem sabe, vamos supor que o Satã seja o credor, então nesse caso, quem teria lhe dado uma "procuração" para cobrar uma tal "dívida contraída" ?

      Muitas vezes, o Cristianismo faz tudo parecer muito belo e prático; mas não dá "nome aos Bois". Expôr Ideologias não é tão difícil, pois basta copiar e repetir o que vem sendo dito a séculos ! O difícil é apresentar paralelamente a isto uma fundamentação sólida, para que a idéia seja consolidada como verdade inquestionável.

      Cantar é fácil. Agora, ter "afinação ou harmonia" é outra história.

      Excluir
    6. Já que o amigo demostra claramente que não está entendendo a canção, justamente por ter faltado ás aulas de percepção, e consequentemente também não entenderá a sua harmonia.

      Pois se estou no compasso de 3/4 o amigo estar á dizer que estou em outro, mas esse ilogismo se dá simplesmente pelo excesso de confiabilidade ou seria de elevação própria? Bem, o fato é que o compasso está equivocado, um bom conhecedor de música não terá dificuldade alguma em perceber também os vossos deslizes no que tange ao tempo cronológico e andamento.

      Excluir
    7. Sr. Gênes Soares, vê-se que o sr. percebe de música. Mas quanto à resposta à última questão, o sr. contorna-a metendo-lhe a pregação do evangelho como sinal da vinda do Senhor. E todos nós sabemos que esta vinda é dada a conhecer através de grandes tragédias. Analisando a sua resposta, nota-se perfeitamente que o sr. não quer associar a calamidade que se estendeu sobre as Filipinas aos sinais dos últimos tempos. E isto porque o sr. tem conhecimentos de história que os antigos não tinham. Sabe que uma parte do mundo é afetada pela intempérie mas que a vida continua na outra metade. A sua visão do planeta é global e não se restringe aos territórios conhecidos no tempo de Jesus. Por que é que não é sincero e não diz que não se quer comprometer com a sua resposta?

      Excluir
    8. Sr. Gênes, eu não nego Jesus Cristo embora o considere um profeta que foi mal sucedido porque morreu torturado na cruz. Até acredito que ele tenha desenvolvido uma relação espiritual com Deus de maneira bem forte e que tenha chegado mais longe do que qualquer outra pessoa no seu conhecimento sobre Ele. Também penso que ele tenha acreditado ter uma missão para cumprir da parte do Pai. E que, numa dada altura da sua vida, tenha crido ser Filho de Deus,mas não no início da sua pregação. Os evangelhos depois desenvolvem à maneira deles o tema da divindade de Jesus. Agora, a Lei não foi dada por Jesus mas sim pelos antigos, Moisés e seguintes. Jesus respeitava essa lei na íntegra mas com uma interpretação que saía fora da interpretação dos fariseus e saduceus pois ambas as classes lhe faziam perguntas. Não existe «Lei de Jesus» nem os dez mandamentos existiam na pretensa «Lei de Jesus».

      Excluir
    9. Sr.ª Maria Gonçalves não se trata de contornar, creio que á Sr.ª É lúcida e entenderá a luz que dei através de meus dois tópicos.

      Também não se trata de não comprometer como já havia dito antes, mas sim em enfatizar o ultimo sinal que antecede o seu regresso.

      Já com relação à pessoa de Jesus Cristo inserido nos textos do NT, percebemos que as diversas variantes não afetam a essência de seu sentido, pelo contrário boa parte delas enfatiza especialmente a respeito da doutrina.

      Por esse motivo as narrativas permanecem como estão.

      Principalmente esta que se encontra registrada em João 14:6-10.
      portanto a lei sempre pertenceu a seu único autor.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    10. Você é muito arreigado às suas convicções. Em João, os mandamentos não estão descritos. Não sabemos se são apenas os dois primeiros ou se são todo o conjunto de leis que estão em Deuteronómio. Se Deus foi o autor dessas leis, porque é que o adventismo ficou apenas com dez?

      Excluir
    11. Com relação aos dez mandamentos quem disse para Sr.ª, que estou á descreve-la em João?

      O que está definitivamente arraigado no texto em pauta é algo que a V.S.ª, tanto teme, pois é isso que parece até o presente momento.

      O que estou á mostra-lhes é que os dez mandamentos pertencem ao mesmo dono. Só isso.

      Gênes Soares.

      Excluir
  22. Pela maneira com que "tentou" expor ou explicar alguma coisa, só pode ser oriundo de alguém muito fanático; porque não foi claro em nada.

    Agora, quanto a pergunta tendenciosa: "O que perdem acreditando no Grande Conflito?" ... Então pergunto: Quê grande Conflito é este ? É Bíblico ? Onde está isto ocorrendo agora ?

    Crer ou descrer em um suposto "grande conflito" entre o Soberano do Universo e um 2º Ser Mitológico, não tem nada a ver com Orgulho, mas sim, com "IGNORÂNCIA ! Pois, quem crê nisso, não consegue entender que está diminuindo a DEUS e enaltecendo o MITO.

    ResponderExcluir
  23. Quando se aprende determinada canção somente "de ouvido" (um termo que você deve conhecer), corre-se o risco de inconscientemente, cantá-la de maneira errônea por toda a vida; e aqueles "ouvintes" que também não entende nada de "partitura" e muito menos manifesta algum interesse em conhecer, acabam por assimilar tais erros na mesma proporção. E isso, gera um ciclo vicioso infindável. Daí, a razão de tantas gerações supersticiosas e escravas do medo e da ignorância, em virtude da influência dessas ideologias populares.

    Quem precisa de um mínimo de percepção, é quem não se dá conta que está fora da "cadência" da Música. Nesse caso, o mais sensato, é parar e recomeçar do zero, do que insistir desafinado.

    Sr. Gênes, se retrocedermos à Idade Medieval, encontraremos facilmente o ponto de onde se originou esse "compasso" no qual você ainda se encontra aprisionado (marcando passos). Conceitos esses, importados de culturas pagãs sem quaisquer respaldo dos verdadeiros profetas.

    Ademais, é tão controverso quanto infundado, a crença em Um Ser Soberano, porém, paradoxal, uma vez que se agrega a ideologia de um poder Antagônico com um status de "Arqui-inimigo" do Criador. Infelizmente o Cristianismo copiou e "colou" a antiga lenda dos Persas, onde segundo criam, o deus do bém (Ahura Mazda) e o deus do mal (Arymã) confrontavam-se constantemente, e o homem ficava no meio desse "fogo cruzado". O resultado disso, não é outra coisa, senão, um Sincretismo Religioso prejudicial à mente humana.

    Vale lembrar, que é inegável que o suposto "Grande Conflito" ensinado pela IASD, é um Plágio do Zoroastrismo Persa, na sua completude.

    Por isso que, quem aprende "de ouvido", precisa desaprender; de preferência, efetuar uma formatação na "cachola" e recomeçar pela base correta. Sem a adição de fábulas.

    Fique na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Sr. Joel, gostaria de alertar ao amigo que ainda estou no compasso 3/4. Nossa! Agora fica visível como o senhor é ruim de compasso, á principio parece ser excesso de confiabilidade.

      Mas pode ficar tranquilo que eu o alertarei quando o Sr. Estiver perto do tempo cronológico e do andamento.

      Só um detalhe, a vossa anacruse se dá exclusivamente ao seu próprio compasso imperfeito.

      Tal confusão seria evitada se simplesmente observasse uma simples aliança nos dedos de um casal.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    2. Sr. Genes, talvez você prefira se expressar desta maneira, usando deste tipo de linguagem, sem compromisso com a objetividade; já que os teus argumentos sempre foram sinônimo de embromações mesmo; sem que chegue a um "denominador comum". Não se percebe nenhuma conclusão sequer implícita em tuas dissertações. As tuas explanações são extremamente confusas, e se perdem na "neutralidade". É como um filme de suspense que torna-se angustiante para o telespectador; onde o filme apesar de ter um desfecho final, contudo, na sua grande maioria, há sempre a ausência de uma conclusão que faça sentido.

      Assim, é aquele que adota este tipo de posicionamento, que não depõe em nada em favor daquilo que defende. É como se estivesse esperando que o seu Interlocutor "adivinhasse" aonde você quer chegar; é mais ou menos, como auxiliar alguém que está perdido, fazendo-lhe interrogações "passo a passo" sobre pontos de referência, até que esse consiga se situar no tempo e no espaço.

      É um tanto Enigmático !

      Excluir
    3. Sr, Joel não me admira muito o vosso esforço em tentar acertar o compasso, como já disse anteriormente estou no compasso 3/4, portanto não tente transferir para mim e os demais participantes essa vossa debilidade.

      O caro amigo já demostrou e continua á demonstrar essa vossa imprecisão perceptiva e como conseguinte este compasso imperfeito.

      A canção continua em sua cadencia correta, já o que permanece errôneo é vossa falta de percepção.
      Portanto não me admiro se outros vierem a compartilhar das mesmas dificuldades.

      Aqui vai um conselho, acalme-se, respire fundo e antes de prosseguir com a caneta na mesa, analise com mais carinho a canção repare os detalhes já mostrados, fazendo assim economizará forças para tempo oportuno.
      ___________________________________________________________

      Agora quanto a minha forma de expressar essa minha linguagem o amigo vem me dizer que esse método é algo sem compromisso com a objetividade, me perdoe, mas quem usufruiu de tal analogia foi o caro amigo, portanto de que o homem não vem a se queixar se não de suas próprias atitudes.

      Portanto estou apenas á utiliza-la, agora se o amigo se perdeu esse fato se deu exclusivamente a vossa própria falta de perceptividade musical.

      Excluir
  24. O sr. Joel tem razão. O sr. Gênes tem uma maneira muito confusa de se expressar; eu não queria ofendê-lo outra vez mas tenho que ler o que escreve várias vezes para tentar perceber o que quer dizer. Ao sr.Joel ler basta-me ler uma só vez, é límpido que nem um cristal apesar das nossas diferenças de opinião. O sr. adventista também é bastante explícito. Não duvido que quem leia o que o sr. Gênes escreve entre num estado de abatimento tal que não tem coragem de dizer mais nada ou, então, fique completamente exasperado e depois se descontrole nas suas afirmações. Falo por mim, que tive uma conduta horrível há tempos, mas tenho a certeza que vou conseguir aguentar-me desta vez. Faça um esforço, sr.Genes, eu não sou doutora, não preciso de palavras caras no meio do texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A amiga poderia descrever-me as palavras caras que eu utilizei e que a Sr.ª, não tenha conseguido compreender?

      Excluir
    2. «O que está definitivamente arraigado no texto em pauta é algo que a V.S.ª, tanto teme, pois é isso que parece até o presente momento.» Também não percebi o sentido desta frase embora não contenha palavras caras.

      Excluir
    3. Bem Maria Gonçalves, Jesus é filho de Deus não por usurpação, ele realiza as obras de seu pai os dois são um em poder, caráter e propósito.

      Por isso mesmo que Jesus é a perfeita revelação do pai, nega-lo seria o mesmo que negar aquele quem o enviou.

      Jesus não entra em confronto com seu pai principalmente na lei específica dos 10 mandamentos, pelo contrário ambos se constituem um, pois partilham da mesma magnificência, excelência, preeminência, ou seja, da mesma majestade e gloria.

      Portanto o que não seria muito coerente e tomar caminhos longos, inseguros principalmente o de tentar se opor a uma genuína crítica textual, portanto os relatos por mais variantes que sejam não afetam a essência de seu sentido,
      por isso elas permanecem intactas até hoje.

      Portanto me parece é que a amiga está a se enquadrar dentro do grupo citado por mim anteriormente, que é daqueles que tentam desmistificar a pessoa de Jesus Cristo, portanto Jesus foi bem sucedido principalmente porque cumpriu a missão que era a de pagar na carne as consequências da desobediência do homem, o ritual do santuário apontava para essa realidade, portanto o que Jesus fazia não era algo exclusivo de sua própria mente como a amiga erradamente tem nos apresentado, pelo contrário tanto o AT, como o NT, confirmam esse propósito de ambos o pai e filho juntos na redenção do homem caído, negar essa verdade como já disse antes é o mesmo que negar o próprio Deus.

      Portanto creio que a dificuldade, incide não na expressão, mas sim na interpretação.


      Excluir
    4. Deus não compartilha sua gloria:

      Isaías

      RA - 48.11 Por amor de mim, por amor de mim, é que faço isto; porque como seria profanado o meu nome? A minha glória, não a dou a outrem.
      RC 48.11 Por amor de mim, por amor de mim, o farei, porque como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem.

      Excluir
    5. Ideologia, não significa que seja aquilo que representa a realidade dos fatos. Pois, qualquer um pode criar uma, e apresentar ao mundo como se fosse "a verdade".

      Não são poucas pessoas que seguem "ideologias". Uns, o faz por conveniência; outros, por achar que aquilo faz sentido; e um terceiro grupo, talvez por serem sectários e escravos de um sistema Religioso; então, simplesmente aceita tudo "pela fé"; e em contrapartida, recebe uma "cartilha" de procedimentos de como ser um "fiel" seguidor. E, com o passar do tempo, isso é automaticamente inserido nas mentes desses adeptos de tal forma, que, adquirem certo medo de questionar qualquer coisa, por causa das "persuasões" às quais são constantemente submetidos e condicionados.

      É por esta razão que as Religiões "fabricam" pessoas impensantes. Fato é, que, a maioria das doutrinas que essas Denominações seguem "religiosamente", são na maioria um reflexo do pensamento dos seus fundadores. Ou, certas idéias filosóficas herdadas dos "pais da Igreja".

      -Exemplos de Ideologias:

      Crer ou Afirmar que o Criador tem um filho num sentido literal, ou seja, que ELE realmente tenha "gerado" um outro deus/filho, só porque alguém "criou" essa idéia por conveniência; porém, sem qualquer base Escriturística (Torah e profetas). Mas porque, tais idealizadores foram muitíssimos influenciados pelo helenismo Grego, suas filosofias e outras culturas pagãs; em que acreditavam que seres humanos concebiam dos "deuses". Coisas abomináveis.

      Quem não tem o hábito de investigar, aceita qualquer coisa como verdade, e passa a enganar a outros também.
      E o pior, é quando alguém que além de adotar tais ideologias, não se contenta e procura ir além disso fazendo acréscimos. Isto é, alguém inventou que DEUS tem um filho, e outros, não satisfeitos, acrescentam que esse suposto "filho" é tão poderoso quanto o Criador em todos os sentidos (poder, caráter e propósito).
      -E para quem não sabe, está aí abaixo a autora dessas palavras:

      Ellen White escreveu: "Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o Eterno Pai – um em NATUREZA, CARÁTER e PROPÓSITO – o único ser que poderia penetrar em todos os conselhos e propósitos de Deus." Patriarcas e Profetas, pg. 34.

      Ah, se não fosse Ellen White e as ideologias Cristãs !

      Excluir
    6. Ademais, quem assegura que DEUS "partilha" a Sua Majestade e Magnificência com outro Ser, é porque desconhece a Sua palavra. No caso, quem insiste nessa teimosa ideologia, está se opondo ao próprio Altíssimo; conforme as passagens de ISAÍAS 42:8, 43:10, 44:6, 45:6 e 46:9; além de OSÉIAS 13:4.
      -O texto 46:9 por exemplo (contém um recado p/ os Trinitarianos), o Deus Criador é categórico e enfatiza dizendo que: "Não há outro Ser Divino, sequer SEMELHANTE a ELE". Quanto mais um outro Ser que participa de Sua Majestade e Poder. Um outro "Co-igual" !?

      Daí, o perigo dos conceitos filosóficos e das ideologias.

      Quanto aos 10 Mandamentos, JESUS pode até não ter manifestado um confronto direto ao seu Autor (O CRIADOR); mas, contradisse quando fez alguns acréscimos por meio de palavras como "...Ouvistes o que foi dito aos antigos... eu porém vos digo que.... e por aí vai.

      Com esta atitude ele (Jesus) contrariou o que o Eterno já havia prescrito e proibido quaisquer alterações (acréscimo ou omissão).

      Sobre o juramento por exemplo, em Mat. 5:34-37 JESUS induziu os seus seguidores ao erro, proibindo que eles jurassem até mesmo pelo Céu (Trono de Deus), ou pela terra (estrado de Seus pés); quanto mais pelo Seu Nome. Só que... Vejam bém que na Lei (Torah) está escrito:

      "Ao SENHOR, teu DEUS, temerás; a Ele servirás, a Ele te achegarás e, pelo Seu nome JURARÁS". (DEUT. 6:13 e 10:20).

      É óbvio que a Lei claramente proíbe o falso "juramento", conforme Lev. 19:12 e 6:3). Mas, o "generalizar" como fez Jesus ou, como escreveu o o autor de Mateus no Cap. 5:33-35, é ir contra àquilo que DEUS ditou a Moisés (no livro da Lei). Com uma agravante, veja: pois ele disse que:
      Aquilo que passasse de "Sim, sim; não, não", VEM DO MALIGNO. Ou seja, ele (Jesus) considerou um Mandamento de DEUS (jurar em Seu nome) como sendo algo de origem maligna, quando disse: "Eu, porém vos digo: DE MODO ALGUM JUREIS..."

      A cada dia que passa eu me convenço cada vez mais, que os sistemas Religiosos "Cega" os seus seguidores.

      Só não enxerga quem não perscruta, mas aceita pela "fé".

      Excluir
    7. E para finalizar, deixo a mesma indagação que fiz ao Sr. Adventista:

      Quais os Profetas que, por meio de um "Assim diz o SENHOR" previram que alguém (um ser extra-terrestre) tornaria-se humano por meio de uma "encarnação" (conceito anti-Escriturístico), para, segundo se crê, "pagar" na carne as consequências da desobediência do homem ? (palavras do sr. Gênes).
      Da mesma forma, outra pergunta se faz necessário: Onde está escrito no A.T, que isso era um propósito de ambos: "pai e filho" juntos na redenção do homem caído, como acrescenta o caro sr.Gênes; para que possa ser afirmando com tanta convicção ??

      Qual é o texto ? (capítulo e versículo)

      -Ou são apenas ideologias baseadas nas conclusões tendenciosas dos autores do "novo testamento", quando forjaram esses escritos para compor a base principal do Cristianismo ? Quem são os protagonistas desse "teatro" ?

      Basta buscar um pouco na história para saber que toda essa "engendração" foi fortemente influenciado pelos pais da Igreja e o poder Papal, para uma consolidação do seu poder por meio de um "sincretismo", tanto no que se refere ao Cristianismo/Paganismo, quanto à questão Político/Religioso.

      Agora, o difícil é "conceber" a idéia, de muita "gente boa", que ainda continua acreditando piamente nesse produto Greco/Romano, como sendo de origem e inspiração Divina.

      Qual o sentido de se criticar um sistema religioso, porém, comungar das suas principais doutrinas que foram impostas à força ?

      Muito estranho, não é mesmo ?

      Quanto ao "desmistificar" ou "desmascarar" a Jesus, o Cristo, não há necessidade alguma, pois a ingenuidade e as contradições grosseiras contidas no "Novo Testamento" já por si só se encarregam disso.
      Uma simples análise desses escritos, mostra que esta história foi muito mal "arquitetada", a ponto de seus idealizadores deixaram "furos" pra todos os lados, principalmente nos Evangelhos. Só não enxerga, quem utiliza somente dos "óculos" de sua Denominação.

      Então, se quiserem permanecer com os olhos vendados em relação a tudo isto, basta continuar dizendo "amém" para a aparente "Erudição" demonstrada nos sermões por seus Pastores, Apóstolos, Bispos, Reverendos e afins.
      .................
      E o Cristianismo ainda têm a coragem de acusar o povo de Israel de não ter aceitado a Jesus como o "Messias". Mesmo que este personagem não tenha preenchido nenhum dos principais "Pré-requisitos" que o identificaria como tal (Messias).

      Excluir
    8. Bem Cristão livre, observando a vossa afirmação que a meu ver se dá exclusivamente devido uma má interpretação de um contexto muito amplo sobre o assunto.

      ““ Creio que o amigo deveria começar uma mudança principalmente por vosso nome, ao invés de “Cristão Livre” mudasse para "Livre de Cristão”.

      Portanto antes de tentar desmistificar a Cristo e os relatos do NT, gostaria que analisasse com mais carinho o meu comentário.

      Bem deixarei outros versos para o amigo poder se situar no tempo e no espaço.

      Isaías 40:5
      “A glória do Senhor será vista por todos os homens. Foi Ele mesmo quem prometeu isso!”.

      Veja que a gloria do pai se manifestou de forma visível no ministério de Jesus Cristo.

      2 Pedro 1:16-17
      “De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade”.

      “Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: "Este é o meu filho amado, em quem me agrado"”.

      Hebreus 1:3,8
      “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas...”.

      João 17:5
      “E agora, Pai, dá-me na tua presença a mesma grandeza divina que eu tinha contigo antes de o mundo existir”.

      Colossenses 2:9
      “porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”.

      João 1: 1,14.
      “Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus”.

      “A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos à revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai”.

      Realmente “Cristão Livre”, Deus não compartilha a sua gloria com outro há não ser com ele mesmo porque será?

      “Portanto a divindade de Cristo é um fato, tentar negar essa realidade não seria muito coerente, e incoerência maior e o amigo persistir com o vosso nome "Cristão Livre".

      Excluir
    9. O caminho mais curto ou mais sensato para se chegar a um correto entendimento, sem sombra de dúvida, é a busca constante pela verdade. E isso se faz por indagações e investigações para se chegar a um denominador comum. Isto é, para saber se "tais e tais" ensinos (Ideologias) possui ou não algum "fundamento".

      E não, agir como muitos fazem, quando optam pela "aceitação e acomodação"; em que consequentemente, serão "condicionados" a uma adequação nos moldes do Sistema Religioso que escolheram fazer arte.

      E isto, é inegável !

      Neste aspecto, eu estou "crente" que o Cristão Livre "está por escolher" a alternativa correta. Digo está, pelo fato de eu ter observado algumas de suas indagações; em especial esta, onde ele reconhece que o Eterno não divide a Sua glória ou (Majestade, Onipotência, Onisciência e etc) com nenhum outro Ser. E isto responde a seguinte pergunta: "Porque será ?" (feita pelo sr. Gênes).
      E a resposta é óbvia, o Altíssimo não divide Sua Majestade, pelo simples fato de NÃO haver nenhum outro Ser que seja sequer "semelhante" a ELE.

      Vejam ISA. 40:25 " A quem, pois, ME COMPARAREIS para que EU lhe seja igual ? - diz o Santo" (YHWH).

      - Conclusão: FIM do dogma da TRINDADE (3 supostas pessoas que segundo o conceito filosófico/Católico "compartilham" da mesma essência).

      E naturalmente não há Divindade alguma em Jesus. A não ser aquela "forjada" nos bastidores dos Concílios Romanos e decidida por meio do voto (pelo poder político).
      - - - -
      Vejam como é fácil "moldar" pessoas desavisadas por meio de táticas enganosas:
      Isaías 40:5 - O contexto histórico desta passagem do profeta Isaías por exemplo, remonta ao Cativeiro Babilônico. Observem que o V-2 diz:

      "Falai ao coração de Jerusalém, bradai-lhe que já é FINDO o tempo da sua milícia, que a sua iniquidade está PERDOADA e que já recebeu em DOBRO das mãos do SENHOR por todos os seus pecados".

      O texto está falando dos 70 ANOS do cativeiro de JUDÁ em Babilônia (um período estabelecido por DEUS como castigo para a expiação dos seus pecados") - Razão pela qual o texto diz: "Bradai ao coração de JERUSALÉM (Judá).

      Agora, modificar o sentido real de um texto Bíblico (agir de má fé), e aplicar isto como um cumprimento de uma suposta profecia "engendrada" por ROMA; é no mínimo deturpar os escritos dos verdadeiros Profetas do ETERNO. E isto configura-se PECADO (Mentira) !

      Por esta razão, é importante procurar conhecer mais profundamente as Escrituras (A.T) e o chamado (N.T); e promover um "confronto" entre ambos escritos. Não resta dúvidas, que, certamente surgirão diversas indagações que talvez poderá levar a um exame profundo, ou uma descrença total. Isso é FATAL !

      Portanto, esse é o primeiro e mais importante passo, antes de querer questionar: Se o "Novo Testamento" tem alguma relação com os Profetas, ou que, definitivamente esses escritos não tem NADA a ver com as Escrituras Judaicas. Porém, com uma investigação minuciosa, não tem como negar que o N.T foi "fabricado" (por isto sua origem Grega). Logo, não tem qualquer relação com a Inspiração Divina.

      Abraços.

      Excluir
    10. Sr Genes,

      Para quem tinha apenas as escrituras do VT, para consultar e como fonte de doutrinas e para tirar dúvidas, tinha muita razão em agir como os Judeus agiram, quando Jesus e os Apóstolos fizeram certas declarações sobre o assunto; muito bem claro nos textos que citastes, portanto pare de hostilidades, ok? Normalmente quem é hostil, também é tratado com hostilidade, certo?
      Apenas postei um texto do VT, para análise! Mas por isso você já acha que devo mudar meu codinome para "Livre de Cristão?" Sinto muito, mas continuo sendo "cristão convicto" e livre da manipulação de homens, mas parra mim é bom estar livre de "Adventista obcecado e fanático", que se considera dono da verdade e que além de tudo gosta de julgar os outros. Você acha que ser Cristão é exclusividade dos guardam o sábado judaico? O Dia de descanso do Cristão pode ser qualquer um, pois não fazemos diferença entre dias e dias e também não julgamos outros cristãos por causa de sábados, que são semanais e não cerimoniais, ok?

      Excluir
    11. Bem Cristão Livre me perdoe por minha "hostilidade", é que a vossa afirmação ficou genérica, mas pode ficar tranquilo que não sou obcecado quanto mais fanático, pois como já havia dito em momentos anteriores todo domingo sempre que possível visito uma igreja diferente da qual pertenço, tenho muitos irmãos, e sempre trocamos informações bíblicas e sempre mantivemos respeito mutuo.

      Fico feliz ao ver que vossa pessoa continua um Cristão convicto.

      Só gostaria de lembrar ao Sr. que as três pessoas da divindade é quem são donos da verdade, pois eles são a própria verdade incluindo os escritos sagrados o AT, e NT pois a natureza da inspiração se aplica á ambos destacando em especial a lei dos dez mandamentos que permanecem até hoje de forma inalterada.

      Portanto não tem como mudarmos o sábado de seu local, e tão pouco mexermos no ciclo semanal pois a sua existência não está determinada por nenhum astro.

      Excluir
    12. Só lhe recomendaria que respeitasse o entendimento dos outros, que divergem dos entendimentos da sua organização religiosa, pois a verdade com certeza não está sob a placa de uma denominação religiosa.

      Excluir
    13. "Portanto não tem como mudarmos o sábado de seu local, e tão pouco mexermos no ciclo semanal pois a sua existência não está determinada por nenhum astro."

      Ah tá ! Eis aí uma declaração que procede de alguém que no mínimo, é um fanático religioso, e que não quer duvidar das palavras dos seus "Líderes Religiosos" (um alienado). Por isso repetem tudo o que eles proferem como verdade; porque "veneram" os seus líderes.

      ""Não tem como mudarmos o Sábado e nem o ciclo Semanal ?!"" Engraçado; como se isso já não tivesse acontecido... e que Sábado não tivesse sido adulterado pelos Romanos...

      Excluir
    14. Amigo joel, peço que se comporte. E que evite usar palavras como fanático ou alienado em tom de ofensa. Isto só denigre a sua própria imagem, como pessoa educada que deveria ser, tratando as pessoas com respeito como o amigo Cristão Livre e Gênes tem demonstrado.

      O debate não está tão acalorado a ponto de isto ser visto como um impulso normal de debates. Peço então que se contenha. Se não for contribuir, por favor, proceda como lhe pedi anteriormente, não atrapalhando os comentários alheios.

      Dese já agradeço a colaboração.

      Excluir
    15. Bem Joel diferentemente do amigo, creio que Deus o criador dos céus e da terra é maior do que qualquer criação, o homem sendo a sua criação poderá até "tentar" mudar aquilo instituído pelo seu Criador, mas fazendo isso estará á enganar a si próprio, pois jamais conseguirão mudar as leis que o senhor determinou acerca do universo.

      Salmos 148:6
      "Ele criou todas essas coisas e elas permanecerão para sempre; as leis que o Senhor determinou para o universo nunca serão mudadas".

      Portanto o ciclo semanal e as demais criações permanecem intactas.

      Portanto não tem como o amigo negar essa realidade.

      Excluir
    16. Ok sr. Adventista. Apesar de que, não entendo que seja ofensa dizer que alguém é um "fanático ou um alienado", em virtude de se enquadrar como aquele que se submete aos padrões de um Sistema Religioso "sem reservas". E infelizmente, a maioria dos seguidores "fiéis" possuem estas características, porém, não admitem; mas é muito fácil de serem identificados. Mas, tá ok então; sem "ofensas".

      No entanto, gostaria de lembrá-lo que ofensa mesmo, é taxar os outros de Mentirosos, um procedimento bém corriqueiro que você teve por várias vezes em certos debates; principalmente naqueles teus comentários endereçado ao Cristão Livre tempos atrás. Ou eu estou equivocado ?

      Até mais.

      Excluir
    17. Quem questionou sobre as leis do Universo sr. Gênes ? E, em que momento as minhas palavras colocaram em dúvida a Soberania do Criador sobre Suas criaturas, para você ter dito o que diz ? Não faça declarações "tendenciosas" meu caro. Está fazendo confusão !

      Outra coisa, para o teu próprio bém, abandone este "ciclo vicioso" de retirar versos fora do contexto Bíblico para usá-lo em apôio às tuas conclusões. Pois, novamente você usou um texto totalmente adverso daquilo que intencionava mostrar; assim como fez com ISA. 40:5.

      Bém, para começo de conversa nesta passagem do Salmos 148:6, o Salmista está falando sobre as Leis fixas ordenadas por DEUS no Universo, e não tem quaisquer associação com o Mandamentos dados ao homem (como Sábado por exemplo). Tanto é verdade, que, os versos que antecedem o v-6 menciona "Sol, Lua, Estrela e até as Águas" e etc. Imagine só a catástrofe que ocasionaria no Universo, caso estas leis fixadas por Deus para o Cosmo não funcionassem de maneira perfeita !? É disso que o texto está tratando. Logo, este verso não serve para defender a idéia de que, a cronologia do ciclo semanal deste calendário Gregoriano não tenha provocado sérias mudanças, como querem alguns "Sabatistas" ?!

      Bém, o que você precisa entender, é que era o próprio DEUS quem concedia, mas também retirava, e isso era condicional a obediência do povo. A destruição do Templo por 2 vezes é um exemplo claro disso; porque embora fosse um lugar mais Sagrado para o povo (Onde a Glória dEle descia no Santíssimo), contudo DEUS mesmo ordenava ou permitia que tudo isso fosse destruído, por causa da desobediência. E o mesmo não é diferente em relação ao Sábado semanal.

      -Veja o que diz Lamentações 2:6-7 (v-6 parte B) diz:

      "...O SENHOR em Sião (Jerusalém), pôs em ESQUECIMENTO as festas e o SÁBADO, e na indignação da Sua ira...".
      -Oséias cap. 2:10-11 também é outro exemplo que sinaliza nesta mesma direção. VEJA: "E farei cessar sua alegria, as suas festas, as suas celebrações da Lua Nova, seus sábados, e todas as suas festividades".

      Então fica uma pergunta: Como é que DEUS fazia para fazer "Cessar" essas Celebrações e fazer como que o povo se esquecesse das Suas festas solenes e do Sábado ?

      Excluir
    18. cont... É só observarmos que antes mesmo que Israel saísse do Egito, DEUS declarou-lhes o primeiro mês do ano Judaico, que está registrado em Êxodo 12:1-2 - comparar c/ Êx. 13:4-5 (obviamente aquele foi o primeiro dia do ano). Então, será que DEUS estava sendo "redundante" quando declarou que aquele mês era o PRIMEIRO p/ Israel caso não tivesse havido uma deturpação no que originalmente foi instituído? Ou realmente o ciclo semanal da criação já havia sido modificado ?

      Observe ainda, que em Lev. 23 DEUS determinou quais seriam as Suas datas Solenes, inclusive o Sábado; e especialmente, deixou instruções sobre como e QUANDO essas FESTAS FIXAS deveriam ser observadas; pois havia um ponto de partida pré-estabelecido para não haver erros na identificação de cada data Solene em especial (Sábado, Páscoa, Pães asmos, Primícias, Expiação e etc).

      Se você conseguir desvendar este "Enigma", começará entender o porquê que o Calendário Gregoriano não está em harmonia com o que foi pré-estabelecido pelo Criador desde os primórdios.

      É óbvio sr. Gênes que o ciclo semanal estabelecido pelo Criador permanece porque o tempo não pára. Mas o que você ainda não entendeu, é que, uma coisa é o ciclo semanal que DEUS estabeleceu; outra coisa, é não querer compreender que o calendário atual seguido quase que pelo mundo inteiro, é de origem humana (Papal), e não tem quaisquer relação com o original da criação; uma vez que quando este foi implantado, não se levou em consideração os "pré-requisitos" deixados por DEUS para se identificar as Suas datas Solenes, inclusive o Sábado dentro do dispositivo.

      O Calendário do Criador tem como referência os dois Astros (Sol e Lua). É uma sincronia perfeita, sendo que contém um "ponto de partida" seguido de uma "interrupção", que é naturalmente determinado pelo ciclo Lunar. Mas, o mesmo não ocorre com o Calendário Gregoriano, pois este é somente "Solar" e a sua contagem é contínua. "Atropela" o tempo. E desta forma, o Sábado pode cair em qualquer um dos 7 dias da semana (falo da semana original).

      Basta indagarmos a nós mesmos: porque será que em Isaías 66:23 tanto a Lua nova como o Sábado são datas referenciadas para a adoração ao Criador ? Detalhe: a Lua nova precede o Sábado neste texto, e nos demais textos também (Amós 8:5, Oséias 2:11 e muitos outros). Não seria uma associação clara entre estes dois Mandamentos, sendo a Lua nova um ponto de referência em relação ao Sábado ?

      Agora, nós temos duas opções, que é a de continuar aceitando esse calendário que foi "imposto" ou fazer uma investigação minuciosa sobre estas questões que estão sendo levantadas nos últimos dias a respeito do verdadeiro Shabat (Sábado). Portanto, antes de fazer qualquer afirmação contrária, indague, investigue profundamente as passagens Bíblicas que falam sobre o assunto. A começar por Gên. 1:14-16.

      Vale lembrar que, não sou eu, e muito menos qualquer outra pessoa leiga que está proclamando esta mensagem todos os dias, e chamando a atenção dos interessados no assunto: "Shabat da Criação X Sábado Gregoriano". Pois, segundo consta, até mesmo a Enciclopédia Judaica assevera que esse Sábado que tanto os Judeus atuais, os Adventistas, os Batistas (7ºdia) e outros guardam, NÃO é o Verdadeiro Shabat ordenado por DEUS. Além do mais, a informação que tenho, é que há muitos Adventistas examinado sobre este assunto e que estão abandonando o Sábado deste "nosso" calendário.

      Portanto, ser "irredutível" a respeito disso, creio não ser a melhor opção.

      Para finalizar, sugiro que, caso esteja interessado, que faça uma análise e reflexão sobre Ezeq. 46:1, e veja a que conclusão chegará.

      Por hoje, é só
      Fique na Paz.

      Excluir
    19. "Apesar de que, não entendo que seja ofensa dizer que alguém é um "fanático ou um alienado"

      Sei que o amigo não entende, este é justamente o problema. Mas agradeço ao amigo por ter concordado em guardar as ofensas.

      Excluir
    20. Quis dizer: não considero como ofensa.

      Você disse que sabe que eu não entendo, Ok; mas, e quanto as tuas ofensas passadas que eu mencionei ? foi inconscientemente ou é porque só consegue perceber os defeitos alheios ? Ou isto também não é problema?

      Pense nisso.

      Excluir
    21. Isto, o amigo também não entende. Ou, apenas considera como ofensa. Deseja que eu lhe explique de forma franca correndo o risco de que talvez o amigo se sinta ofendido?

      Destou lhe dando a oportunidade de ouvir, ou de se abster de ouvir, conforme a oportunidade que tenho pedido para que o amigo dê aos demais comentariastas, a de não ouvir.

      Excluir
    22. Que você não tem diálogo, isto já era notório; e isto é uma característica "nata" dos orgulhos e exclusivistas. Então em resposta, deixo um texto Bíblico para tua reflexão:

      Prov.: 19:3 "A estultícia do homem perverte o seu caminho, mas é contra o SENHOR que o seu coração se ira".

      Guarde a tua soberba para ti mesmo.

      Excluir
    23. Pois era justamente sobre esse assunto , da soberba, de que se tratava a resposta, que já tenho escrita, por isto lhe alertei de antemão de que talvez o amigo se sentiria ofendido.

      Excluir
    24. Bem queridos irmãos e amigos do blog, perdoem me por minha ausência nestes dias, pois estou um pouco atarefado com algo muito importante para mim, pois estarei me casando no dia 26/12/2013, e tenho pouco tempo para ajustar os últimos detalhes.

      Bem Joel quanto ao vosso discurso, gostaria que o amigo analisasse com mais carinho o meu último comentário endereçado ao amigo, pois se percebe facilmente que o amigo não compreendeu o real sentido das minhas palavras.
      E por outro lado em vosso discurso percebe-se a vossa tentativa em colocar uma interrogação em lugar de uma afirmação.

      Mas, como já havia dito antes estou um pouco atarefado, mas logo mais estarei mostrando os vossos equívocos quanto á vossa interpretação.

      No mais fique com Deus.

      Excluir
    25. Desejo-lhe as mais ricas bênçãos irmão Gênes, que o amigo tenha uma vida repleta de felicidade ao lado de sua esposa, que Cristo os acompanhem.

      Cordialmente.

      Excluir
    26. Ok. sr. Gênes. Fico aguardando pelas tuas considerações. Espero que não me venha com aquele velho discurso cheio de suspense.

      E que tenha boa sorte no teu casamento.

      Excluir
    27. Olá, Gênes. Desejo-lhe também muita felicidade e amor na sua vida de casado. Depois, arranje um tempo para responder àquele questionamento:«Tal confusão seria evitada se simplesmente observasse uma simples aliança nos dedos de um casal.» Pode explicar, sr. Gênes?

      Excluir
    28. Bem irmão Sr. Adventista, fico muito agradecido por suas palavras, e que as mesmas possam ir de encontro ao amigo tanto no presente quanto ao futuro.

      __________________________________________________________

      Joel, o que o amigo chama de suspense eu chamaria de reflexão.

      Quanto ao casamento com certeza ele vai ser muito bom, pois Deus é a base central na qual o mesmo está sendo firmado, e justamente por isso falo com toda convicção ele não será mais uma loteria como o mundo erradamente tem nos apresentado.

      Portanto fico agradecido pelo amigo me desejar algo bom nesta minha união. que algo bom possa também ocorrer em vossa vida.
      __________________________________________________________

      Maria, muito obrigado por tuas palavras, e lhe desejo muitas felicidades em tua vida.

      Quanto ao vosso questionamento pode ficar tranquila que tempo não irá faltar para poder lhe responder, mas lembre-se que muitas das vezes imitamos á didática divina, pois somos seres pragmáticos, portanto gostaria de frisar algo já implícito em minha fala, não somos perfeitos, justamente por esse motivo muitas vezes distorcemos tal didática Divina, e isso não é difícil de ser visualizado tanto nas mais variadas culturas do passado quanto também das que se constituem em nosso presente.


      Excluir
  25. Olá, Sra.Maria; sem ressentimento... estou me "policiando" em relação a isto. A vida é uma constante aprendizagem em todos os sentidos.

    Quanto ao que tange à divergências de opiniões, creio ser legítimo e não extrapola a normalidade; uma vez que o ser humano traz em seu "gene" (quase que um trocadilho aqui rs) a possibilidade de elevar-se cada vez mais, e isto só pode vir através do conhecimento, uma vez que o ser humano foi feito imagem e semelhança do Seu CRIADOR; ou seja, têm a opção e liberdade nas escolhas e a capacidade de decisão, pró ou contra sim mesmo. E essa "ascensão" ou decadência, é proporcional aos erros e acertos de cada um. Portanto, o seu "Status" é definido automaticamente por sua inclinação, atitude (boa ou má).

    - Ao contrário dos Anjos que foram criados perfeitos e já elevados espiritualmente. Por isso, são seres "estáticos", no sentido de já serem elevados em sua origem. E tampouco têm eles alguma probabilidade de decadência; pois o Bém/Mal não foi inserido na esfera espiritual, uma vez que este atributo está diretamente associado à natureza humana. Sendo a árvore da vida, uma "simbologia" das nossas escolhas, e as consequências são naturalmente um resultado inevitável. Por esta razão, é condicional; e por conseguinte nos afetam positiva ou negativamente.

    Fique em paz.

    ResponderExcluir
  26. Olá, Joel. Eu tinha saudades suas, não pense que não. Ainda bem que regressou...

    ResponderExcluir
  27. «Tal confusão seria evitada se simplesmente observasse uma simples aliança nos dedos de um casal.» Pode explicar, sr. Gênes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos por partes antes de clarear lhes a respeito dessa dúvida a Sr.ª, poderia descrever - me quais são as palavras caras que não compreendeste em nossa conversa anterior?

      Excluir
    2. Uma reflexão para a amiga Maria Gonçalves:

      Adote que um Deus criador do universo, decidisse mandar um filho (seu único) a fim de demonstrar o caráter de amor de Deus:

      Indague-se de que forma este Filho de Deus deveria proceder e o que deveria haver contido na Bíblia, a fim de que fosse possível à amiga reconhecer de que ELE é realmente o Filho de Deus.

      Em suma:

      O que seria preciso à ELE (Jesus) fazer, e o que seria preciso, ao Deus escrever de SUA Palavra a fim de que fosse possível convencê-la?

      Excluir
    3. Jesus fez tudo o que tinha a fazer; agora é connosco; ele não precisa de ser filho carnal de Deus para nos conduzir ao seu Reino. A grande indagação é: que Deus é este? Amo o Deus de Jesus mas abomino o Deus de Moisés.

      Excluir
    4. Porque o primeiro é um Deus de amor e o segundo um Deus de justiça.

      Mas o amor também está no Deus de justiça assim como a justiça também está no Deus de amor.

      Convinha que Deus mostrasse a sua justiça, para então manifestar plenamente o seu amor, porque antes precisamos temer a Deus e reconhecer que ELE é o único Deus. Só assim nos prostraremos em humildade e O reconheceremos como o Deus de nossas vidas.

      Veja a resposta à sua dúvida:

      O Deus de Moisés não manifestava a sua ira contra os homens, mas sim contra os pecados dos homens. Deus dava oportunidades e chances de arrependimento, mas quando a maldade transbordava o cálice da SUA santa paciência, então vinha o castigo.

      Mas por que não vemos esta tolerância e o amor de Deus exaltados nos primeiros livros da Bíblia?

      Basta ver quem escreveu estes livros! Moisés! E convinha que fossem escritos assim, para que toda terra se assombrasse com o poder de Deus e o temesse.

      Temer não no sentido de ter medo, mas de respeitar!

      Além de Moisés, os hebreus sempre atribuía a Deus, todo mal que acontecia com seu consentimento! De forma que não haviam meias palavras!

      Se Deus permitia que alguma tragédia acontecesse, diziam que Deus causou, pelos simples fato de não ter impedido. Este modo de ver as coisas era comum naquele tempo e compatível com o padrão do povo da época de índole digamos, mais bruta.

      De forma que não haviam homens mansos, tanto que o próprio Moisés teve de se tornar manso, talvez um dos mais mansos dentre os que lemos na Bíblia.

      Então Maria Gonçalves, temos esta visão de Deus, porque Moisés tinha esta mesma visão que nós temos hoje acerca de Deus. Moisés temia a Deus desde o momento em que recebeu a visita do Filho de Deus (o Eu Sou), na sarça ardente. E no mínimo deslise, ao tirar água da pedra, foi duramente castigado. Ao contemplar o que haveria perdido de participar por sua rebeldia, Moisés enfim se tornou o homem manso que Deus tanto queria.

      E a prova de que Deus é um deus de amor, encontramos na passagem do novo Testamento que fala que o "Eu Sou", o mesmo que o havia visitado, desceu pessoalmente para tomar Moisés para si.

      Outro ponto, visto de uma perspectiva superior, é de que Deus em sua onisciência, em tudo que ELE fez, em verdade estava construindo aquilo que seria o livro e o manual de sobrevivência do SEU povo, tanto israelitas quanto cristãos.

      (...)

      Excluir
    5. Os relatos são sobretudo ensinamentos, sobre a vida, em seus mais variados aspectos, em suas mais variadas nuanças!

      A fé é o ingrediente principal que une o ser humano a Deus, esta fé tomou corpo na pessoa de Cristo.

      Abraão por exemplo, não teve dificuldades em reconhecer e aceitar a Deus, porque tinha grande fé, em verdade ainda hoje é considerado o Pai da Fé. Sua fé era tão grande que conseguia houver aquela vozinha suave com que Deus fala à nossa mente, como se fosse um trovão caindo em plena luz do dia.

      Isto porque Abraão estava muito ligado às coisas espirituais e não se permitia limitar pelas questões carnais ou materiais. Foi um homem que sempre se colocou em disposição de aceitar ao verdadeiro Deus quando ELE se revelasse.

      Desta forma Abraão era um homem que guardava naturalmente toda a Lei de Deus, por isto foi escolhido para ser o pai da nação de Deus. Abraão procurava enxergar as coisas não à partir dos seus próprios olhos, mas à partir de um Deus de amor e justiça e justamente por buscar estas coisas se aproximou tanto de Deus.

      Com a fé que Abraão tinha, Jesus podia se aproximar dele acompanhado de seus anjos. A bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, mas Abraão, naturalmente agradou a Deus e continuou a agradá-lo.

      A fé de Abraão era tão sincera, que não duvidou da voz que lhe falava à mente, mesmo quando ela lhe pediu para sacrificar seu próprio filho, sem dar detalhes.

      Abraão entendia que era um teste e confiou.

      Veja o amor de Deus, ao prometer dar o SEU próprio filho Jesus, para morrer no lugar e para salvação de Abraão e seu filho Isaac. Em também dar a ele e sua esposa um filho que tanto desejado e ainda fazer seu nome ser lembrado por todas as gerações, como o Pai da grande nação que surgiria, a grande Israel.

      Vejo o amor de Deus também em poupar Adão e Eva e dar escape para eles e sua descendência, oferecendo SEU filho Jesus em resgate.

      Deste modo o Deus de Moisés e o Deus de Jesus não são contraditório, mas sim complementares.

      Quando cristo veio, absteve-se de sua função de juiz. Ele não veio para condenar, mas para salvar! O espaço que Deus tinha então para mostrar a SUA justiça e SUA autoridade seria antes do nascimento do messias.

      Somente desta forma a humanidade entenderia o que estava em jogo e então poderiam valorizar o sacrifício do filho de Deus. Doutra forma, o sacrifício de Cristo pareceria sem sentido!

      Por que aceitaríamos a Cristo, se tão somente tivéssemos um Deus de amor capaz de perdoar todas as nossas iniqüidades?

      (...)

      Excluir
    6. O homem só entenderia a necessidade de Cristo quando visse como Deus é agindo contra o pecado, o que é algo terrível, porque muitas vezes leva junto os pecadores que se agarram com unhas e dentes à estes pecados.

      Então percebemos que o trabalho de eliminar o pecado é algo que Deus TEM que fazer e que independe da SUA vontade. Deus nos ama tanto que se fosse possível, salvaria a todos. Mas o governo de Deus é regido pela justiça e como justo juiz não pode falhar em sua responsabilidade, nem mesmo em se tratando de criaturas tão amadas.

      Deus providenciou um meio de segurar a sua própria mão!

      Seria como se Deus dissesse o Seu filho:

      Filho! Me segura, para que minha mão não caia pesadamente contra as criaturas que EU mesmo criei!

      Em verdade o plano da salvação veio do próprio Jesus, e não havia outro meio! Deus jamais poderia pedir isto ao SEU único Filho, companheiro de eternidade.

      Entendendo o sofrimento que havia no coração do Pai, Cristo se ofereceu para vir à terra morrer em nosso lugar, para que a mão pesada de Deus caísse sobre ELE, o único capaz de suportar tamanho castigo.

      Desde o início foi Cristo quem escolheu a quem salvar e a quem não salvar. Quando o grande Deus "Eu sou" via que uma nação não tinha mais chance de salvação, rejeitava aqueles homens, deixando que Deus os eliminasse da face da Terra. O grande "Eu sou" que sonda os corações, conhece cada ser humano, pois através Dele todas as coisas foram criadas.

      O fardo que estava sobre Deus, o justo juiz, foi colocado sobre Jesus, agora, príncipe herdeiro de um reino eterno que começava a tomar forma.

      Todas as nações que foram eliminadas é porque foram longe demais e não tinham mais chances de serem salvas, jamais passariam pelos exigentes critérios divinos.

      Deus exigia sangue, mas estes se recusavam a se arrepender, a deixar seus falsos deuses e a oferecer holocausto para o Deus vivo, a fim de colocarem seus pecados sobre Cristo.

      Somente aqueles que se arrependem e colocam seus pecados sobre o cordeiro é que podem usufruir do plano da salvação. Para aqueles que rejeitam o Cristo, que viria para pagar os pecados de todos aqueles que se arrependeram, jogando os pecados sobre o humilde cordeiro, não teriam chances, nem possibilidade e salvação.

      De forma que Deus cortou, aqueles que além de não se permitirem serem salvos, ainda contaminavam as demais nações da terra, com a prostituição com ídolos, falsos deuses e doutrinas demoníacas, implantadas neste mundo com a ajuda do inimigo da humanidade caída.

      (...)

      Excluir
    7. Aqueles povos, assim como o faraó do Egito, jamais aceitaram a Deus, mesmo com a manifestação de sinais e prodígios, ou do envio de mensageiros, até mesmo anjos! Algo muito diferente do que ocorreu com Abraão!

      Que de bom grado se pestanejar, acolheu os primeiros mensageiros que lhe apareceu e reconheceu neles a procedência do Grande Deus Vivo pelo qual Abraão sempre esperou.

      Moisés veio como um Abraão contaminado pela idolatria egípcia e teve que ser forjado, a fim de chegar a um ponto apto a dar continuidade aos planos de Deus, no estabelecimento de uma grande nação nas terras compradas pelo próprio Abraão e que na época de Moisés haviam sido tomadas por vários povos, durante a escravidão do povo de Deus no Egito.

      Estas nações foram colocadas como fileiras de satanás, dispostas a impedir e até dizimar se possível o povo de Deus para que não se cumprisse a promessa, de estabelecer uma grande nação de onde viria o Messias que derrotaria o inimigo da Verdade.

      Por 400 anos, Deus deixou suas ovelhas, seu povo, e saiu em busca das ovelhas perdidas, e todas aquelas nações ali da localidade, rejeitaram com veemência aos apelos de Deus.

      Quando Deus voltou novamente seus olhos para o SEU povo, a sentença já havia sido dada àqueles povos. Povos estes que poderiam muito bem estar com a nação dos filhos de Israel, ao pé do monte, recebendo os mandamentos de Deus, mas que decidiram ficar com seus próprios deuses e com a vida confortável de prazeres que tinham enquanto se prostituíam com suas maldades.

      Quando Moisés se ofereceu para ter seu nome riscado do livro da vida, cumpria-se o plano do grande "Eu Sou". A alma que pecar, esta morrerá!

      Aquilo que antes era um ato, tornou-se uma condição!

      Hoje, como cristãos, podemos cometer o ato de pecar, mas jamais nos é permitido viver em uma condição de pecado! Caso contrário, virão os castigos, para disciplina e correção, que sempre tem o intuito de corrigir para salvar a alma de cada pessoa que Deus conquistou.

      Desde o princípio, é Cristo quem escolhe quem ELE haverá de salvar. Comprou este direito de Deus, com seu próprio sangue, e hoje é nosso justo juiz e também nosso advogado.

      A relação de Cristo então é como uma relação de Pai para Filho e Cristo atua hoje como nosso irmão maior, mediando com nosso Pai acerca de nossas transgressões. Não fora o sacrifício de Cristo, não haveria o que segurar os castigos que nós merecemos. Porque somente com a atuação de Cristo é que somos capazes de nos arrepender.

      Quando vemos nosso Pai castigando nosso irmão em nosso lugar, tomando a surra que deveria ser nossa por nossas travessuras, percebemos o quão terrível é o pecado.

      (...)

      Excluir
    8. E por amor a este irmão maior, deixamos de pecar, porque vimos o castigo que é exigido pelas nossas transgressão e jamais suportaríamos ver tamanho castigo ser jogado novamente sobre as costas daquele irmão que se ofereceu em nosso lugar para nos proteger.

      Muitas vezes não nos importamos em receber um castigo, por mais terrível que seja (o pecado faz isto conosco). Mas quando trocamos um relacionamento com alguém que nos ama e passamos a amá-lo, então passamos a nos importar com essa pessoa.

      Um irmão que nos ama e que se oferece para morrer em nosso lugar não é algo que possamos ignorar! É impossível ficar inerte, insensível ao ver tamanha injustiça cair na forma de justiça sobre alguém totalmente puro e que mal algum fez senão nos amar como verdadeiros irmãos.

      Logo nós, criaturas que nada merece, vistos como sem valor depois da queda em pecado.

      E não percebemos o sofrimento maior do pai, que castiga ao irmão primogênito e totalmente inocente, como forma de nos fazer ver o qual terrível é nossas atitudes e o quão terrível é o resultado de nossas mínimas maldades.

      Porque a lei de Deus é para que deixemos de praticar o mau. O sangue do único inocente foi derramado, no cordeiro que é sacrificado desde o princípio.

      Os insensíveis à este sacrifício e que não se aproximarem a fim de conhecer o seu salvador, jamais poderão entrar no reino dos céus.

      No final, seremos julgados, não pelo pecado que cometemos (porque este já foi pago), mas pelo perdão que rejeitamos.

      Aceitar a Cristo é aceitar o perdão, aceitando viver novamente no mundo sem pecados onde há Deus e os anjos e onde o mão não consegue entrar.

      Excluir
  28. «- A onisciência de Deus não é causativa, e sua onipotência não é ilógica.» Aqui, já se nota o uso de palavras caras. Pode explicar, sr. Gênes?
    O sr. Gênes está num blog que deve ser acessível a qualquer pessoa independentemente da sua escolaridade. Ora, eu sou uma leitora sem estudos académicos, como posso eu perceber esta sua afirmação?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.